TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas - AI FGV

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Jordana Moraes Menezes

Turma: 0721-1_10

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Segundo Macêdo e colaboradores (2012), não existe controvérsias sobre o fato de que o líder deve exercer algum tipo de poder sobre os liderados que formam sua equipe de trabalho, até porque esse poder que dá suporte à capacidade de influenciar pessoas. Esse mesmo autor lista seis tipos de poder de influência comportamental nas relações interpessoais que são:

Poder de coação, poder de recompensa, poder de referência, poder de conhecimento, poder legitimo e poder de informação.

Esses aspectos são importantes para que um líder tenha influência sobre os colaboradores.

Segundo o livro código da liderança, os líderes devem :

Ser estrategistas, ser executores, serem gestores que saibam cativar, motivar e otimizar os talentos, ser desenvolvedores de capital humano e servir de exemplo.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

FAZENDA NOTA 10

A empresa a ser avaliada na verdade é um programa desenvolvido por outras duas empresas, Friboi e Instituto Inttegra.

O programa Fazenda Nota 10 tem como por objetivo oferecer aos pecuaristas participantes referências produtivas e financeiras relevantes à gestão e equipe da propriedade, através da educação e tecnologia. Impactando positivamente a produtividade e a rentabilidade das propriedades participantes do programa, mostrar o que realmente impacta dentro do negócio e direcionar caminhos para uma pecuária mais eficiente.  

O programa Fazenda nota 10 atua no Brasil como um todo, com pecuaristas de pecuária de corte, onde eles buscam entender o perfil financeiro de suas fazendas e comparar seus resultados com as fazendas Top rentáveis. Hoje o programa conta com a participação de 400 fazendas o objetivo é esse ano chegar a 500 fazendas e no próximo ano 1000 fazendas.  Os principais desafios do programa é a capitação de leds, a venda do programa e a falta de confiabilidade dos pecuaristas brasileiros na companhia Friboi.

A capitação de leads em grande parte do período da campanha se teve por meio de e-mails enviados a base de contatos da própria Friboi e do Instituto Inttegra, 50% dos participantes do programa vieram por meio de e-mail, 10% de propagandas em revistas, 10% por indicação de participantes e 30% por meio de redes sociais. Mas essa realidade nem sempre foi assim. Até a metade da campanha 70% dos leads captados vieram por email, apenas quando o programa começou a apostar em redes sociais que se teve uma  diferença nas porcentagens.

As inscrições das fazendas para participarem do programa foram de janeiro de 2021 à julho de 2021, o objetivo era captar 500 fazendas para participar do programa, porem julho chegou e por diversos motivos ainda não se atingiu a merca histórica de ser o maior programa remoto de assessoria a fazendas de pecuária de corte do mundo. Os principais motivos foram que a principal empresa patrocinadora, Friboi, demorou muito tempo para entender que o marketing para que novas fazendas entrassem deveria ser também em redes sociais, dessa forma a empresa apensas utilizou alguns meios específicos para a divulgação. Atualmente o programa está ativamente nas redes sociais e capitando leads que poderiam ter sido capitados no início da campanha e por esse motivo a campanha ficará aberta 100% do  tempo que o programa ocorrer para que novos participantes entre no programa.

O segundo desafio que se encontra atualmente no programa é fazer a venda do mesmo com os leads quentes, uma vez que a equipe que trabalha no programa é altamente técnica e com pouca experiencia em vendas. Apenas um dos participantes tem alto conhecimento em vendas e por esse motivo possui uma taxa de conversão de leads para participantes de 35%, enquanto os outros participantes têm uma taxa de conversão de 16%. A empresa demorou meses para entender essa grande diferença e  alguns ajustes foram feitos durante o período, será relatado no próximo tópico.

O terceiro e último desafio enfrentado no programa é que grande parte dos pecuaristas brasileiros apresentam uma baixa confiança em relação a patrocinadora, Friboi. A principal alegação dos pecuaristas que não se inscrevem no programa é que grandes escândalos foram feitos com a JBS no passado e por esse motivo acreditam que ao se inscreverem no programa e colocarem na plataforma os dados financeiros e produtivos de suas propriedades para a geração de relatórios comparativos, a Friboi captará essas informações para manipular o mercado. Tal Atitude que os pecuaristas acreditam que irá acontecer não é provável que aconteça uma vez que o Instituto Inttegra que é o responsável por todo o programa já atua no mercado muito antes do escândalo da JBS, todo o contrato feito com o pecuarista apresenta cláusulas de sigilo e que em hipótese alguma o Instituto Inttegra passa as informações adiante. Quanto ao manipular o mercado sabemos que o que estipula o preço dos animais no mercado é a demanda do consumidor interno e da demanda de exportação, por esse motivo saber se o pecuarista está tendo 40%, 60% de rentabilidade sobre o valor da venda, não implicaria no valor de compra desses animais por parte do frigorifico, porem grande parte dos pecuaristas brasileiros  são de gerações que acreditam que os frigoríficos manipulam o mercado e não conseguem entender a dinâmica de demanda e oferta do mercado.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Hoje o programa conta com uma equipe de 5 pessoas, 4 mulheres e 1 homem, onde temos 3 Zootecnistas, 1 Médica Veterinária e 1 Engenheira Agrônoma.  A equipe trabalha exclusivamente em home office e estão localizados em diferentes estados brasileiros.

