TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  15/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera Educacional

Sorocaba

Comportamento organizacional

Professora: Roseli Jacobsen

Aluno: Caleb da Silva Ramos

Curso: Marketing

RA: 9930008514

Sorocaba/SP

2015

Maiêutica

A maiêutica vem lá da Grécia antiga, por volta dos anos 500 e 300 A.C. Essa teoria vem de um famoso nome da filosofia ‘Sócrates’.

A palavra maiêutica tem como significado dar a luz, nesse contexto de Sócrates, fazer o parto intelectual.

Sócrates utilizava essa teoria com seus discípulos, para coloca-la em pratica ele a dividia em duas etapas, na primeira etapa ele pegava um assunto no qual seu discípulo achava ter uma convicta certeza do que significava, e questionava ele até ele ficar com muitas duvidas sobre aquele assunto, então iniciava a segunda etapa com este discípulo cheio de duvidas, nesta nova etapa Sócrates fazia seu discípulo criar uma nova teoria para aquele novo assunto, mas para esta criação ele fazia perguntas dentro de um contexto que ele (Sócrates) havia determinado, deste modo tentando inserir ideias mais complexas nas mentes de seus discípulos.

Esta teoria se baseia na ideia que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, ou seja , este conhecimento pode ser despertado quando as circunstâncias forem propicias para ele, portanto, Sócrates fazia as perguntas que estimulavam as pessoas despertar estes novos conhecimentos.

Liderança

A liderança é a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos.

Um dos primeiros estudos sobre a liderança foi proposto por ‘Taylor’ com a teoria do X e Y, em que a determinação do processo de influenciar sobre os empregados, varia de acordo com os valores do líder. A liderança consiste em usar suas habilidades técnicas e humanas para analisar situações complexas, problemas e criar alternativas que possam resolver a questão da melhor maneira possível.

Um líder tende ter a capacidade de administrar as pessoas, grupos, equipes de personalidades diferentes e gerencia-las, mobilizando todas para objetivos comuns da organização.

Tipos de lideres

Líder autocrático: este é aquele líder que centraliza totalmente a sua autoridade, suas decisões e seus subordinados. Este tipo é dominador, da ordem e espera obediência plena, também é sempre temido e respeitado por sua equipe. As equipes dirigidas por esse tipo de líder apresentam um grande volume de trabalho realizado, em consequência disto  a equipe  apresenta sinais de tensão, frustração e agressividade.

Líder consultivo: é o tipo de líder que se preocupa em consultar a opinião de seus subordinados, mas por ouvi-los muito pode se prejudicar colocando estes mesmos funcionários em duvida de sua capacidade de liderar, ficando desacreditado por esta equipe.

Líder participativo: este é o líder democrático que se preocupa em atender sua equipe, assim buscando o equilíbrio entre os objetivos da empresa e objetivos pessoais de cada membro da equipe. Ele sabe ser leal ao seu empregador, e respeitar  seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com