TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento de compra e consumo

Por:   •  22/5/2015  •  Dissertação  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Para ajudar nesse desafio, pense na seguinte pergunta fundamental sobre esse assunto: Você realmente acredita que estamos vivendo numa era de consumo exacerbado? Que exemplos e consequências você poderia destacar na situação em que vivemos atualmente? E como a Pirâmide de Maslow está relacionada com esse cenário de consumo?

Há anos vivemos uma era de extremo consumismo, que atualmente atinge fortemente até a classe C, que até então, por falta de opção talvez, não fazia parte desta febre do consumo exacerbado. E até há alguns meses atrás, vivíamos um momento de mais euforia ainda, onde esta classe emergente estava com maior poder de compra – sendo a prazo ou não, e era atingido por esta febre do consumismo, que causa a impressão de que ao comprar produtos top de linha, de marca ou que estão na moda, proporcionará aceitação social. Estas pessoas e todos nós, somos bombardeados diariamente com propagandas e mais propagandas de uma infinidade de produtos que passam a ser tratados como necessidade básica, diferentemente daquilo que Maslow propôs, estas necessidades não são apenas de sobrevivência, são necessidades de convívio social, um apelo a aceitação.

Podemos ver como exemplo o caso da Apple, mais especificamente os IPhones, que a grande maioria das pessoas gostaria de ter e fazem grande dívidas para conseguir um. Mas que, depois de um ano mais ou menos, por conta da evolução e de novos modelos, acaba se tornando obsoleto. Muitas vezes a pessoa sequer terminou de pagar o que tem e o modelo já se torna antiquado ou “velho”, e então as pessoas muitas vezes fazem mais dívida para ter uma versão mais recente e não se sentir excluído por não ter o modelo do momento.

Por consequência deste modo consumista de pensar, hoje a maioria dos brasileiros estão endividados e muitos sequer conseguem arcar com a dívida. Isto porque já não basta apenas suprir as necessidades básicas, há um apelo incessante de ser aceito e ter o respeito de seus semelhantes. Que, como vimos, são bases mais elevadas na pirâmide de Maslow e, consequentemente, mais difíceis de serem alcançadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com