TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecommerce Atividade Individual FGV

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

plano de marketing

Agosto/2020

        

[pic 4]

[pic 5]

Elaborado por: Natália MF Bina        

Disciplina: Marketing

Turma: Solimar Garcia

Introdução

O varejo está cada vez mais dinâmico, com a pandemia as organizações enfrentam a necessidade de melhorar a comunicação da marca e de construir estratégias capazes de proporcionar uma maior vantagem competitiva dentro do cenário online e físico. As varejistas que desejam se manter competitivas necessitam adaptar-se rapidamente às novas mudanças. Entender que o marketing não é apenas a promoção do produto, é o primeiro passo dentro de uma extensiva rede de ações requeridas para conquistar o cliente atual.

O planejamento de marketing representa papel determinante na reconstrução da identidade das marcas, visto que o cliente precisa ser conquistado antes de entrar no ponto de venda ou acessar o site da empresa. Para tanto, parcerias e estreitamento dos laços com o consumidor precisam estar sempre em foco. Esse cenário exige que a empresa se adapte aos novos padrões de comunicação e velocidade da informação, tornando um desafio constante para a companhia atender aos padrões estabelecidos por consumidores cada vez mais exigentes dado ao grau de informação e acessibilidade ao qual a sociedade atual vivência, então a constituição de um plano de marketing adequado auxiliará a organização a alcançar os seus objetivos.

Introdução do Caso

Este plano de marketing tem como objetivo analisar todo o cenário que está inserido a rede varejista; “Lojas Guaibim”. Se aprofundando em variáveis como mercado, concorrência, perfil do cliente, mix de produto, plano de marketing, comunicação, promoção, propósito, dentre outros. E apenas com o entendimento do negócio e do mercado nele inserido que será possível definir um novo plano de ação para o marketing da companhia.

Após a busca, coleta e análise dos dados da Guaibim, o plano consistirá em 3 etapas. A primeira etapa é elaborar um planejamento consistente. A segunda é a implementação e a terceira avaliação e controle. A aparência simplória da estrutura engana, toda etapa requer preciosismos e detalhamento para que se alcance bons resultados.

Foi durante buscas de compra de eletrodomésticos para que identifiquei a companhia, com preços competitivos e frete grátis para Bahia. Estes são dois dos pontos que a torna extremamente atraente, já que os preços mais competitivos normalmente se encontram no Sul/Sudeste e o custo do frete é tão alto que não compensa o valor final da compra. Entretanto o site deixa a desejar quanto ao nível de detalhamento na descrição dos produtos e a promoção da companhia não divulga apropriadamente as ofertas e o frete gratuito.

O mercado baiano é carente de boas ofertas, um dos maiores fatores se dá a sua localização geográfica. Outro ponto muito importante é a pobreza, a Bahia está localizada no NE atualmente a região mais pobre do Brasil, o que faz com que diversos varejistas não invistam na comunicação e no mix de produtos, pelo julgamento da baixa renda per capita da população. Entretanto, a rede varejista em destaque identifica seu público-alvo como c, d, e e, ou seja, o Nordeste é perfeito para a companhia.


Desenvolvimento

 ANÁLISE AMBIENTAL

As Lojas Guaibim é parte do Grupo Ramiro Campelo, atualmente o maior grupo 100% baiano do Brasil composto por 40 lojas. O grupo possui outras marcas, como Casa + Fácil, as Brands LG e Motorola. O grupo nasceu em 1972 com uma loja chamada Casa do Fazendeiro em 1972 em Valença no interior da Bahia. E após 10 anos surgiu a primeira Lojas Guaibim da rede. A empresa familiar tem os filhos do fundador em duas cadeiras de diretória.

Vale ressaltar que foram dos valores comuns a cidade do interior que surgiu o negócio e a identidade da empresa. Observando as necessidades locais de Valença no sul da Bahia, o fundador Ramiro Campelo criou o negócio. Foi dessa mesma necessidade que criou uma linha de crédito para facilitar a compra pela comunidade mais carente, e atualmente se promove como o crediário mais barato da Bahia, além da oferta de parcelamento em 12x sem juros em qualquer cartão.

Criada para o público C e D, a proposta da companhia é realizar o sonho da casa mobiliada. Para isso conta com um centro de distribuição, entrega rápida, e em muitos casos gratuita, frota própria e estoque. A diretoria da companhia acredita que o comércio é uma das atividades mais antigas da humanidade e que o mais eficiente é fazer o bom “feijão com arroz”, que seria bom atendimento x produto x preço, garantindo-se competitivo no mercado.

PESQUISA DE MERCADO

O ano de 2020 provou que o básico não é suficiente, as vendas online tiveram um crescimento maior que 130%. Ou seja, mais que o dobro do ano anterior, muitas lojas físicas fecharam por mais que 4 meses e o vendedor ficou escanteado nas vendas. Logo, saiu na frente quem se antecipou e tinha suas lojas virtuais funcionando a pleno vapor. O olho a olho tão valorizado pelo varejo foi substituído pelas redes sociais, e-mails marketings SMS e mensagens de whatsapp.

Os grandes varejistas estão por toda parte, a Bahia hoje possui variedade de opções com facilidades de pagamento, entrega rápida, retiradas no mesmo dia em pontos físicos, centros de distribuição próximos e fortes parcerias comerciais com grandes marcas. Sem falar da concorrência com “market place”, varejo de outros estados e tantas outras que surgem dia após dia.

E por mais estranho que pareça, o auxilio emergencial contribuiu para vendas no NE. As vendas de eletrodomésticos cresceram 29% se comparado ao ano anterior. Informática teve crescimento de 87% e moveis 16%. Segundo pesquisas, o crescimento se dá ao auxilio emergencial, pois a forma de pagamento mudou, aumentando os pagamentos à vista e o menor número de parcelamento, evitando dívidas a longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com