TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 12

NOME DO CURSO MBA em Marketing e Vendas

UNIDADE Moinhos – Porto Alegre

MÓDULO C

NOME DO TUTOR Thais Ravasi

NOME DO ALUNO Daiane Tonus

RA: 2480305341

Análise de Mercado para Exportação de Calçados de Couro Brasileiro no Mercado Chinês e Indiano

Introdução

Este trabalho tem como finalidade de desenvolver as estratégicas de calçados de couro no mercado chinês e indiano, considerando como objetivo de analisar os ambientes, aplicar os conceitos de empreendedorismo, identificar os mercados internacionais e os meios para posicionar a marca.

Foram desenvolvidas etapas onde descreve-se a indústria, seu tamanho, tempo de mercado e localização, juntamente com o portfólio de produtos que esta oferece, mais precisamente o sapatênis masculino de couro ecológico que será o nosso principal produto para exportar.

Outro tópico deste trabalho é o diagnóstico econômico e social dos países no qual terão o produto comercializado, ou seja, serão estudados todos os indicadores e estruturas do setor calçadista, tanto na China, quanto na Índia.

E para concluirmos, será feita a análise SWOT individual de cada país para assim identificar como será posicionado o produto e a criação estratégias para a entrada no mercado dos mesmos.

Análise de Mercado para Exportação de Calçados de Couro Brasileiro no Mercado Chinês e Indiano

Proposição da Tarefa

Este desafio profissional deverá ser desenvolvido em etapas. Estas são descritas a seguir:

Descreva o negócio que irá desenvolver. Essa descrição deverá conter:

a) Descrever a indústria – tamanho, capacidade média de produção, tempo de mercado, localização.

 A empresa REDENTOR S.A. possui sua sede na cidade de Franca (conhecida como a Capital Nacional do Calçado Masculino), distante 401 km da capital paulista. Esta indústria atua no ramo calçadista a mais de 20 anos e possui atualmente 580 funcionários (considerada uma empresa de grande porte).

Com base nos dados de 2014, a capacidade média de produção é de 10.000 pares de sapatos mensalmente, considerando que 60% do trabalho é feito manualmente (design, corte e montagem) e 40% com máquinas e equipamentos (costura e acabamento).

b) Portfólio de produtos para exportação (tipos de calçados de couro e justificar a escolha).

Esta empresa irá exportar somente calçados masculinos, devido a maioria da população chinesa e indiana ser masculina. O produto que será exportado é o sapatênis, que nada mais é que a mistura do estilo do sapato de couro com o de tênis esportivo, podendo ou não ter o fechamento com cadarço, sola rasa e de borracha e tendo como matéria prima principal o couro ecológico.

O sapatênis é uma alternativa de unir o tradicionalismo, somado com a seriedade do sapato social, através do conforto e a informalidade do tênis, o que é uma vantagem para os homens. Também recebeu a função de ser o mais prático possível no universo masculino, então, logo se tornou a principal escolha dos homens preguiçosos para pensar, não só no calçado, mas em qualquer peça do guarda-roupa.

Consideramos o modelo feito em couro ecológico pelos seguintes motivos:

1º) Pensando na sustentabilidade mundial como um todo, o couro ecológico, apesar do nome ele possui origem animal, porém recebe este nome devido seu processo de curtimento do couro. Não são utilizados metais pesados e utilizam-se substâncias alternativas resistentes a decomposição. Também recebem este nome porque são menos poluentes e usam menos água no processo de curtimento.

2º) O material utilizado para a fabricação do sapatênis masculino será o couro caprino, material de fácil obtenção e ótima qualidade.

É importante ressaltar que não foi utilizado o couro bovino, pois como a vaca está envolvida com o hinduísmo, religião que predomina na Índia (onde considera-se um animal perfeito e que expressa a espiritualidade). Segundo os hinduístas, a vaca representa o último estágio na escala das encarnações e tem uma grande importância social (como 80% da população é vegetariana, o leite é muito importante na dieta e está na base da culinária dos hindus) 

Detalhamento dos países-alvos Diagnóstico econômico e social da China e Índia (utilizar indicadores, estrutura de mercado do setor calçadista em cada país etc. – informações trabalhadas na disciplina Economia e Mercados).

Índia

Por ter uma grande população (mais de 1,2 bilhão de habitantes), a Índia é considerada o segundo país mais populoso do mundo. Apesar de estar em pleno crescimento econômico, a Índia possui a maior concentração de pessoas pobres do mundo. Cerca de 42% vivem abaixo da linha de pobreza.

Sua economia é considerada a 10ª maior do mundo em relação ao PIB e a terceira em comparação do poder de compra entre as moedas, ficando atrás somente para os Estados Unidos e a China, porém é considerada constantemente como “sufocada”, impedindo a exploração da sua potencialidade.

O desenvolvimento econômico está entre um dos maiores do mundo, em contra partida, a infraestrutura é insuficiente, ou seja: a burocracia é pesada e também existe o alto índice nas taxas de juros.

Nos últimos anos, o governo está gastando mais do que arrecadando, fazendo com que gere um aumento da dívida externa do país. Também o rápido crescimento da população interfere em uma maior necessidade de investimentos sociais, ambientais e econômicos por parte do governo.

Existem também uma grande dívida social: a pobreza rural, o analfabetismo, a corrupção, o sistemas de castas (sistema tradicional, hereditário ou social onde divide a população através das sua raça, cultura, ocupação profissional, religião...) e a desigualdade social que afetam diretamente na economia do país.

Atualmente, a Índia é o segundo maior produtor mundial de calçados, depois da China, produzindo em média 16 bilhões de pares no mundo, o que equivale a 13% da produção mundial. A maioria da sua produção de sapatos destina-se para a própria população do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (305.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com