TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1 Introdução.............................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Primeiro desafio- Contexto Administrativo..........................................................05

2.1.1 Segundo desafio- Contexto Econômico...........................................................08

2.1.1.1 Terceiro desafio- Contexto Contábil..............................................................09

2.1.1.1.1 Quarto desafio-Contexto Matemático.........................................................10

3 Conclusão..............................................................................................................12

Referências...............................................................................................................13

1 Introdução

O objetivo principal deste trabalho é estruturar e praticar o processo de abertura de uma empresa e como administrá-la usando o desenvolvimento do plano de negócios.

A empresa apresentada segue a atuação no comércio de venda e distribuição de pães, bolos, biscoitos e doces, visando um excelente atendimento aos clientes que buscam qualidade e serviços diferenciados com suas necessidades individuais.

Esta entrevista foi feita com o Sr. Celson Rodrigues, empreendedor que gentilmente aceitou nos fornecer informações referentes ao seu negócio.

2 Desenvolvimento

2.1 Contexto Administrativo

Dados da Empresa

Razão Social: Padaria Central Ltda

Nome de Fantasia: Padaria Central

Endereço:

Ramo de atuação: Empresa voltada ao comércio de pães.

Histórico

A Padaria Central teve a sua Fundação no ano de 1989, constituída por um só proprietário, o Sr. Celson Rodrigues que diante a dificuldade em conseguir emprego na pequena cidade e com muita experiência em padarias teve a grande decisão de abertura da empresa, empregando assim todas as suas economias.

Sua missão é oferecer excelentes produtos para consumo de toda a população com muita dedicação, seriedade e respeito, com um bom atendimento e qualidade.

Por ser uma empresa de pequeno porte o nível de hierarquia entre os funcionários, funciona da seguinte maneira: 1 Assistente financeiro, 1 operador de caixa e 1 atendente de balcão, sendo que dia de muito movimento, se necessário no balcão de atendimento todos atendem os clientes.

Organograma

Proprietário: Celson

Responsável por toda parte burocrática da padaria assina todos os tipos de contratos, realiza as compras de materiais, equipamentos e produtos para o comércio e providencia recursos necessários.

Grau de escolaridade: 2º grau completo e experiência em comércio de pães há 08 anos.

Financeiro: Andréa Alves

Responsável pela movimentação financeira da padaria e todos os tipos de pagamentos.

Grau de escolaridade: Superior em Ciências Contábeis.

Operador de Caixa: Sandro Henrique

Responsável por todos os tipos de recebimento, movimento de caixa e emissão de notas fiscais.

Grau de Escolaridade: Cursando 4º semestre Administração de Empresas e possui experiência de 05 anos como operador de caixa.

Atendente de Balcão: Amanda Silva

Responsável pela abordagem e todo processo de atendimento ao cliente e anotações de pedidos.

Grau de escolaridade: 2º grau completo, experiência em vendas há 07 anos.

Em entrevista ao dono da empresa verificamos que dentre as teorias abordadas neste semestre, a Padaria Central adota a Teoria das Relações Humanas, onde o colaborador é visto como humano e sempre existe a preocupação com o sentimento e o pensamento deste. Devido essa valorização o colaborador tende a produzir com mais eficiência, entende que faz parte de algo maior, onde tem a incumbência de realizar anseios, numa forma de atuação de liberdade para que todos participem das decisões tomadas na organização, sempre na sua área de atuação. A descentralização também é usada pela empresa, porque durante o expediente, todos tem a liberdade de tomar algum tipo de decisão, mesmo que esta estratégia possa vir a gerar conflitos, as ideias e tomadas de decisão fluem com maior velocidade.

Para melhores resultados a empresa deveria adotar um sistema de treinamento dos funcionários, adequando mais o atendimento, padronizando com uso de uniformes e adotar também o uso de crachá para melhor identificação, como tem muito espaço sobrando, sugerimos ao senhor Celson, a construção de uma pequena lanchonete, com mesas e cadeiras padronizadas para melhor atendimento e conforto aos clientes.

Em relação às características da abordagem moderna recomendamos ao gestor desta empresa a Reengenharia, devido ao repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias, buscando a mudança no seu cotidiano, redefinindo todos os processos e ainda melhor, reduzindo custos e aumentando a receita e a qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com