TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Briefing

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.723 Palavras (19 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 19

SENAC

Natasha Almeida Silva



Estudo de caso Vanilla Caffè e o público jovem

São Paulo

2015

Natasha Almeida Silva

Estudo de caso Vanilla Caffè e o  público jovem




Trabalho de conclusão da matéria Gestão de Marketing e Comportamento do Consumidor apresentando ao Senac, como exigência parcial para conclusão da matéria



São Paulo

2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. ANÁLISE DE MERCARDO        

2.1. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO        

2.2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO        

2.3. ANÁLISE SWOT        

2.4.SEGMENTAÇÃO        

3. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA        

4.RECOMENDAÇÕES        

4.1. PONTOS DE VENDAS        

4.2. MEIOS DE COMUNICAÇÃO        

4.3 MIX DE PRODUTOS DA LOJA        

4.4. REGIÕES A SEREM INAUGURADAS AS NOVAS LOJAS        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6.REFERÊNCIAS        

1. INTRODUÇÃO

        O café, paixão nacional dos brasileiros, tem mostrado um crescimento significativo nas últimas décadas no cenário econômico brasileiro. Segundo estimativas da ABIC (2014) no último ano o consumo per capita passou a 4,89kg/habitante, o equivalente a 81 litros/habitante ano. Esse crescimento não só refletiu na produção agrícola como também no estudo do estimulo do consumo de café com maiores investimento em marketing, publicidade, inovação de produtos e atenção à qualidade. O consumidor, acompanhando esse crescimento, tem exigido maior qualidade e diversidades nos produtos ofertados pelo mercado e acompanhando essas exigências o produtor tem lançado no mercado produtos de maior qualidade e certificado.

        A maior tendência observada pelo mercado é o crescente consumo do café fora das casas brasileiras. Em última pesquisa realizada pela ABIC (2010) o consumo do produto chegava a 95% em uma amostra de 1.680 pessoas entrevistas de todas as regiões do país. A maior parte do consumo continua sendo dentro dos lares com cerca de 67%, enquanto o consumo fora representa cerca de 33%, sendo a maioria da classe A, entre homens e jovens entre 16 a 29 anos. Esse último grupo tem um crescente destaque, representando 28% desse consumo. Seguindo essa tendência de mercado, as cafeterias têm ganhado cada vez mais espaço e gosto do consumidor, provocando grande crescimento no investimento no segmento. Acompanhando dados da ABIC (2010), estima-se que existam cerca de 3.500 cafeterias no Brasil, responsáveis por 50% dos gastos com a categoria de café fora do lar.

Com a grande concorrência de novas cafeterias e exigência de qualidade da demanda, diferenciais como ambiente e diversidade de cardápio têm atraído os consumidores aos estabelecimentos localizados principalmente em shoppings, vias públicas e dentro de livrarias, atraindo um publico diferenciado que busca muito mais do que só a bebida café. As cafeterias passaram a ser um ambiente de convívio social, atraindo consumidores entre 25 a 60 anos (Sebrae 2014), no entanto o que passou a definir o perfil do público alvo foi o ambiente e cardápio oferecidos pelas cafeterias. Considerando que quase um terço das cafeterias funcionam como franquias como as marcas Café do Ponto, Fran's Café, Starbucks e tendo como objetivo principal a venda de café a definição do público alvo torna-se o ponto chave para o crescimento e estabelecimento da marca.

Como visto anteriormente a nova crescente no publico que consome o café fora de casa está entre a faixa etária de 16 a 29 anos, com uma presença significativa de 50% justificando uma importância em atingir e fidelizar esse público na venda do produto. Com base nesses dados iremos traçar uma estratégia de planejamento de marketing com o objetivo de conquistar esse público alvo e consequentemente trazer ao Vanilla Caffè, renovando sua imagem e consequentemente atingindo um novo mercado de consumidores.

        Antes de traçarmos o perfil desse público, iremos analisar o ambiente de mercado do Vanilla Caffè, obtendo uma visão mais ampla de todo cenário onde a empresa está inserida, definido seus pontos positivos e negativos e buscando limitar suas ameaças e oportunidades frente à esse contexto.

 

2. ANÁLISE DE MERCARDO

Fundada em 2006, o Vanilla Caffè surgiu da união de um grupo de empresários especialistas em franchising com 15 anos de experiência no ramo, com um intuito de desenvolver um conceito inovador no mercado de cafeterias.

A empresa trabalha com três modelos diferentes de negócios com espaços de 100 m², 4m² e quiosque com arquitetura moderna e uma comunicação visual arrojada.  Para atender essa demanda a cafeteria atualizou seu cardápio oferecendo além dos cafés tradicionais, diversos drinks à base de grão e outros produtos complementares como a Soda Italiana em 16 sabores diferentes, salgados, sopas, saladas, os sanduíches preparados na hora e disponíveis para qualquer momento do dia e os doces. Além das opções de alimentos integrais e do Happy Hour, serviço oferecido em algumas lojas do formato de 100m².

A empresa tem como principal objetivo difundir suas franquias em todo território nacional atendendo além do público em geral os apreciadores de café, uma vez que o diferencial da rede é trabalha apenas com café gourmet.

Em maio de 2009, após associação com o Bon Grillê, a Platinan Franquias passou a administrar a Vanilla Caffè.

2.1. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

  1. Fornecedores

Visando a qualidade de seus produtos, o Vanilla Caffè busca trabalhar com fornecedores certificados e com produção de alta qualidade. Dessa forma procurando entre as melhores sacas para a fabricação de seu brend. Preferência por grãos de café arábica, produzidos na região do cerrado mineiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com