TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Trabalho elaborado pelos alunos da turma de TGRH

para a matéria de Marketing com o objetivo de apresentar

o marketing da empresa Riachuelo.

INTRODUÇÃO

Com este projeto temos como o objetivo identificar na estrutura organizacional da empresa das Lojas Riachuelo (RCHLO) sua estratégia de Marketing, as matérias de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Gerenciamento de Pessoas e Dinâmica das Relações Interpessoais, Mercadologia, Suprimento de mão de obra, bem como apontar sua origem e avaliar o uso de cada uma das disciplinas no cotidiano empresarial.



        


METODOLOGIA

Histórico e Descrição da empresa

        A história da Riachuelo iniciou propriamente dita, em 1947 vendendo tecidos na rua, nesta época o criador, Nevaldo Rocha, decidiu investir na criação de roupas próprias com o objetivo de criar uma nova marca.

        A unidade fabril surgiu, quando os irmãos Rocha abriram uma loja chamada “A Capital”. Em 1956, eles fundaram a Guararapes em Recife e mudaram a matriz para Natal dois anos depois. Em 1997, a unidade fabril de Natal foi transferida e ampliada para o distrito industrial de Extremoz, região Metropolitana da cidade.

        Em 1979 foram criadas as lojas Riachuelo e Wolens, expandindo a atuação no mercado têxtil. A Riachuelo é conhecida pela sua variedade de roupas para todas as classes sociais e estilos. A loja Wolens foi uma coleção criada como “retro”, vendendo peças dentro das lojas Riachuelo e não possui uma loja física apenas dela.

        Atualmente, 100% da produção da Guararapes é destinada à Riachuelo. Esse processo passou a ser desenvolvido com maior intensidade a partir de 2005, porém, apenas em 2008 a produção passou a ser totalmente direcionada para a rede de lojas do Grupo.

        A marca mais conhecida é a POOL, criada em 1982, voltada pra jovens e ícone nos anos 80. Esta foi a marca patrocinadora de Ayrton Sena no início de sua carreira. Ela foi tirada de linha várias vezes após este ano mas, em 2009 a marca voltou a vender e nunca mais saiu de linha. Seu foco são roupas básicas, que são usadas no dia a dia, feitas (quase todas) de algodão com elastano.

Perfil de Clientes

        Com foco no seguimento de “moda ao alcance de todos”, as lojas são divididas em cinco seções: moda feminina, moda masculina, moda infantil, moda casa, calçados e acessórios, atendendo assim vários tipos de clientes.

Diferenciais:

        Quando a empresa foi criada o principal era simplesmente vender, mas em 1983, o foco passou a ser a moda. Sempre em sintonia com as tendências nacionais e internacionais, de forma democrática, entregando aos clientes a moda com bons preços e qualidade superior. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de novas marcas próprias, casa uma com visual e público alvo específico.

Estratégia de Marketing

        Em 2004, além de reformas e melhorias no merchandising visual das lojas, a estratégia foi mudada. Começaram a sair na mídia convencional e investiu na versificação com produtos de menor preço e melhor qualidade. Em 2007 investiu nas mídias em massa, que foi o início das mudanças de PDV’s para computadores modernos (em algumas cidades e estados) e a implementação de TV’s com propaganda nas novas coleções (em lojas e TV aberta).

Estratégia de Produtos / Serviço

        A Riachuelo trabalha com um conceito inovador, o “Fast Fashion”, que consiste na rápida produção e distribuição de coleções, difundindo as mais novas tendências de moda para todo o Brasil. Para esse conceito foi criado o Departamento de Estilo, que nada mais é do que o setor responsável por estar ligado nas roupas da moda.

Estratégias de Preço

        As formas de pagamento são:

  • A vista;
  • Cartão de terceiros (bandeiras diversas) dividido em 3x sem juros;
  • Cartão da Loja:
  • 1 a 5x sem juros;
  • 8x com juros – pagamento da 1º parcela para até 100 dias;
  • Rotativo para até 45 dias sem juros;
  • 10x sem juros para cama, mesa e banho;
  • Cartão VISA e MASTER feitos pela loja, dependendo do perfil do cliente;

Estratégias de Promoção

  • Etiqueta vermelha;
  • Leve 3 e pague 2 – a de menor valor sai de graça;
  • 10% de desconto para novos clientes;
  • Brinquedos em roupas e calçados em época de dia das crianças;
  • Teste Drive Jeans (atual);

Ponto de Venda / Distribuição

        É uma das 3 maiores redes de varejo de moda do país e conta com 285 lojas por todo o Brasil, dois parques industriais e 40000 funcionários.

Lojas físicas:

[pic 1]

Comercialização

        As lojas possuem um estoque que, pode-se dizer, que nunca ficam vazios, sempre estão em uma coleção nova e com peças que chegam dentro do prazo estipulado. A vantagem é que possuem uma fábrica própria então, se torna mais fácil ter o controle desta comercialização de mercadorias.

        Com a mudança da logo, também mudaram o tipo de comercialização de roupas, atualmente eles só vendem roupas de cores mais neutras e cores pasteurizadas e isso foi uma grande reclamação de todos os públicos alvos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (95.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com