TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Trabalho Universitário: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  2.091 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo de Caso Grendene S/A.

Ideias simples aliadas à ousadia e a busca contínua para oferecer produtos inovadores: assim é a Grendene, uma empresa com mais de 40 anos que conquistou um papel de destaque no setor de calçados no mundo.

O começo foi em 1971, quando os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartelle fundaram a Plásticos Grendene Ltda em Farroupilha (RS). Atentos às possibilidades do plástico na indústria, iniciaram a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho, até então feitos em vime. Em seguida, a empresa começou a fabricação de peças em plástico para máquinas e implementos agrícolas. E, na sequencia, tornou-se fornecedora de componentes para calçados, sendo pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação de solados e saltos para calçados. A primeira sandália surgiu em 1978, chamada Nuar. Em 1979 era lançada a coleção de sandálias plásticas com a marca "Melissa", no estilo aranha, inspirada nos calçados utilizados por pescadores franceses.

Hoje, a Grendene com um faturamento anual de 1,845 Bilhões de Reais, comercializa os seus produtos para o mercado interno e externo, conta com mais de 20 mil funcionários e seis unidades: Farroupilha e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, Fortaleza, Sobral e Crato, no Ceará e Teixeira de Freitas, na Bahia. Além de duas lojas exclusivas de Melissa, uma em São Paulo e uma em Nova Iorque (EUA).

Plano Estratégico

Definição dos Stakeholders

Os Stakeholders são todos aqueles que possuem interesse pelo que a empresa oferece ou pelo negocio gerido, que no caso da Grendene são: Clientes, Empregados, Fornecedores, Governo, Mercado Internacional, Comunidade, Acionistas, Gestores, Concorrentes e Orgãos de Classe. Cada um com suas variáveis de interesse como segue abaixo:

Cliente: moda, status, qualidade.

Empregados: Remuneração, condições de trabalho e estabilidade.

Fornecedores: Relações comerciais estáveis éticas e satisfatórias.

Governo: Incentivos fiscais, impostos e investimentos.

Mercado internacional: relações comerciais, moda e estilo.

Comunidade: Geração de emprego, motor gerador de renda da localidade, zelo com o ambiente.

Acionistas: Lucro e aumento de Patrimônio.

Gestores: Lucro e perpetuação.

Concorrentes: Pesquisa de tendências e lançamentos.

Órgãos de classe: Negociação por salários e empregos.

Publico Alvo

A Grendene por ter diversos tipos de produtos no seguimento de calçados atende a todos os públicos: homens, mulheres, adolescentes e crianças, de todas as classes; entretanto para objeto de estudo a ser apresentado neste trabalhado tomaremos por base a linha de calçados “Melissa”, principal produto da companhia, que possui forte influencia no mercado em que atua e é conceito de moda e estilo, tendo como publico alvo, mulheres.

Core Business

O Core Business é a expectativa associada ao produto e/ou serviço proporcionado aos clientes alvos da empresa, o qual possui valor agregado qualitativo. No caso da Grendene, para os calçados “Melissa”, seu Core Business é moda, status, estilo e conforto.

Declaração de Missão

Uma vez definido o Core Business da Grendene, podemos descobrir qual é o propósito desta companhia e seu objetivo para com a sociedade onde ela atua, no caso da Grendene sua missão declarada é:

“Fornecer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para a empresa e seus parceiros.”

Entretanto com base nos estudos e cenários propostos em sala, poderíamos redefinir a missão da Grendene como sendo: fornecer calçados de moda e estilo de acordo com as ultimas tendências de mercado, acessíveis a homens e mulheres de todos os públicos.

Fatores Críticos de Sucesso

Os fatores críticos de sucesso são determinantes para que a empresa atinja seus objetivos, sendo estes atividades chave que não podem falhar e preferencialmente devem ser desempenhados exclusivamente pela empresa, pois estes processos são atividades chaves nos níveis estratégico, tático e operacional.

Para a Grendene seus principais fatores críticos de sucesso percebíveis, são: Desenvolvimento de produtos, Ações de Marketing , Controle de custos, desenvolvimento de matérias primas e de maquinários para produção em larga escala.

Analise Ambiental

Á Analise Ambiental é a formulação de cenários que tem como objetivo fazer a prospecção de futuro para se antecipar aos problemas e definir diretrizes que garantam muito mais que a sobrevivência da empresa, sendo os cenários descritos de forma qualitativa e/ou quantitativas das situações futuras e hipotéticas da empresa dentro de um período de tempo.

Em tempo, devido a grande importância da definição de cenários, o ideal é utilizar os melhores recursos da empresa, sejam eles, tangíveis ou intangíveis, para que seja definido seu cenário econômico.

Para este estudo, utilizaremos de duas ferramentas: Analise de SWOT (Strenghs, Weakness, Opportunities e Threats), e o Modelo das 5 forças de Michael Poter.

Analise SWOT

A Analise SWOT tem como objetivo identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças apresentadas a organização/ empresa, tratando das analises dos ambientes internos e externos da organização, voltada para o interior da empresa, a analise SOWT tem o intuito de identificar suas forças e fraquezas e definir ferramentas para aproveita-las, corrigi-las ou oculta-las, bem como verificar as oportunidades e ameaças oferecidos pelo ambiente externo a organização.

Análise SWOT da Organização Estudada: Grendene S/A.

Ambiente Interno Forças

• Uma das maiores empresas de calçados do mundo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com