TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Artigos Científicos: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

1 – Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Adaptabilidade: capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, dizemos que tem adaptabilidade a seu ambiente.

Resiliência: habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental. Pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis.

Interatividade: qualificar qualquer coisa cujo funcionamento permite ao seu usuário algum nível de participação ou troca de ações.

Polivalência: Saber ter conhecimento em varias áreas, para aplicar em situações que irão ocorrer em sua empresa.

Ponderação: Ser reflexivo. Ter consideração, tino, prudência, juízo e bom senso dentro do ambiente de trabalho.

2 – O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

Empresa

Já é célebre a definição de empresa dada por Asquini, para quem ela compreende

quatro perfis. Vejamos três significados jurídicos para o vocábulo técnico, que correspondente

aos três primeiros perfis:

1. Perfil subjetivo: A empresa é o empresário, pois empresário é quem exercita a

atividade econômica organizada, de forma continuada. Nesse sentido, a empresa pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, pois ela é titular de direitos e obrigações. Quando se diz "arrumei um emprego em uma empresa", temos a palavra empresa empregada com esse significado.

2. Perfil funcional: A empresa é uma atividade, que realiza produção e circulação de

bens e serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho, matéria prima etc). Quando se diz "a empresa de estudar será proveitosa", temos a palavra empresa

empregada com esse significado.

3. Perfil objetivo (patrimonial): A empresa é um conjunto de bens. A palavra empresa

é sinônima da expressão estabelecimento comercial. Os bens estão unidos para uma atividade

específica, que é o exercício da atividade econômica. Como exemplo desse significado,

podemos dizer "a mercadoria saiu ontem da empresa".

Gestor:

O gestor é o precursor de resultados eficientes dentro de uma organização empresarial. A gestão organizacional visa programar melhorias, programar ações de objetividade, avaliar e controlar o desempenho criando um ambiente motivado e rentável para a empresa.

A gestão organizacional de uma empresa investe nas melhorias, no aprimoramento e na obtenção de recursos que possam maximizar os seus resultados, porque ações sem monitoramento podem afetar negativamente toda a sua estrutura. Conduzir a organização em um ambiente dinâmico e próspero é um desafio que requer um olhar minucioso sobre o futuro da empresa. Estas melhorias se concretizam por meio do que chamamos de “o tripé da gestão organizacional”.

Empresário:

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (art. 966)

Veja que o dispositivo trata do empresário como sendo o sujeito individualmente considerado, o que nos permite concluir que todos aqueles que atuavam na condição de Firma Individual passam, agora, a ser considerados empresários, já que, ou atuavam na produção (indústria) ou na circulação (comércio) de produtos ou mercadorias (bens).

Como podemos verificar no conceito trazido pelo novo Código Civil, empresário não é aquele que somente produz ou circula mercadorias, mas também aquele que produz ou circula serviços.

Assim, muitos dos que até então eram considerados autônomos, passam a ser empresários, como é o caso do representante comercial, do mecânico de automóveis, do profissional que conserta eletrodoméstico do encanador, do pintor, do pedreiro etc.

3 – Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas param se adaptar a essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para comprar e vender serviços e produtos. Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como ambiente externo, além de ajustes no ambiente interno. Assim como um sistema aberto, uma organização pode ser definida como uma associação de grupos de interesses, sendo esses formados por elementos distintos, onde cada um busca atingir seus objetivos no contexto do ambiente mais amplo. As ações que definem o comportamento organizacional dependem também de uma análise do ambiente em que ela se encontra e da maneira como a mesma se relaciona com o ambiente externo, respondendo a pressões, estabelecendo relações ou até evitando algumas. Além disso, a teoria do sistema aberto também consiste em demonstrar o papel de um funcionário dentro de uma organização, expressando o conceito de “Homem Funcional”, ou seja, o homem tem um papel dentro das organizações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com