TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso de uma empresa no setor alfa

Por:   •  15/11/2015  •  Ensaio  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso: Empresa Papel Alfa

A empresa Papel Alfa manufatura papéis para fins sanitários, produzidos com material secundário, a partir do processo de reciclagem de aparas geradas em outros processos industriais que utilizam o papel como matéria-prima.

Os produtos fabricados na empresa de Papel Alfa são basicamente as linhas de papel higiênico e de papel toalha, que levam a marca própria da empresa. Esses produtos, em relação à qualidade, são classificados como Classe C, por advirem de um processo de reciclagem, comumente esses produtos possuem pintas coloridas e maciez e brancura inferior a dos outros produtos fabricados a partir da fibra virgem.

Existe tecnologia disponível para tratar as aparas de modo a conseguir um maior nível de brancura e maciez, todavia aquisição dessa tecnologia está fora das condições financeiras da empresa, tendo em vista que o preço do produto final é bem inferior ao de produtos feitos com fibra de celulose virgem, o que para a empresa se mostra um alto risco investir numa tecnologia dessa natureza diante da incerteza de conseguir elevar os preços de seus produtos para obter o retorno sobre o investimento.

As aparas são fornecidas por organizações especializadas na coleta, classificação e enfardamento desses materiais e estão localizadas nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

A empresa Papel Alfa considera que as principais dificuldades para ampliação de sua produção são as condições de suprimento. Essa demanda elevada por aparas causa uma espécie de “leilão”, no qual, frequentemente, outras empresas procuram os aparistas e oferecem um preço mais elevado que o oferecido pela empresa Alfa, adquirindo então as aparas. Essa variabilidade nos preços e na oferta de aparas dificulta a formação dos estoques de aparas na empresa-alvo e cria certa incerteza nos custos de produção ou no volume que pode ser programado para cada período.

A empresa Alfa realiza seus pedidos por telefone, solicitando uma determinada quantidade de aparas a um ou mais dos fornecedores já cadastrados no sistema de informações do setor de compras.  A partir da chegada das aparas, armazenadas na forma de fardos, registra-se manualmente a quantidade recebida no sistema existente no almoxarifado para facilitar o controle de estoque.

A equipe de vendedores externos vai às empresas clientes e fecha os pedidos manualmente, os quais são digitados no sistema de uso exclusivo do setor de vendas. Esses vendedores visitam os clientes da empresa Papel Alfa no intuito de verificar pessoalmente como estão os estoques dos produtos, inclusive nas prateleiras.

 A empresa Papel Alfa vende tanto para atacadistas quanto para varejistas. O setor de vendas interno recebe os pedidos dos clientes por telefone. Caso a quantidade de produtos na empresa-cliente esteja pequena, a empresa Alfa é avisada imediatamente tendo inicio a negociação através do contato do setor de vendas. Todos os pedidos são repassados do setor de vendas para o setor de PCP, que introduz esses dados no seu sistema para programa os lotes de fabricação por tipo e volume de cada produto encomendado.  O software da produção programa o uso das máquinas e do pessoal, projetando as datas prováveis da entrega dos lotes de produtos vendidos.   Para verificar a disponibilidade de aparas em estoque, o setor de produção se comunica, via telefone ou fisicamente, com o almoxarifado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com