TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Comportamento do Consumidor

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Matriz de atividade individual*

Módulo: 2

Atividade: Individual

Título:                  Analise da influência das redes sociais                                                    no comportamento do consumidor

Aluno:

Disciplina: Comportamento  Do Consumidor

Turma:

Introdução

Este trabalho têm objetivo em analisar a influência das redes sociais no comportamento do consumidor, seus interesses, e também contar com alguns exemplos e ferramentas capazes de medir o sucesso das ações executadas pelo consumidor bem como pelas marcas na intenção de promover mais adeptos na plena condição de buscar as experiências.

A força das redes sociais                                                                                    

É possível observar claramente que o comportamento do consumidor nas redes sociais, está sendo referência por inúmeras vezes, um poderoso peso para decisão de compra, visto exemplo que, atualmente, as opiniões de amigos têm muito mais crédito do que as opiniões de especialistas.

O interesse varia desde experiências boas e ruins justamente para identificar aquelas marcas que podem e as que não podem fazer parte do rol de consumo do internauta ativo nas redes sociais, coisa qual eu dificilmente alguém está fora deste circuito atualmente.

O compartilhamento de informação nas redes sociais

Neste contexto, podemos afirmar que o compartilhamento de informações nas redes sociais tem orientação com larga divulgação, por características segmentadas em automotivo, viagens e entretenimento.

Também é oportuno dizer que o interessa também está na busca em conhecer novos produtos e descontos especiais e que empresas que estão interessadas em não somente ampliar, mas manter seus clientes fidelizados, precisam entender o comportamento de seu público-alvo.

As redes sociais como veículos publicitários

As redes sociais como veículos publicitários possuem ferramentas para monitoramento do retorno do investimento em campanhas e posts de maneira diferenciada pois ao contrário das mídias tradicionais, itens tais como audiência, GRP, etc.) não são possíveis de coletar necessitando de outras referências tais como apresentando resumo abaixo:

1)

                   Número Total de interações mencionando a marca

                   ________________________________________

                                  Número Total de Interações

Com este número, uma empresa poderá avaliar sua participação junto as comunidades sociais, e assim estimar suas ações e mercado a ser buscado junto a estes recursos.

2)

                   Número Total de Menções   -   Menções Negativas

                   ________________________________________

                                   Número Total de Menções

Com esse número, uma empresa poderá identificar e avaliar seu retorno sobre suas ações na mídia social , permitindo modificar e ou aprimorar seu conteúdo, produtos e serviços.

Conclusão

Sem dúvida, o poder das mídias sociais é poderoso meio de comunicação e persuasão do consumidor e as mudanças provocadas pelo ambiente sobretudo atualmente em um momento nunca antes vivenciado por ninguém no mundo, são fatores que devem ser considerados para formatação e ações das mídias sociais.

Não podemos deixar passar por um exemplo positivo das ações das mídias sociais que é a utilização das LIVES, principalmente por músicos, que por sua vez angariaram várias marcas e consequentemente tiveram aumento considerável em suas vendas, acessos ao site bem como downloads de aplicativos. É o caso da Cantora Marilia Mendonça que proporcionou junto a Casa Riachuelo tal retorno durante duas semanas após seu Show Live. Outros artistas tiveram também marcas como Brahma e Bohemia com campanhas além da FIAT e etc.

O fato além desse é que ações solidarias de auxilio e arrecadação de alimentos e doações monetárias também movimentaram cifras e quantidades muito expressivas fazendo com que a mensagem de auxílio ao próximo pudesse ser transmitida bem como executada.

Em Resumo, os exemplos junto as plataformas sendo ou não vivenciadas pelo COVID-19, precisam ser analisadas com critério e cautela, pois é fato que o consumidor muda seu comportamento influenciado pelas mídias sociais e também faz com que o comportamento das mídias sociais também mude. Devemos estar atentos como empresa e como indivíduo.

n

Referências bibliográficas

BAKER, M. J. Administração de marketing. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BELK, R.; COON, G. Gift giving as agapic love: an alternative to the exchange paradigm based on dating experiences. Journal of Consumer Research, v. 20. p. 393-415, 1993.

BLACKWELL, Engel, et al. Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson, 2001.

BROWN, R.T. Defining marketing in the purest sense: a reconceptualization beginning with an understanding of the market as a communications network. [SI]. [1995] 2000.

CHURCHILL Jr.; Gilbert A. Philip; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000. p. 204-2015.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/04/17/lives-musicais-sao-caminho-sem-volta-na-relacao-entre-marcas-e-consumidores

Acesso em 01.06.2020 as 20:16

https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/06/30/redes-sociais-influenciam-decisao-de-compra-dos-brasileiros.jhtm

Acesso em 01.06.2020 as 10:30

http://www.hermanomota.com.br/estudo-revela-comportamento-dos-consumidores-em-redes-sociais/

Acesso em 01.06.2020 as 20:00

http://www.luzpropria.com.br/blog/midias-sociais-e-o-comportamento-do-consumidor/

Acesso em 30.06.2020 as 18:40

McCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MOWEN, J. C., MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

KOTLER, P., KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2006.

SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. Tradução de Vicente Ambrósio. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

SHETH, J. N., MITTAL, B., et al. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SLATER, D. Cultura do consumo & modernidade. São Paulo: Nobel, 2001.

Yanaze, Mitsuru Higuchi, 1956

         Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações /

Mitsuru Higuchi Yanaze; colaboradores Celso Toshio Matsuda ... [et

al.]. – 2. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2011

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com