TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Monografias: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  3.717 Palavras (15 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 15

ATPS – PROCESSOS GERENCIAIS

(Prof. Me. Ademir Cavalheiro Leite)

Tutor Presencial: André Filipe Lemes Negri

CAMPINAS - SP

07/10/2013

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresentado foi elaborado após os estudos realizados em sala de aula, as pesquisas realizadas através dos autores indicados e as discussões do grupo onde estaremos esplanando de forma detalhada todo o conteúdo estudado, para desenvolver o tema, suas diretrizes e formas para o desenvolvimento do projeto proposto.

Este trabalho tem como tema principal o desenvolvimento de um administradot para chegar ao sucesso, aplicando as teorioas estudadas, para a realização de um projeto de extensão, onde será inserido a leitura em orfanatos como projeto social e educativo.

Abordará as caracteristicas de um bom administrador, onde sabemos que para isto , o bom administrador deve estar sempre atento. Ter ao seu lado profissionais altamente capacitados e comprometidos.

ETAPA 1

Considerando os estudos abaixo apresentaremos, o que é planejamento e seus tipos:

Nas organizações, o planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos e como alcança-los, e já sabemos que para uma empresa começar a ter sucesso é necessário que se ponham em práticas diariamente o ato de se planejar, pois de nada adianta um investimento, uma aplicação de recursos se não tiver como principal objetivo o planejamento para o alcance do sucesso.

Podemos ver diante dos estudos que o planejamento pode ter tres classificações, são elas:

- Planejamento estratégico: conjunto coerente de ações através das quais uma organização procura alcançar as metas estratégicas em longo prazo, define onde se quer chegar e o que é preciso fazer, aumentando assim as chances de acertar e chegar ao sucesso.

-Planejamento tático: tem por definição ser o conjunto coerente de ações visando concretizar os planos estratégicos em cada parte da organização. Possuem um horizonte temporal mais curto (nível funcional). O planejamento tático normalmente é realizado, para resolver assuntos em um curto espaço de tempo, e visualizando os pros e contras para a realização dos trabalhos.

-Planejamento operacional: tem por definição ser o conjunto coerente de ações muito detalhadas, é feita uma programação diária, semanal, mensal, etc. De horizonte temporal de muito curto prazo (nível funcional). É um sisterma fechado onde se dita o que se vai fazer ou executar e suas formas.

Para um administrador o planejamento é muito importante para sua organização. Vários tipos de planejamentos são aplicados visando sempre a curto ou longo prazo o sucesso da empresa.

De acordo com os textos dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, somente a aplicação desses planejamentos não são suficientes. Com a globalização no mundo dos negócios os profissionais tem que ficar conectados 24hs e precisam estudar muito, participando de eventos, workshop, etc.

O professor Roberto Shinyashiki mostra em sua explanação que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser e acabam assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso.

O empreendedor com visão faz a diferença transformando algo de difícil definição, abstrato, em algo concreto, que funciona, transformando o que é impossível em realidade.Os profissionais de hoje planejam o sucesso da empresa não só pelo dinheiro, mas também, como uma realização no trabalho e enxerga perspectiva de ascensão rápida, deve ser um bom empreendedor e ter visão para aproveitar oportunidades. Ele sabe que não pode fazer tudo sozinho, por isso tem que transmitir confiança, segurança e credibilidade, a seus colaboradores, fazendo com que eles tenham a certeza de que seu trabalho é valorizado e que além de colaboradores são parceiros, fazendo com que todos caminhem na mesma direção.

Enfim para poder ser um empresário de sucesso é preciso ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, para evitar possíveis surpresas indesejáveis. É necessário ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro.

Considerações Finais:

Pudemos enfim, aprender que, planejar consiste em observar e calcular os possíveis riscos. O Planejamento não é a garantia do sucesso, mas sim a diminuição dos prejuízos que possam decorrer desse processo. Vimos também que são pequenas atitudes que revelam o potencial do verdadeiro administrador.

Com a leitura dos capítulos 7, 8 e 9 do PLT e da verificação de outras fontes indicadas como os textos dos Professores Shinyashiki e Santos, vimos que o planejamento é a fase mais importante na obtenção do sucesso pessoal e profissional. O bom empreendedor é aquele que possui visão de futuro. O planejamento define cada passo da nossa próxima atitude, mas nem tudo está sob seu controle, o que devemos fazer é tentar corrigir as possíveis falhas em tempo hábil, transformando-as em exemplos, para que novas possíveis falhas deixem de acontecer.

BIBLIOGRAFIA:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática - Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Anhanguera 2010.

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Planejamento Estratégico aplicado à micro e pequenas empresas.

http://www.planestrategico.com.br/index. php/lingua=1&pagina=shinyashiki2 22/09/2010

“O desafio do administrador do futuro” do Prof. Paulo Barreto dos Santos no site Artigos.com: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-e-controle-751/artigo/. 22/09/2010

ETAPA 2

Desenvolvimento de um plano etratégico para realização de um projeto de extensão, atendendo a necessidade da comunidade local.

Estaremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com