TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Artigo: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

FORMULÁRIO DE ANÁLISE DO ARTIGO COM PROCEDIMENTO DE PESQUISA ESTUDO DE CASO:

1. Referência completa do artigo:

SOUZA, Caio Motta Luiz de. Entre o planejamento estratégico formal e informal: um estudo de caso exploratório sobre a prática de estratégia nas organizações. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000500005&lang=pt. Acesso em: 06 fev. 2014.

2. Descreva o objeto de estudo:

O objeto de estudo é o PLANEMANENTO ESTRATÉGICO FORMAL E INFORMAL COMO PRÁTICA NAS ORGANIZAÇÕES.

3. caracterize a problematização ou situação a ser estudada:

A partir dos estudos de formação estratégica de Mintzberg, que falam sobre a relação ordenada entre determinadas características das organizações e o tipo de formação estratégica que se encaixa em cada uma delas, pode-se traçar um padrão de formação estratégica de uma organização por meio da análise de variáveis pré determinadas (?), tais como a turbulência do ambiente da organização, o nível de incerteza nos negócios e também o tipo de tecnologia de produção empregado.

4. Identifique a abordagem teórica / paradigmas utilizados no estudo:

Abordagem baseada na teoria da estruturação (Giddens, 1984). Elabora-se um estudo de caso exploratório em uma empresa organizada por projetos, buscando observar seu processo de formulação e implementação de planejamento estratégico, no qual se esperaria um processo pouco estruturado de tomada de decisão de estratégia, aproximando-se de uma adhocracia (Mintzberg & McHugh, 1985).

5. Identifique dentre os diferentes tipos de investigação abaixo, qual (quais) é (são) utilizados como objetivo de conhecimento:

QUADRO 4 – Tipos de investigação a que o Estudo de Caso se destina - 2014

n Tipo de investigação Caracterização da investigação Justificativa da escolha no artigo do estudo dirigido

1 Exploração O estudo de caso é aplicado nas fases iniciais de uma pesquisa para desenvolver idéias e identificar as questões de pesquisa Estudo de caso exploratório:

“Guiados pela abordagem de estratégia como prática, elaboramos um estudo de caso exploratório em uma empresa organizada por projetos, buscando observar seu processo de formulação e implementação de planejamento estratégico, no qual se esperaria um processo pouco estruturado de tomada de decisão de estratégia, aproximando-se de uma adhocracia (Mintzberg & McHugh, 1985).“

2 Construção de teoria (explanatório) Como identifica e descreve variáveis-chave e suas ligações, o estudo de caso consegue explicar tal correlação, gerando novas teorias O autor cita as abordagens teóricas de outros autores, tais como Chandler, Mintzberg e correlaciona com os estudos do campo de estratégia, postulando em seguida a possibilidade de determinar padrões de formação estratégica nas organizações.

“Ao analisar os estudos tradicionais do campo de estratégia, pode-se identificar um componente contingencial constitutivo em suas elaborações teóricas. Desde estudos clássicos, como o de Chandler (1962), que lida com a idéia de que a estrutura da organização deve corresponder à sua estratégia, até mesmo os trabalhos da perspectiva de escolha estratégica, nos quais a estrutura é determinada por suas contingências operacionais (Child, 1972), há um pressuposto de que é possível ordenar as organizações em um continuum de pontos de encaixe (fit), de acordo com a dimensão que é analisada (Donaldson, 2001). Um exemplo é o continuum entre estruturas orgânicas e mecânicas, de acordo com o nível de incerteza do ambiente (Burns & Stalker, 1961). Essa característica contingencial também pode ser identificada nos estudos de formação estratégica (Mintzberg, 1978, 1993), que postulam uma relação ordenada entre determinadas características das organizações e o tipo de formação estratégica que se encaixa em cada uma delas.“

3 Teste de teoria Usualmente utiliza-se de combinação de estudos de inquérito para testar teorias existentes, pois um só caso basta para falsear uma teoria / ou área aonde ela não se aplica

4 Extensão / refinamento de teoria Estrutura melhor as teorias existentes a partir das observações recolhidas

FONTE: MIGUEL (2012) (com adaptações)

6. Roteiro de análise dos indicadores de validade, confiabilidade e etapas da pesquisa utilizados no artigo – IDENTIFIQUE O TEXTO EQUIVALENTE A CADA INDICADOR OU SUA AUSÊNCIA E COPIE NO QUADRO DE ANÁLISE:

QUADRO 5 – indicadores de validade, confiabilidade e etapas da pesquisa - 2014

1 Definição de uma estrutura conceitual teórica Mapeamento da literatura “Muitos desses autores baseiam-se na teoria da estruturação (Giddens, 1984), para realizar suas análises (e.g.Barley & Tolbert, 1997; Jarzabkowski, 2008; Orlikowski, 2000; Whittington, 2006). O amplo uso das idéias de Giddens (1984) é compreensível porque, diferentemente das abordagens institucionalistas (DiMaggio & Powell, 1983; Meyer & Rowan, 1977), que exploram a difusão e uso de práticas pelas organizações por pressões institucionais, sua teoria possibilita explorar como a dinâmica social das organizações impacta nas práticas definidas para a análise estratégica, pois abre espaço para o processo subjacente (micro) relacionado ao fenômeno de interesse, incluindo a agência dos sujeitos dentro da formação das estruturas constitutivas dos sistemas sociais (Whittington, 2006).“

Delineamento das proposições Testar variáveis: o continuum entre estruturas orgânicas e mecânicas, de acordo com o nível de incerteza do ambiente (Burns & Stalker, 1961) ; Estudos de formação estratégica (Mintzberg, 1978, 1993); Teoria da estruturação (Giddens, 1984)

Delimitação das fronteiras do estudo e grau de evolução Personagens: InfraCO

Lugar : Brasil.

Tempo : Últimos 30 anos .

2 Planejamento do caso Seleção da(s) unidade(s) de análise e contatos para tal A técnica de amostragem dos entrevistados foi oportunista, envolvendo um informante na indicação de pessoas-chave (Arksey & Knight, 1999), o que possibilitou a cobertura de grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com