TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Trabalho Universitário: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo esclarecer a importância de uma boa administração em uma empresa. Vamos conhecer através das matérias estudadas neste semestre, como surge a idéia de um grande negócio, os problemas iniciais, os acertos e erros, bem como atingir o sucesso financeiro da mesma.

Quais ações precisam ser mantidas e quais precisam ser mudadas? Conhecer as principais ferramentas que o empreendedor precisa utilizar para medir se seu negócio é viável ou não. Buscar também novos horizontes para permanecer no mercado, e aproveitar as melhores situações para fazer seu negócio crescer.

MARKETING

Para mantermos um bom negócio, além do conhecimento dos produtos e serviços ofertados no mercado, precisamos investir numa área muito importante da empresa que é a de marketing. Sem essa importante ferramenta, o negócio não sobrevive. Sabemos que o sucesso de uma empresa está ligado à satisfação das necessidades e desejos do cliente, e para que isso a ocorra precisa conhecer e manter um bom marketing de relacionamento com o mesmo, ou seja, atender bem não só hoje como sempre.

Todo negócio tem que ser reavaliado frequentemente em busca de novidades e melhoria. No caso da Academia boa forma, como grande parte do negócio se refere a serviços (intangível), as instalações e o bom atendimento nesse ramo é fundamental. Muitas empresas estão aderindo ao endomarketing, onde é trabalhado o relacionamento interno da empresa, os profissionais devem ser treinados e motivados para atender bem os clientes.

Como profissional de marketing minha sugestão seria envolver esses profissionais nos processos decisórios da empresa, visto que o mesmo tem o conhecimento técnico do serviço, ouvir sempre, e analisar as sugestões oferecidas, como por exemplo, uma nova modalidade de aulas, participação de eventos esportivos, eventos no calendário interno da academia.

Minha segunda ação seria treinar o atendimento de todos os profissionais da empresa, desde o proprietário até o faxineiro, pois a simpatia, a cortesia, a gentileza e o conhecimento são armas poderosas que uma empresa possui, principalmente quando se referem a serviços. O cliente tem que se sentir em casa, ter prazer de ir num lugar e ser bem recebido, ser ouvido e se sentir importante.

Para se manter no mercado a Academia, bem como seus profissionais de Educação física, devem saber quem é seu público para que seus objetivos sejam definidos. Hoje com a preocupação da população em ter uma vida saudável, abrem-se um novo horizonte para essa área que era pouco procurada anos atrás. Para aproveitar esse momento, precisam oferecer serviços voltados para as características de seu público, de forma satisfatória e atender suas necessidades.

Numa pesquisa realizada na Academia Nadbem da Cidade de Turvo SC, verificamos:

a) A maior parte é composta por mulheres.

b) A idade varia entre 17 e 30 anos.

c) A atividade física mais procurada do homem é a musculação, seguida a natação.

d) A atividade mais procurada da mulher é a aula de Hidroginástica, seguida da aula de Zumba Fitnees.

e) A média de freqüência para ambos os sexos é de duas vezes por semana.

f) O principal objetivo para ambos ainda é estético.

g) A renda mensal varia de R$950,00 a R$1.800,00.

Segundo Kotler (2000), serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto.

Vejamos abaixo as quatro características especiais do serviço, que uma empresa deve considerar para elaborar seu programa de marketing.

Intangibilidade: Os serviços não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes da compra. Por exemplo: Ao cortar um cabelo, o cliente não consegue ver o resultado antes de se olhar no espelho ou seja, somente depois do serviço realizado.

Por isso os clientes buscam informações de outras pessoas que já utilizaram o mesmo serviço, verificam as instalações e o preço praticado, de modo a terem total confiança na empresa.

Inseparabilidade dos serviços: Os serviços não podem ser separados de seus fornecedores, sejam pessoas ou equipamentos. O cliente necessariamente deve estar presente no ato da execução do serviço. Por exemplo: Ao fazer um tratamento dentário o cliente deve estar presente, senão o serviço não existe.

Variabilidade: A qualidade do serviço depende de quem os fornece, bem como de quando, onde e como são fornecidos. Por exemplo: Alguns Hotéis têm ótima reputação no mercado, mas se um de seus funcionários não atender tão bem o serviço a ser executado, o hotel poderá sofrer conseqüências negativas.

Perecibilidade: Os serviços não podem ser armazenados para venda ou uso posterior. Por exemplo: Quando um cliente falto a uma consulta marcada para seu médico, e o mesmo tem uma quantidade de horários definidos para aquele dia, o atendimento daquela hora perece, ou seja, desaparece. No final do dia dependendo do número de consultas, o faturamento desse médico poderá ficar comprometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com