O programa começou oficialmente no ano de 2019, naquele cenário existia apenas uma pessoa que trabalhava na equipe do programa e quem o auxiliava era a equipe do instituto Inttegra. Após um ano do programa foram contratadas mais 4 pessoas.  O primeiro contratado para o programa se tornou o coordenador do programa, pois foi o primeiro a atuar. O instituto Inttegra participa ativamente do programa e auxilia todos nas tomadas de decisão, porem o tempo dedicado ao programa não é suficiente.

O quadro de novos colabores contratados para atuar no programa no segundo ano observa-se diferentes perfis e que se complementam. Dentre eles dois possuem mestrado na área e este é o primeiro emprego, dois com especialização finalizada e os mesmo dois com MBA em andamento.  A maior dificuldade é que apenas um dos colaboradores contratados tem grande experiência em vendas, o que dificulta para os demais venderem o programa, até mesmo para aqueles leads que demonstraram grande interesse em participar. A equipe de uma forma geral após 6 meses do início da campanha apresenta uma grande dificuldade em fazer o fechamento com as fazendas, e apenas 6 meses depois recebeu treinamento de vendas, porém a captação de leads está muito baixa e por esse motivo ainda não conseguiram colocar em pratica o treinamento.

No início do programa não houve divisões claras do que cada integrante da equipe iria fazer, dessa forma se propunha uma nova ação e no momento da decisão da nova ação nunca havia decisão do que cada um deveria fazer, dessa forma as atividades sempre eram entregues com atrasos ou nunca eram executadas. Um dos membros da equipe demonstrou preocupação com a execução e a falta de cronograma para as atividades e propôs um cronograma anual para toda a equipe, porém mesmo muito nova a equipe nenhum membro demonstrou interesse em seguir o cronograma ou até mesmo fazer ajustes. A falta de planejamento é demonstrada pelo coordenador, que demonstra não se preocupar com datas de atividades e por esse motivo não incentiva a organização de execução e planejamento de toda a equipe.  A falta de um coordenador que seja engajado que demonstre entusiasmo, que seja um exemplo para os demais  e ser um executor das atividades reflete diretamente nas ações do programa.

O maior desafio agora é recuperar o tempo perdido que houve no programa onde não teve capacitação dos mesmo para venda do programa e a falta de liberdade para novas iniciativas deles.  O segundo grande desafio que se encontra no programa é que o coordenador é coordenador por tempo de participação do programa, uma vez que possui nenhuma habilidade em ser coordenador, líder do programa e sabe lidar com toda a equipe.

Plano de desenvolvimento da liderança

Perfil atual da liderança da área

Perfil desejado para o novo cenário

Competências a desenvolver

justificativa

"Laissez-Faire”

Delega 100% das atividades e demonstra não fazer nada;

Não possui cronograma de atividades e quando precisa ser executado alguma atividade pelo coordenador o mesmo delega, não entrega ou entrega atrasado atrapalhando toda a equipe

Líder altamente participativo;

Líder que auxilia a equipe nas atividades;

Reestruturação das atividades da equipe e esclarecer o que cada um deve fazer

Decisões rápidas

Habilidade pessoais

Iniciativa

Liderança e influência social

O atual coordenador do programa não tem nenhum preparo para ser líder e atua como coordenador apenas por tempo de casa. Metade da equipe não está preparada para tomada de decisões sozinhas pois é muito jovem e precisa de auxílio. A equipe precisa ser esclarecida do que cada um deve fazer, uma vez que hoje todos fazem um pouco de tudo e não existe 100% das distinções entre os colaboradores do programa.

Plano de desenvolvimento da equipe

Perfil atual da equipe

Perfil desejado para o novo cenário

Competências a desenvolver

Justificativa

A equipe que trabalhar no programa é muito nova e alguns deles esse é o primeiro emprego.
A falta de coordenação no programa faz com que todas as atividades sejam demandadas em cima da hora e com urgência para o mesmo dia, não existe cronograma de atividades

Equipe engajada e bastante criativa. A falta de cronograma no programa dificulta um panorama do cenário futuro do programa dessa forma a equipe não está completamente engajada.

Vendas

Relacionamento com o cliente

Habilidade de fala em público

A equipe não teve treinamento para se preparar para atuar diretamente com as fazendas, principalmente virtualmente, ela precisa pensar rápido pensar em novas propostas criativas para cativar aquele que está do outro lado da tela e ser bastante comunicativa.

Considerações finais

O programa está apenas começando e ainda não possui distribuições básicas de atividades entre os membros da equipe. O coordenador que deveria realizar toda a organização do programa, infelizmente não tem o preparo que toda a equipe precisa e por esse motivo quem auxilia e faz o papel de coordenador é um membro de uma das empresas realizadoras do programa, Instituto Inttegra, porém esse membro apresenta uma série de atividades da própria empresa e não consegue executar com total dedicação as atividades que o programa possui. Dessa forma o programa tem dois coordenadores, um direto que não possui experiencia para tal função, e o outro com bastante experiencia e altamente capacitado para a função não possui tempo suficiente para as atividades o que acarreta atraso em todas as entregas e demandas.

Referências bibliográficas

 - Ferreira, Victor Cláudio Paradela et al. Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento. 2a edição. Rio de janeiro: Editora FGV, 2017.

FAZENDA NOTA 10. Disponível em: https://fazendanota10.com.br/. Acesso em: 10 ago. 2021.

 GUERRERO, Joel. The Future of Jobs Report 2020. Disponível em: https://benefhealth.com.br/as-dez-competencias-para-2025/. Acesso em: 14 ago. 2021.

BOTELHO, Gabrielle. AS DEZ COMPETÊNCIAS MAIS VALIOSAS ATÉ 2022. Disponível em: https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022. Acesso em: 15 ago. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com