TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio - A Gestão de Marketing

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.791 Palavras (32 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 2]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Curso de Tecnologia em Logística

ELIDIO DE SOUSA SANTOS           RA 2072136282

MARCEL PARIS DE BARROS        RA 4107187323

JULIANO SIQUEIRA                          RA 2001791873

GESTÃO EM MARKETING

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Sorocaba – SP

Junho/2011

ELIDIO DE SOUSA SANTOS           RA 2072136282

MARCEL PARIS DE BARROS        RA 4107187323

JULIANO SIQUEIRA                          RA 2001791873

GESTÃO EM MARKETING

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Curso de tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera,turma EAD 3º Sem. Disciplina em gestão de Marketing sob a orientação do Professor Ademir Cavalheiro Leite e daTutora presencial SrªNadyeGentil.

Sorocaba – SP

Março/2010

RESUMO[pic 3][pic 4]

Este trabalho tem como objetivo demonstrar como as empresas podem otimizar seus recursos e obter maiores lucros por meio da gestão de seus estoques e escolha de um modelo adequado ao seu negócio. Para agregação de valor aos consumidores finais, de acordo com as modernas práticas de gerenciamento da cadeia de suprimentos – SCM, que tem como premissa criar valor para os clientes, com maior variedade de produtos, qualidade, bons serviços e ganhos adequados para todos os parceiros do negócio. Evidenciando à necessidade de melhoria nos processos logísticos da cadeia de suprimentos visando a sincronia total.

O Objetivo desta disciplina é entender os principais conceitos de marketing e conhecer as novas ferramentas e tarefas utilizadas pelas empresas. Identificar também o que esta ocorrendo na nova economia, principalmente, como as organizações e as pessoas estão reagindo às mudanças.

INTRODUÇÃO

Como consumidores, usamos serviçostodos os días. Ascender a luz, ouvir o radio, falar ao telefone, pegar um ônibus, cortar o cabelo, enviar emails e até mesmo quando realizamosatividades de lazer, são todos exemplos de consumo de serviços em nivel individual. A instituição de ensino em que estudamos é em si, uma complexa organização de serviços.Além dos serviços educacionais, as instalações da Universidade incluem bibliotecas, lanchonete, portaria, papelaria,estacionamento,conexão com ainternete até video aulas ao vivo, (o que esta sendo o nicho do momento dentro do mercado educacional). Empresas e outras organizaçõestambémdependem de um amplo conjunto de serviços, pois em geral, a escala de suas atividades de compra é muito maior do que a de individuos ou domicilios.

Infelizmente, nem sempre os clientes estão contentes com a qualidade e o valor dosprodutos ou serviços que recebem. Eles reclamam de entregasatrasadas, funcionariosincompetentes, horarios de funcionamento inconveniente, procedimentos desnecessariamente complicados,filas longas e uma profusão de outros problemas.

Más, as vezes, o conjunto depreocupações dos fornecedores, que quase sempre enfrentamconcorrência acirrada, parece ser muito diferente. Muitos propietarios e gerentes se queixam da dificuldade deobter lucro, de achar pessoal qualificado, motivado, fornecedores de confiança ou de agradar a seus clientes.

Felizmente, alguns fornecedores sabem como agradar a seus clientes e ao mesmo tempooperar de forma produtiva, lucrativa, contratar funcionarioscompetentes e capazes de motivar sua equipe.

Osprofissionais de marketing,  tem que tomar  decisões sobre o produto ou serviços, para isso éimportante estar ligado com outros departamentos a fim de determinar os preços, local e hora de entregae estrategias promocional.

Os gerentes de marketing precisa estar cientes que devem ser seletivos na escolha dos tipos de clientes a atender e que o sucesso exigeum foco constante sobre a conquista dasatisfação  e dafidelidade do cliente.

Desafio de Aprendizagem

Definição de Marketing segundo Phillip Kotler.

“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”.

“Marketing é um processo societal por meio do quais indivíduos e grupos obtém aquilo de que necessitam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços.”

Podemos estabelecer uma distinção entre as definições sociais e gerenciais de marketing. De acordo com uma definição social, marketing é um processo societal por meio do quais indivíduos e grupos obtém aquilo de que necessitam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços.

        Nas definições gerenciais, o marketing geralmente é descrito como “a arte de vender produtos”. Mas, para Peter Drucker, um produto dos maiores teóricos da administração, “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo.O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar”.

        A American Marketing Association oferece a seguinte definição gerencial [A administração de] marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Lidar com o processo de trocas – parte dessa definição – requer uma quantidade considerável de trabalho e técnicas. Vemos a administração de marketing como a arte e a ciência de escolher mercados-alvos e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles.

Outras definiçõesde Marketing

“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”.

(RemarRixes).

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança,diversão e etc.).
Fonte: SEBRAE Nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (409.7 Kb)   docx (172.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com