TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Dissertações: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades Práticas Supervisionadas

Estudo de caso: Padaria Q Pão

Podemos dizer que administração é utilizar os recursos das organizações para alcançar um objetivo, é um processo continuo de organizar e dirigir.

O objetivo da administração é a busca de melhores resultados através das pessoas.

A administração é fundamental na condução da sociedade moderna.

Ao longo da história para entender melhor a administração, nos deparamos com teorias que foram aprimoradas em decorrência as mudanças, pois a medida que o ambiente se torna instável a necessidade de opções diferentes para a solução de problemas.

Para isto a história da administração equacionou essas mudanças com o aparecimento de diversas teorias com ações adequadas e estratégicas para determinadas situações, podemos citar estas teorias como forma de fundamentar conceitos, idéias, teorias e valores.

Teoria Clássica: Enfâse nas tarefas e na estrutura organizacional, são as principais figuras: Taylor, fayol, Gilbreth, Grantt, Guink, Uniwich, Money Emerson. Incentivos materiais e salariais.

Teoria das relações humanas: Ênfase nas pessoas, principais figuras: Mayo, Follett, Rolth Isberger, Dubin, Cart Wright, French, Tallesnich, Tannenhaum,Lerwin. Incentivos sociais e simbólicos.

Teoria Neoclássica: Ênfase no ecletismo, tarefas, pessoas e estrtura, principais figuras: Drucker, Koont, jucius, Mewmann, Odiorne, Humble, Galinier, Scher, Dale, principais incentivos mistos, tanto materiais como sociais.

Teoria da burocracia: Ênfase na estrutura organizacional, principais figuras: Weber, Meston, Selznick, Goudner, Michels, incentivos materiais e salariais.

Teoria estruturalista: Ênfase na estrutura e no ambiente, principais figuras: Etzioni, Thompson, Blau, Scott, incentivos mistos tanto materiais como sociais.

Teoria comportamental: Ênfase nas pessoas e no ambiente, principais figuras: Simon, MC Grecor, Barnard, Agyris, Likert, Cyht, Beminir, Schein, March, Lawrence, Sayles, Lorsch, Becknard,, incentivos mistos.

Teoria dos sistemas: Ênfase no ambiente, principais figuras: Katz, Kahn, Johnson, Kast, Rosenzweig, Rice, Chuchman, Burm, Trist, Hocks, incentivos mistos.

Teoria da contingência: Principais figuras: Thompson Lawrence, Lorsch, perrov, incentivos mistos.

As teorias vieram em resposta ao surgimento da revolução industrial.

A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, pois o crescimento acelerado das empresas foi necessário substituir a improvisação, que era usada para sanar determinado problema com mão de obra. Nos processos artesanais não havia controle dos recursos e na falta e algum material os artesões improvisava.

A produção em massa aumentou o numero de assalariados nas indústrias, o desperdício deve ser evitado, para acompanhar a concorrência nas empresas.

Surgiu a divisão do trabalho entre os que planejam e os que executam, iniciou a chamada escola da administração cientifica introduzida por Taylor, preocupado em aumentar a eficiência na indústria por meio de racionalização do trabalho operário.

Esta tendência poderá ser aplicada na administração da padaria Q pão, pois ao observarmos as falhas nos diversos setores que envolve a padaria, estão sem supervisão ineficientes e mal cuidados.

Funcionários que faltam sem avisar, equipamentos inoperantes, fazendo que o Sr. Brend trabalhe com improviso, como era aplicado no começo antecedendo o aparecimento das teorias.

Para reorganizar os setores, o Sr Brend deverá fazer um planejamento estratégico, estabelecendo metas, começando pelos funcionários, pois se os funcionários não estiverem satisfeitos no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com