TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de marketing

Por:   •  8/11/2016  •  Exam  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

1ª AVALIAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Curso: LEA

Turno: Vespertino

Professora: Fabiana Gama

Aluno: Leticia Monteiro Silva – 11412956 – P5

Nota:

1). Se você fosse um profissional de marketing de uma agência de turismo centrada em viagens e aventuras internacionais, que tendências demográficas você pesquisaria antes de introduzir novas viagens ou excursões? Justifique.

R. Eu levaria em conta a composição etária da população, pois com o eminente envelhecimento da população e a expectativa de vida ficando mais alta, a terceira idade está viajando cada vez mais, principalmente para o exterior em busca de suas merecidas férias, pois já tem sua renda estável e filhos criados. A mudança da composição familiar, pois hoje em dia, há um aumento no número de solteiros que moram sozinhos, que já tem uma renda razoável e pensam em viajar mais, para conhecer outros países, pessoas e suas diferentes culturas, há também os casais homoafetivos e heterossexuais não casados ou casados, com filhos e sem filhos, que tem necessidades e preferências de lazer diferentes de uma família formada por apenas um adulto, por exemplo. E o aumento dos fluxos migratórios, ou movimentação geográfica da população, principalmente para visitar parentes e amigos que moram no exterior. Assim, sendo eu, uma profissional de marketing, eu iria levar em consideração todos os dados pesquisados sobre essas tendências, e então, adequaria os pacotes de viagens e aventuras internacionais para suprir cada uma dessas tendências, necessidades e desejos, para que abrangência de pacotes se tornasse maior e fosse lucrativa para todos.

2). Muitos profissionais de marketing aceitam hoje a visão de que suas organizações são responsáveis perante a sociedade como um todo – adotando altos padrões nos ambientes econômico, legal e ético, social, natural, tecnológico etc. de maneira que essas organizações proporcionem algo para a sociedade. Ponha-se no lugar do profissional de marketing. Escolha um setor grande que lhe interesse e imagine que você é um profissional de marketing numa empresa desse setor. Planeje como você analisaria um aspecto do ambiente para sua empresa (econômico, político-legal, social, natural, tecnológico...), depois determine como você usaria essas informações para lançar uma ação de marketing socialmente responsável. Descreva ambos os passos.

R. Suponhamos que sou uma profissional de marketing no setor turístico numa agência que tem como especialidade o ecoturismo, e que estaríamos com a ideia de promover o marketing verde em um local especifico. Exemplificando as duas tendências do ambiente natural: a escassez de matéria prima e as pressões antipoluição. O plano seria mostrar aos consumidores, que a aplicação do marketing verde em destinações ecoturísticas tem um componente ambiental significativo, explorando os recursos naturais, mas ao mesmo tempo preservando-os. Então, iriamos promover ações de marketing, que fizessem com que os atributos naturais da região fossem explorados, divulgados e utilizados, porém de forma consciente, promovendo ações de marketing verde, que por sua vez atuaria na preservação do local, e assim, informando aos turistas, as vantagens e a importância de preservar um lugar, que eles mesmos utilizam. Além disso, eles irão contribuir de forma positiva para o desenvolvimento econômico e cultural daquela região e assim mantendo vivo o habitat natural que os agradece com magnificas atrações naturais.

3). De acordo com estimativas, há cerca de dois bilhões de adolescentes no mundo, a maioria deles vivendo na Ásia e na América Latina. Imagine então que você seja um profissional de marketing que deseja atrair negócios com alguns desses adolescentes. Pense nos fatores que você deve levar em conta antes de selecionar um mercado específico para vender seu produto. Depois tente combinar sua ideia de produto com o mercado, considerando fatores que poderiam ampliar ou inibir suas chances de sucesso (como barreiras econômicas e culturais).

R. Como minha empresa planeja atrair negócios com adolescentes, os fatores sociais e pessoais irão ser levados em conta nessa suposição. O produto que minha empresa iria lançar no mercado tecnológico, voltado para os adolescentes, seria um novo vídeo game, que reuniria clássicos dos vídeos games, Nintendo, Playstation, Gameboy, entre outros, o produto iria ter um preço médio-alto. Com a ideia do produto, posso analisar os fatores sociais: os grupos de afinidade primários onde se encontram os amigos, colegas e etc., irão influenciar a compra, porque dentro desses grupos há um certo status e papel social, em que os jovens irão querer o aparelho para se inserir naquele meio social, e não serem excluídos. Logo depois, estão os fatores pessoais: a idade, ocupação dos pais, estilo de vida, personalidade, e as circunstâncias econômicas, cada um desses irão influenciar de certas maneiras. Sendo os adolescentes, o público-alvo, a idade já está definida, a ocupação e circunstâncias econômicas dos pais(pois os adolescentes não seriam independentes financeiramente), podem influenciar na compra dos aparelhos, pois se a família não tiver condição financeira, por ocuparem cargos de menor remuneração, eles não poderão comprar os aparelhos, que além de tudo, podem sofrer com impostos sobre importação, aumentando seu preço e ficando inacessível para os jovens com poder aquisitivo menor, algo que inibiria a chance de sucesso em tal parte do mercado; a personalidade pode influenciar por exemplo naquele jovem menos sociável que prefere ficar jogando vídeo game em casa, do que sair com amigos, este levados por suas preferencias e gostos iriam querer adquirir o produto, tendo então chance de sucesso; por último, o estilo de vida e valores, tais fatores pessoais determinam os interesses dos jovens, se eles gostam ou não de vídeo game, se tem conhecimento sobre jogos, suas restrições aquisitivas. Com toda essa análise, o produto seria voltado para o mercado de jovens que gostam de jogos de vídeo game, que poderão comprar o produto, e se sentirão bem com isso.

4). Que aspectos culturais um profissional de marketing de uma cadeia de restaurantes de massas deve levar em conta ao tentar abrir filiais no exterior.

R. Primeiramente, ele deve levar em conta que culturas são diferentes umas das outras, deve haver a observância de detalhes qualitativos ou quantitativos internos, dos conhecimentos, crenças, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Portanto antes de abrir filiais no exterior, principalmente de restaurantes, deve-se analisar o ambiente sociocultural que eles serão inseridos, e então identificar os fatores culturais de tal ambiente. Por exemplo, se a cadeia de restaurantes de massas, deseja abrir filiais na Itália, os pratos devem ser do jeito que a cozinha italiana é, lá não existe nosso famoso macarrão à bolonhesa (molho e carne moída misturados), ter um prato desse na filial da Itália, seria uma verdade afronta a cultura local. Então, deve-se moldar e modificar o sistema de preparo das comidas, identificar se na cultura local existe alguma barreira contra carnes, massas, certos condimentos, e assim implantar o restaurante na cidade ou no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com