TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso E Survey

Artigos Científicos: Estudo De Caso E Survey. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Descrever e analisar os principais passos para a condução de uma pesquisa:

Os métodos de pesquisas podem ser quantitativos (survey) ou qualitativos (estudo de caso), devendo sua escolha estar melhor associada aos objetivos da pesquisa. Os dois tipos possuem, vantagem e desvantagem. Cada pesquisa ou investigação pode fazer uso de diferentes métodos de forma combinada, alinhando o qualitativo do quantitativo.

Preparação para um Estudo de Caso

Segundo Yin (2005), o investigador deverá ser treinado para que tenha as técnicas e habilidades solicitadas para extrair da situação as informações mais importantes através de procedimentos analisados, na percepção e na capacidade analítica. Ser flexível, coletar outras informações, e caso necessário refazer o design.

São desejáveis as seguintes características: ser capaz de formular questões, ser bom ouvinte e não ficar prisioneiro de seus preconceitos e ter grande conhecimento sobre os assuntos que estão sendo analisados. O investigador deve ter uma postura neutra para evitar a dupla interpretação ou noções pré-concebidas, para tanto, sempre que possível deve documentar os dados coletados.

No estudo de caso o protocolo é bem mais que um instrumento, tem os procedimentos e as regras gerais que serão seguidas. O protocolo tem como função aumentar a confiabilidade do trabalho a pesquisa ao servir como guia ao investigador ao longo das atividades do estudo. O protocolo deve ser composto das seguintes seções:

Segundo YIN (2005):

Apresentando, forma sumária, sobre background teórico que sustenta o estudo. Também apresentando um documento para informar os entrevistadores à organização na qual se pretende fazer a coleta de dados e quais são os objetivos da pesquisa, e suas questões orientadoras iniciais.

Sendo assim, como os dados são coletados sob condições de ambiente não controlado, isto é: em contexto real, o investigador deverá adaptar seu plano de coleta de dados e informações aos entrevistados. Em outras palavras, é o entrevistador que deve se introduzir no mundo do objeto, e não o contrário, como ocorre com estratégias de pesquisa em ambiente controlado. Isso significa que o comportamento do pesquisador pode sofrer restrições. Por isso, é importante Ter em mente que não se poderá contar com instrumentos rígidos (tipo questionário com questões de múltipla escolha). Pelo contrário, o mais indicado é formular diretrizes sobre o comportamento do investigador em campo. Sendo assim , sugere-se que sejam enfatizadas as seguintes tarefas nos procedimentos de campo:

a) Desenvolver um procedimento para receber ajuda ou orientação de outros investigadores;

b) Criar um cronograma relacionando as atividade de coleta de dados em períodos específicos de tempo;

c) Preparar-se para a ocorrência de eventos inesperados (mudança na disponibilidade dos entrevistados etc.).

O protocolo consiste em um conjunto de questões que refletem as necessidades da pesquisa. Essas questões diferem daquelas formuladas para um survey (levantamento) por duas razões:

As questões são formuladas para o investigador e não para os respondentes; cada questão deve vir acompanhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com