TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE MARKETING

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Educacional Anhanguera Santo André

ATPS de Gestão em Marketing

Santo André

2015

ATPS de Gestão em Marketing

Tutor: Rinaldo Comisso

Integrantes:

Enderson Guelfi                                                                          RA: 8403999240

Giovanna Dezoti                                                                          RA: 8483186102

Guilherme Gaddi                                                                          RA: 8205954688

Leandro Colamarche                                                                              RA: 1299288356

Robson Vieira                                                                                   RA: 8074847899

Talitha Mascarenhas                                                                       RA: 8204934667

Propostas de Melhoria: Empresa Cacau Sabor

Segue como sugestão de estratégia a reformulação da marca, modificando mesmo que minimamente seu mix de produtos. A ideia é criar alguns novos segmentos, a comercialização de mais algumas linhas de produtos, abrangendo assim uma nova camada de clientes maximizando o lucro nas épocas de menos intensidade nas vendas.

Incluindo a comercialização de chocolates em barra de 1 kg e 5 kg, visando atingir as famílias e pequenas empresas que trabalham na região com a comercialização de chocolates artesanais que começariam a ter nossa empresa como uma alternativa mais próxima e rentável na hora de comprar sua matéria-prima agregando uma satisfatória mudança no “produto” da empresa.

Outra sugestão seria a fabricação de produtos que possam ser consumidos dentro da loja, como o Chocolate de Caneca e o Chocolate de Colher, o Sorvete de Chocolate, Milk-shakes, etc., onde haveria a implantação de um espaço com mesas e cadeiras, dando ao cliente a opção de consumir essa nova oferta de produtos dentro da própria loja, tudo isso muito próximo do local de exposição dos outros chocolates comercializados pela “Cacau Sabor”, despertando o desejo de consumo em nossos publico alvo.

Outra estratégia importante seria trazer a empresa pra mais perto dos clientes. Aproveitando da localização de sua matriz na periferia da cidade, criando comunicações promocionais da marca ao longo de sua própria fachada, dispondo de uma propaganda espontânea, onde mesmo que somente de passagem, todos que se deslocassem próximo a veriam como uma referência, já aproveitando como um “gancho” á implementação da nova linha de produtos.

Existe a ideia de criar um serviço de “delivery”, fazendo com que os nossos produtos cheguem até o cliente, criando um agente facilitador entre nossa linha de chocolates e nosso publico alvo.

Indispensável também seria a “promoção” da marca nas mídias sociais, gerando á partir disso o conhecimento e uma popularização muito maior da existência dela sem que haja um gasto maciço com propagandas nos veículos de informação normais, tais como Televisão, Rádio e Similares. O Marketing social também será utilizado, com a doação de produtos para Associações Beneficentes, Orfanatos, Casas de Recuperação, etc., no intuito de tornar a marca difundida e conhecida por ações que privilegiam o bem estar e a sociedade como um todo.

ANALISE DE AMBIENTE

Foi realizada uma analise do ambiente da empresa, onde alguns fatores foram identificados. Essa analise tem a intenção de mostrar quais diretrizes podem ser adotadas na condução da empresa “Cacau Sabor”, no que diz respeito a estratégia de marketing da empresa.São eles:

Fatores Econômicos: Por tratar-se de uma empresa que tem sua localização em uma área mais periférica, o publico alvo pode ser considerado de classe B e C, tendo, portanto, um poder aquisitivo considerado mais baixo que os moradores das regiões mais centralizadas. É preciso considerar também o atual cenário da economia, onde a incerteza em relação ao crescimento econômico e as altas taxas de juros têm levado os clientes a reduzirem seus hábitos de consumo. A falta de confiança no governo por parte da população e do empresariado como um todo, estão fazendo com que ocorra uma considerável diminuição do volume de vendas e negociações. Promoções, liquidações e ofertas especiais têm sido um diferencial de muitas empresas para não diminuir o ritmo de negócios e continuar competitivos.

Fatores Socioculturais: A nossa analise mostra que na região da empresa existe um crescente numero de crianças e idosos, que compõe a maior parte do nosso publico alvo. Por existir uma escola próxima da loja, o fluxo de crianças na nossa região é constante. Os idosos também são muito frequentes, seguidos por mulheres. As pessoas, como já informados anteriormente, estão na sua maioria, inseridas nas classes B e C. Em média, são alfabetizados, possuem 2º Grau Completo, tem acesso à internet e utilizam ao menos uma rede social. Geralmente, os que estão inseridos no mercado de trabalho, não trabalham na região, o que pode indicar que o funcionamento da loja deve ser estendido até 20 ou 21 horas, para contemplar também esse tipo de público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (177.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com