TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DECISÕES DE MARKETING

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR

A empresa está devidamente regularizada e existe um estabelecimento empresarial localizado na R. Dolzani Ricardo, 378 - Centro, São José dos Campos.

Dentro do prédio comercial é clara a hierarquia e divisão de setores, partindo do empresário e diretor geral Márcio H. Tano, Recursos humanos (responsável Rafaela), financeiro (responsável Érica), SAC (responsável Vanessa), Comercial loja física (responsável Lucas), Comercial Site (responsável Evandro), Marketing (responsável Jonathan), Operacional (responsável Lucas M.), Logístico (responsável Willian) que funcionam de forma harmoniosa e coordenada.

A Valejet tem como objetivo gerar valores únicos priorizando sempre o cliente, oferecendo soluções para impressões de forma simples e segura, seguindo à risca o código do consumidor.

ANÁLISE E PESQUISA DE MERCADO

A Valejet esteve entre uma das finalistas do prêmio Reclame Aqui – Época 2017 na categoria “E-commerce Materiais para Escritórios”, prêmio esse que tem como finalidade qualificar os melhores atendimentos do país, contando com mais de 1.400 empresas avaliadas visando buscar o reconhecimento máximo dos consumidores.

Mas, o que se deve o resultado da indicação? O diretor responde que seus primeiros clientes são seus colaboradores e parceiros/fornecedores. Durante o mês de outubro, foi levantado um estudo para saber o nível de satisfação dos funcionários em relação ao seu trabalho x função x reconhecimento x remuneração.

A empresa possui no total 125 funcionários, os quais 35 responderam a pesquisa proposta. De uma maneira geral, os funcionários vêm a Valejet como um bom lugar para se trabalhar, porém se sentem sobrecarregados com acumulo de funções.

O ponto forte da empresa é que ela investe no funcionário e disponibiliza todos os recursos para que realizem seus devidos papéis. Só que ao mesmo tempo os mesmos são cobrados por resultados impossíveis a um curto prazo de tempo.

O carro chefe da empresa são as tintas para impressoras e toners (em torno de 80% do faturamento de 2,5 milhões mensais) mas a Valejet vende também itens e materiais para escritórios, informática, papelaria e recentemente material para sublimação.

Segundo a pesquisa feita pelo setor de marketing sobre o nível de satisfação 73,7% dos clientes que tiveram algum problema na compra de algum produto com a Valejet voltariam a fazer negócio pois o nível de resolutividade gira em torno de 86%.

Depoimento do cliente Robert O. Costa em 30/01/2017 na página oficial da Valejet no Facebook:

“Bom, antes de enviar o meu depoimento, vi muitos depoimentos contrários a Valejet. O que eu posso dizer hoje é, que a tinta me surpreendeu e muito, pois na impressão para o papel não parecia tão vivo as cores, mas depois que a impressão com o chinelo passou pela prensa, tive excelentes resultados. Cores vivas, isso pra mim era o que faltava para poder comprar sempre com a Valejet. (...) Mais uma vez, recomendo, é uma tinta de ótima qualidade. Em breve estarei fazendo nos pedidos de tintas sublimáticas.”

A principal falha da Valejet perante ao consumidor é no que diz respeito ao sistema de logística. Nos últimos doze meses (01/11/2016 à 31/10/2017) foram registradas no Reclame Aqui 40 reclamações de atraso na entrega de produtos e 25 reclamações de produtos não recebidos. Quando questionado pelo motivo dessas reclamações, o responsável pelo setor logístico, Willian informou que houveram muitas greves no correio nesses últimos meses e a empresa compensou os consumidores com vouchers para as próximas compras e está em busca de uma transportadora parceira que cobre um valor de frete acessível para o cliente final.

O processo de venda pode ser melhorado através de uma atenção maior aos Market Places, que fecharam como responsáveis de 23% do faturamento mensal do 1º semestre, superando o da loja física com 16,3%.

1.2 MARKETING DE VENDAS

Identificar o segmento de atuação da empresa e também o seu posicionamento no mercado que atua

Após apresentar as características acima, descrever com é composto o departamento comercial da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com