TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processos Gerenciais

Artigo: Atps De Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  322 Visualizações

O objetivo da Contabilidade:

Contabilidade: Sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de Informação: Ajuste, emissão de relatórios.

Usuário: Pessoa física ou jurídica. Ex: Acionistas, Credores, Integrantes do Mercado, Administradores de Entidades e o Fisco.

Informação de Natureza Econômica: Demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio.

Informação de Natureza Financeira: Fluxos de caixa, capital de giro.

Informação de Natureza Física: Quantidades gerada de produtos ou serviços, número de depositantes no banco, números de clientes numa empresa, funcionários, etc.

Informação de Natureza de Produtividade: Receita bruta per capta, depósitos por cliente.

Objetivo Principal da Contabilidade: Avaliação da situação financeira e econômica da entidade, podendo inferir sobre as tendências futuras da mesma. E deve contribuir para o processo decisório dos usuários. Deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Quanto as finalidades, é social, permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira, de forma indireta, auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da liquidação patrimonial básica: ATIVO= PASSIVO + PATRIMONIO LIQUIDO.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com