TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima organizacional

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.940 Palavras (28 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CLIMA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS        

2.1        Alguns elementos da cultura organizacional        

2.2        Psicologia organizacional        

2.3        Comportamento organizacional        

2.4        Cultura organizacional        

2.5        Saúde mental e o trabalho        

3        GESTÃO DE PESSOAS        

3.1        Gestão de Pessoas nas organizações        

3.2        Gestão de Pessoas no setor público        

3.3        Modelos de gestão de pessoas        

3.4        Evolução do Profissional de Administração de Recursos Humanos        

3.5        Administração de Recursos Humanos e seus Objetivos.        

3.6        Políticas e processos da Gestão de Pessoas        

4        TRABALHO ESCRAVO, OU SÓ UM EMPREGO RUIM?        

5        CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho sobre Psicologia organizacional, Gestão de pessoas e Clima Organizacional visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores (empregados) na empresa  e das demais pessoas que com eles interagem, estudo sobre todos os fatores que induzem a um ambiente de trabalho ruim ou que não esta de acordo com as normas trabalhistas, O estudo de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois além de permitir a análise interna e externa, avaliação geral metodologica e ergonomica de um ambiente de trabalho seguro, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, proporcionando, através de estratégias e ações,  o crescimento e desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando à consecução e a superação dos resultados pré-estabelecidos pela Direção.

O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional para qualquer empresa  é maximizar, cada vez mais, suas relações com os colaboradores  oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho, o que proporcionará o alcance e a superação dos objetivos definidos pela empresa.

A gestão de pessoas busca aumentar a produtividade com expectativas de fornecer à empresa funcionários estáveis, satisfeitos, motivados e produtivos. Os sistemas de gestão podem provocar e reforçar nas pessoas uma série de comportamentos, tais como: criatividade, inovação, orientação ao longo prazo, cooperação, confiança, capacidade de assumir riscos e tolerância com relação à ambiguidade.

METODOLOGIA:

A metodologia ultilizada nesse trabalho foi à qualitativa isso porque foram feitas interpretações tendo como base, autores que tratam sobre o tema abordado.

Também por meio de pesquisa exploratória Bibliográfica devido à coleta de informações por meio de bibliografias e pesquisa pela internet.


  1. CLIMA ORGANIZACIONAL e Gestão de pessoas

clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem em uma organização (cultura) e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Resumindo, clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa.

Essa percepção pode ser boa ou ruim de acordo com a interpretação pessoal que cada colaborador faz das políticas, normas e conduta da empresa frente às diversas questões, tanto referentes ao mercado em que ela atua, como com relação às pessoas e a sociedade.

O clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente, na qualidade de seu trabalho. Por isso, é tão importante para as empresas mensurar essa percepção que os colaboradores têm dela, ou seja, o clima organizacional. Através de uma pesquisa de clima organizacional busca-se obter repostas que auxiliem as empresas a identificar possíveis falhas ou oportunidades de melhoria. Esse tipo de pesquisa tem se tornado mais comum, devido aos cada vez mais utilizados processos de automação, que reduzem o quadro de funcionários, ao chamado “downsizing”, às fusões e privatizações que misturam culturas organizacionais completamente diferentes gerando, todos eles, muitas vezes, instabilidade e insegurança aos funcionários o que prejudica seu desempenho e, consequentemente o desempenho da organização como um todo. O clima organizacional então age como uns indicadores de como as mudanças estão afetando a organização. Outro ponto que favorece a realização da pesquisa de clima organizacional é a questão da imagem da empresa. Os colaboradores são os primeiros clientes que a empresa precisa conquistar para que, depois possa conquistar o mercado. De nada adianta, por exemplo, uma empresa fazer uma campanha publicitária milionária a respeito da sua responsabilidade social ou ambiental para os clientes externos, se seus clientes internos não estão satisfeitos com as condições de trabalho ou não sabem de nada que empresa realiza a respeito destas questões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (323.6 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com