TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL ANHANGUERA

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Tecnologia em Marketing - EAD

NOME DO ALUNO

RA: DO ALUNO

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Processos Gerenciais e Matemática

Tutora EAD

CIDADE

2015

SUMÁRIO

Introdução                                                                                 03

Desenvolvimento                                                                        04

Organograma                                                                           05

Plano de Capacitação Diretores / Gerentes                                                06

Plano de Capacitação Desenvolvimento e motivação p/ opec                        07

Considerações Finais                                                                        10

Referências                                                                                 11


INTRODUÇÃO

Uma empresa varejista de alimentos (Hoterdan – Hipermercado) com 20 anos de experiência e consolidada no mercado vê seus lucros despencarem enquanto suas vendas continuam boas.

Sabe-se que os gastos estão fora de controle, após uma consultoria feita por uma empresa especializada em gestão administrativa constatou-se que os lideres, apesar de competentes tecnicamente, estão deixando de lado o gerenciamento, os aspectos estratégicos e de desenvolvimento.

A empresa tem o objetivo de médio prazo tornar-se uma rede com abrangência estadual, mas para isso precisa reestruturar seu modelo interno.

Meu objetivo como Diretora Administrativa e de Projetos é fazer com que o Hoterdan Hipermercado volte a crescer em velocidade ao mesmo tempo possa capacitar e desenvolver talentos para que tenha sucesso em seus objetivos.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente a Hoterdan conta com um quadro funcional de 176 colaboradores, sendo Financeiro(5), Compras(6), Operações(165). Neste primeiro momento de reestruturação precisamos novos departamentos. Minha sugestão é de teremos abaixo da Presidência um novo Diretor Administrativo e Financeiro que se relacionará com gerências e tratá orientação permanente visando uma equipe de funcionários que trabalhe com agilidade e qualidade do serviço.

Teremos o setor de RH atuando independentemente dos outros para assim planejar, gerenciar e manter o processo de gestão de qualidade do pessoal. O setor financeiro, compras e operações também se reportarão ao Diretor, para quem manterão atualizados os sistemas de informações do planejamento financeiro e mercadológico.

O setor financeiro fica encarregado de manter o Diretor informado com dados através de expressões matemáticas para facilitar o controle, planejamento, compra de mercadorias para o estoque, etc... As expressões envolverão custos, receita, lucro, demanda e outros, por exemplo, para que se tenha o lucro real obtido com a compra de produto x ou o gasto da empresa em determinadas situações até mesmo antes de efetivadas. Um gráfico também deve ser feito para observarmos o crescimento da empresa em x anos.

Também se vê necessário um gerente e dois Chefes de Opec, estes vão tratar diretamente com cada encarregado dos setores de operação que estão divididos em três setores para cada chefia. Os Chefes de Opec se reportarão ao Gerente, e terão como principal função o controle de mercadorias e estoque de cada setor.

O setor de segurança fica apenas e diretamente ligado ao departamento de operações.

Com estes novos setores, os colaboradores terão um relacionamento com regras mais claras e direcionadas, pois cada subordinado saberá exatamente a quem deve se reportar e de quem deve esperar orientações, ficando focado na sua atividade pois terão metas claras e principal cumprindo sua função na empresa com eficiência.

Com estes novos departamentos e a descentralização de algumas decisões, diminuirá a carga da Presidência onde só devem chegar os assuntos mais relevantes. Assim também dá-se início ao modelo que as filiais seguirão ao serem instaladas, centralizando na matriz (além da Presidência) somente a Diretoria e algumas das Gerências (RH, Financeiro, Compras e Operações).

É indispensável que o Hoterdan tenha um plano de Marketing, porém, em vez de ser criado um setor dentro da empresa, nosso Diretor ficará encarregado da seleção de uma Agência de Publicidade que por ser conhecedora do assunto e se mostrando capaz, indicará os melhores caminhos para o investimento publicitário do Hipermercado, apresentando propostas das emissoras (Tv, Rádio, Jornal, Internet) que serão apresentadas a Presidência do Hoterdan. A Agência parceira do Hoterdan criará campanhas publicitárias e negociará com os meios de comunicação.

Após a primeira fase de reestruturação precisamos reavaliar desde a quantidade de pessoal e se a tecnologia implantada é suficiente ou precisamos de renovação e ter números, pois de nada adiantaria profissionais qualificados e sem tecnologia adequada. A capacitação e acompanhamento das equipes, principalmente das lideranças tem como um dos principais objetivos ter funcionários que estejam comprometidos com a empresa e não apenas envolvidos.

ORGANOGRAMA:

[pic 2]

Novos Departamentos:

Diretor Administrativo e Financeiro.

Recursos Humanos / Gerência

Chefe de Operação A (responsável por 3 departamentos operacionais)

Chefe de Operação B (responsável por 3 departamentos operacionais)

Plano de Capacitação e desenvolvimento para os Diretores e Gerentes:

Nossa equipe possui ótima competência técnica, porém, deficiência em organização e sem foco no gerenciamento - que recebe pouca atenção - acaba por afetar o desempenho como um todo. Para este ajuste, entra em ação o Plano de Capacitação e Desenvolvimento para o Diretor e Gerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com