TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação sobre as questões abordadas pelo Estudo de Caso “Planejamento do Negócio”

Por:   •  19/3/2017  •  Dissertação  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA

COORDENAÇÃO DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISSERTAÇÃO DO ESTUDO DE CASO: PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO

Teresina-PI

2017

Fernanda de Sousa

Helaíne Cristina

Lisiana Costa

 Mayra Thuanne

Vanessa Campelo

DISSERTAÇÃO DO ESTUDO DE CASO: PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO

Dissertação sobre as questões abordadas pelo Estudo de Caso “Planejamento do Negócio” apresentado ao Profº. Antônio de Lisboa Lopes de Araújo na disciplina de Criação de Novos Negócios do curso Bacharelado em Administração da Faculdade Santo Agostinho.

Teresina-PI

2017

 

Podemos caracterizar o empreendimento do Sr. João como de pequeno porte, relacionando-o como microempreendedor sem termos a certeza do registro da lanchonete aos órgãos fiscalizadores; acessibilidade do local em praça pública sendo aprovada pela Prefeitura Municipal; envolve ramo alimentício, portanto trabalha com produtos perecíveis; alto nível de rotatividade de pessoal e segmentação de mercado consumidor realizado.

Com a chegada do primo Antônio à cidade, podemos perceber algumas diferenças entre ele e o Sr. João: Antônio possui embasamento teórico em Gestão de Negócios antes de abrir seu próprio negócio, enquanto Sr. João abriu sua lanchonete muito cedo sem apresentar nenhum curso superior na área de Gestão ou Administração; Antônio com espírito empreendedor possui mais estratégias de crescimento do negócio e disposição para assumir riscos em investimentos, por exemplo; já Sr. João acredita que em 20 anos de negócio linear (sem crescimento) mantendo-se sem dever a terceiros e sem arriscar em investimentos, se considera um grande empreendedor.

A modelo da gestão do negócio utilizado pelo Sr. João pode ser considerada como Gestão Militar, por se tratar da maioria das funções centralizadas nele mesmo. Isso transparece antiguidade (retrocesso) ao que realmente o mercado pode oferecer hoje.

Considerando inicialmente o acordo firmado entre Antônio e Sr. João com relação lucro, podemos identificar que o lucro é medíocre por se tratar de um negócio de baixo lucro e crescimento limitado, o empreendedor trabalha muito e ganha pouco e não demanda conhecimento especializado nem grande investimento.

A crescente demanda por tudo o que envolve o ramo alimentício é um dos fatores que tornam a abertura/manutenção de uma lanchonete um empreendimento com grande potencial de viabilidade. Os clientes diretos dos produtos de uma lanchonete configuram-se normalmente pela população que trabalha, estuda ou reside na região próxima ao estabelecimento, que consomem com certa periodicidade, e também das pessoas em passagem pelo local que potencialmente realiza compras eventuais.

Portanto, consideramos como fatores importantes para o sucesso do negócio:

  • O ambiente deve ser mantido o mais limpo, iluminado e arejado possível, devendo-se atentar à legislação específica que diz respeito às características mínimas indispensáveis de organização e manutenção das instalações de estabelecimentos deste tipo.
  • O layout de equipamentos e mesas para preparo dos alimentos assim como das pias e balcões para higienização deve ser organizado de forma a agilizar e otimizar o processo produtivo, permitindo livre circulação de pessoas e materiais.
  • A estocagem deve acontecer em lugar próprio para tal, sendo que se deve acondicionar de maneira adequada tanto os insumos perecíveis - frutas, verduras, vegetais, carnes, cafés e chocolates a granel, farináceos, laticínios, condimentos, óleos, gorduras, água – como os industrializados que possuem períodos de validade mais extensos como balas, chicletes, chocolates, salgadinhos, refrigerantes, sucos, água, chás. Dessa maneira, deve-se possuir meios de manter este estoque organizado e controlado através da disposição dos produtos e matérias primas em estantes, caixas, geladeiras, freezers, assim como pelo gerenciamento deste através de algum sistema de controle de entradas e saídas de produtos no estoque.
  • O corpo de colaboradores distribuídos por setores e funções:

-Gerente: o responsável pela gestão da lanchonete (Sr. João e Antônio) exercendo a função administrativa, financeira, controle de estoque, controle do preparo de alimentos, relacionamento com os fornecedores.

-Caixa: este funcionário será responsável pelas atividades relacionadas a recepção de valores de vendas dos produtos da lanchonete, manipulando dinheiro e operando transações com cartão de crédito e débito.

-Atendente: Atendimento aos clientes, recepcionando-os, anotando os pedidos, repassando-os para a cozinha e servindo refeições e bebidas. Também organiza, confere e controla materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local de trabalho, realiza a limpeza das mesas e reposição de itens dispostos nestas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com