TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Anhanguera

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

        O Desafio Profissional visa a elaboração de uma estrutura organizacional adequada à atividade econômica da empresa Hoterdan – Hipermercado, além da criação de um plano de capacitação, desenvolvimento e motivação para cada um dos cargos da estrutura.

        Ao ter um crescimento descontrolado, a empresa verificou a queda de lucro, causada pela má administração e pela política de contratações praticamente inexistente, além das coalizações entre departamentos mobilizada pela estrutura política.

        Para isso, foram criadas diretorias de Planejamento Administrativo e de Recursos Humanos, a fim de coordenar os demais cargos e criar uma política de promoções internas condizentes com as necessidades do negócio.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

        A Hoterdan – Hipermercado apresenta uma estrutura caracterizada pela distribuição funcional, isto é, baseia – se na similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desenvolvimento das tarefas.

        Teoricamente, as estruturas funcionais são aquelas em que se divide a organização segundo diferentes funções, de modo que os subordinados exerçam mais de uma função, ou seja, ficam sob o comando de mais de um chefe. Todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando. Este tipo de estrutura organiza – se segundo os tipos de recursos técnicos e especializações utilizadas em busca de um equilíbrio razoável entre o objetivo à longo prazo da divisão funcional (especialização técnica) e o objetivo a curto prazo do projeto.

        Apesar de apresentar alguns conflitos quanto a subordinação e aos objetivos, a estrutura funcional se adequa muito bem às características e necessidades da empresa, por promover a especialização dos escalões superiores e facilitar o trabalho em equipe.

        Para a criação de uma estrutura funcional adequada, foram criadas duas novas diretorias: a Diretoria Administrativa e de Projetos – que responde como staff para as demais, e a Diretoria de RH.

        As gerências responderão para, além da presidência, para as diretorias de Compras, RH e Operações, e contarão com supervisores de operação, isto é, para cada área haverá uma pessoa responsável pela supervisão dos colaboradores.

        A criação dos cargos de supervisão visa aprimorar e melhor aproveitar os recursos humanos da empresa, através do remanejamento de funcionários com aproveitamento de talentos internos.

Figura 1: Estrutura Funcional

  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO

        Ao identificar as necessidades da empresa, faz – se necessário elaborar um plano de capacitação estabelecendo os cargos alvos do plano; o conteúdo da capacitação; como deve se proceder a capacitação – através de aulas, estágios, seminários, rodízio de funções, entre outros; o período quando deverá ocorrer a capacitação e quem a fará.

        Para os Diretores Gerentes, um bom investimento em treinamentos específicos em cada área, realizando estágios e apresentação de seminários, incentivos, reconhecimentos e valorização, além daqueles planos usados com toda a corporação.

        O plano de capacitação usado para toda a organização, incluindo o pessoal operacional, compreende:        

  1. Treinamentos

        O investimento em treinamentos traz ao funcionário uma grande carga de conhecimentos gerais e específicos. Ainda, a escolha dos treinamentos interfere diretamente nos resultados obtidos, ou seja, a escolha destes devem ser dependentes dos objetivos buscado. Além disso, um bom gerente pode instruir outros funcionário e líderes e produzir uma equipe mais produtiva.

  1. Educação continuada

        A empresa deve sempre buscar investir na educação contínua de seus funcionários, através de cursos de reciclagem e eventos profissionais que os incentivem a buscarem novas competências. Uma empresa que realiza esse tipo de investimento compra a qualificação e competência de seus funcionários.  

  1. Formação de Líderes

        Criatividade, ética, capacidade de delegar tarefas, compromisso, atitude positiva são pontos fortes de um bom líder, para isso a empresa deve desenvolver atividades que estimulem essas características pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com