TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do plano de marketing

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5


INTRODUÇÃO

Veremos neste trabalho a importância de um plano de marketing, tendo como base pesquisas bibliográficas com referência nos assuntos das disciplinas de Marketing de Varejo e Planejamento, Matemática financeira, Gestão de Produtos, Serviços e Marcas e, Empreendedorismo.


DESENVOLVIMENTO

  1. EMPREENDEDORISMO

Atualmente, o quadro político brasileiro não tem disponibilizado grandes oportunidade de negócios atrativos no brasil, no entanto, é em meio à crise, que os gestores devem ficar atentos, a crise pode ser vista pelo lado positivo e pelo lado negativo; menor investimento, consumidor reduz compras, investidor se retrai, mas, por outro lado, é nesse momento que surgem as boas oportunidades.  

Com a crise, o governo reduz os investimentos, em diversos setores econômicos, fazendo com que a iniciativa privada tenha um maior espaço no mercado, continuam crescendo setores como energia, óleo e gás, infraestrutura, educação, saúde, agronegócios e serviços, mesmo em meio à crise, a demanda de investimento é alta e seus retornos são garantidos.

Sabemos também que o mundo contemporâneo apresenta um sério desafio às organizações. Fatores como a globalização da economia e a revolução tecnológica têm acelerado as mudanças do ambiente organizacional. Portanto, a difícil tarefa de prever o futuro somente pela análise ambiental torna-se, para os analistas de mercado, muito complexa. Assim sendo, é improvável que o futuro possa ser previsto a partir do crescimento passado, tendo em vista as variações ocorrida. Não podemos crer na continuidade do desempenho do passado para o futuro. Para Gibson (1998), quanto mais o mundo se torna complexo e interdependente, mais a mudança se torna não-linear, descontínua e imprevisível, o que faz com que o futuro seja menos parecido com o passado e, portanto, menos previsível.

Mas, Segundo Marcus Regueira, pequenas e médias empresas com o foco na atuação na área de produtos e serviços essenciais para consumidores de baixa renda, estão menos expostos a crise atual.

Podemos dizer também que o tradicional comércio de venda direta, tem conquistado novos consumidores, prova desse crescimento foi registrado pela Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) que contabilizou mais de 4,5 milhões de revendedores no Brasil, gerando cerca de 8 mil empregos direto movimentando em 2013 cerca de R$ 39 bilhões em volumes de negócios. Atrás somente de Estados Unidos, Japão e China, Brasil ocupa o quarto lugar do ranking mundial de empresas de Venda Direta, tornando-se um mercado em expansão, fazendo com que esse segmento seja atrativo pra empresas mundiais, beneficiando os consumidores. Concluímos que as oportunidades de produtos e serviços essenciais a consumidores de baixa renda e a venda direta tem sido mais atrativo no Brasil atualmente.

  1. MATEMÁTICA FINANCEIRA

Existem algumas formas de uma empresa fazer suas demonstrações financeiras; listadas a baixo o que podemos ter como essencial para uma empresa.

Balanço Patrimonial: Tem por objetivo mostrar a situação (ou a saúde) financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado momento, geralmente o balanço patrimonial é feito no final de cada ano, o balanço patrimonial pode ser dividido em duas colunas, denominando do lado esquerdo Ativo (bens e direito) e a do lado direito denominado de Passivo (exigibilidades e obrigações com terceiros) e Patrimônio Líquido (recursos aplicados pelos sócios ou acionistas), que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos, como mostra o quadro a baixo:

[pic 1]

O termo ativo pressupõe algo positivo, dinâmico, que produz, que gera riqueza, é o conjunto de bens que trazem benefícios e proporcionam ganhos para a empresa. Já o termo Passivo dá uma ideia negativa, dividas, obrigações, são as dívidas que serão futuramente cobradas, por fim, temos o patrimônio líquido que representa o total das aplicações dos proprietários da empresa, seu valor é a diferença positiva entre os valores ativos e passivos, quando o valor passivo for maior, o resultado é chamado de passivo a descoberto.

Fluxo de Caixa: Visa mostrar como ocorreram as movimentações das disponibilidades e do fluxo do caixa em um determinado período, as informações servem para demonstrar aos usuários uma base para avaliar a capacidade de a empresa gerar caixa e equivalentes de caixa e as necessidades da empresa para utilizarem esses fluxos de caixa. Podendo assim a empresa cumprir com suas obrigações financeiras nas datas prescritas sem o prejuízo desnecessário de encargos incidentes em atraso de pagamento de dívidas, tipicamente visto na falta de planejamento de fluxo de caixa.

  1. GESTÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS

É necessário que a empresa produza produtos ou preste serviços com a máxima qualidade possível, toda empresa deve observar como os clientes reagem a chegada de seus produtos e qual repercussão que geram, um produto tem boa aceitação pelos consumidores quando passam a ideia de qualidade, muitas vezes, independente do preço, os consumidores preferem as mesmas marcas e isso pode estar relacionado a diversos fatores, sendo eles: preço, durabilidade, desempenho, características e etc. O retorno que uma empresa produz com os produtos de qualidade é realmente maior aos produtos que não tem isso como a maior preocupação, o consumidor está cada vez mais exigente, fazendo com que as empresas se obriguem a aperfeiçoar seus produtos ou serviços. Quanto maior for o poder de consumo das pessoas, maior será a preferência delas por produtos de maior qualidade, deixando de lado as opções baratas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com