TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DZARM

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

A comunicação é um fator decisivo para a imagem que a empresa tem perante o mercado, com isso, é fundamental possuir uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada à realidade da empresa. Uma estratégia bem elaborada permitirá que todos os esforços de comunicação sejam coerentes, coesos e contínuos. É, em síntese, o instrumento que permite transformar as orientações do planeamento de marketing em ações de comunicação concretas e eficazes.

Neste contexto, a estratégia de Comunicação Integrada a Marketing, desenvolvida pela agência, após receber o Briefing da marca DZARM., em que contém o problema de comunicação a ser resolvido, juntamente com os resultados desejados, possui pontos discrepantes e pontos apropriados em relação a expectativa da marca perante o problema.

Os pontos são detalhados abaixo após revisão e análise da estratégia proposta pela agência, de acordo com cada tópico.

 

  1. ESTRATÉGIA CRIATIVA

A agência afirmou que a marca DZARM. apontou no briefing que tem em vista a abertura da loja própria em São Paulo, no Anália Franco, dado que não condiz com as informações passadas no briefing, tal loja já existia e foi fechada para passar pelo reposicionamento da marca e ainda não foi reaberta, não tendo estimativa para este acontecimento. Outro ponto a destacar, foi o fato de a agência dizer que o novo público alvo, após o reposicionamento da marca, estar entre a faixa etária de 18 a 28 anos, informação inconsistente, uma vez que, esta faixa etária é do público alvo que a marca atendia antes do reposicionamento, mudando posteriormente para um público alvo essencialmente composto por mulheres modernas de 18 a 34 anos. Essa informação também constava no breafing entregue.

Ademais, quanto à escolha do tema, o público alvo da DZARM. foi descrito como mulheres de atitude confiante. A ideia proposta pela agência, da mulher urbana, elegante e autêntica no dia a dia, tem coerência com aquilo que foi abordado no reposicionamento, uma vez que a DZARM. se propõe como uma grife de moda jovem feminina e procura fortalecer a marca nos grandes centros.

2. SELEÇÃO DE MEIOS MAIS ADEQUADOS PARA A DISTRIBUIÇÃO DA MENSAGEM

2.1. MÍDIA ELETRÔNICA

Meio: Televisão – TV a cabo

Veículos: GNT e Multishow.

O horário escolhido pela agência abrange não somente o proposto, como vai um pouco além, o que se considera satisfatório pelo ponto de vista da DZAMR.. Além disso, a agência selecionou canais mais segmentados, voltados para um público que tenha TV a cabo - supõe-se uma classe socioeconômica mais alta - como proposto. O Multishow tem uma programação mais popular e jovem e o GNT é mais maduro e experiente. Os canais escolhidos estão de acordo então com público-alvo, que tem entre 18 e 34 anos. Espera-se então que um canal complemente o outro no requisito alcance.

Como um detalhe importante, as tabelas com os preços não possuem fonte, sendo um erro na formatação.

Nota-se ainda o fato de as inserções acontecerem no mesmo horário e no mesmo dia da semana, só que em canais diferentes, o que diminui a possibilidade de frequência, visto que os canais podem ter telespectadoras em comum. As propagandas poderiam então ser melhor distribuídas durante a semana.

         Por fim, a agência cita o "Programa Especial" como canal de veiculação na campanha mas este não existe na programação do canal MULTISHOW.

2.2. MÍDIA ONLINE

Meio: Internet

Veículos: Facebook e Youtube.

O uso proposto para as redes sociais é interessante, mas considerado pouco exploratório. A agência não considerou ferramentas como os Blogs, por exemplo.

Quando se trata de mensurar os resultados, a agência propõe considerar o numero de paginas vistas, mas para a DZARM. é interessante que essa mensuração abranja mais do que as páginas vistas, como os comentários, postagens e interação do público com a página, que são fortes estratégias de fortalecimento do Brand Equity.

Apesar dos pontos fracos, considera-se que o foco dado à conscientização e ao desenvolvimento de atitude no consumidor sobre a marca - as três primeiras etapas do modelo DAGMAR- estão sendo bem trabalhadas neste quesito.

2.3. MÍDIA IMPRESSA

Meio: Revistas

Veículos: CLAUDIA e Estilo

A DZARM. está de acordo com as revistas escolhidas, uma vez que estas alcançam o público, pois ambas as escolhidas são voltadas para um público feminino com idades que coincidem com as do público-alvo da marca.

3. USO COORDENADO DAS DEMAIS FERRAMENTAS DE CIM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com