TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Indústria Química

Exames: Estudo De Caso - Indústria Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução a Sistemas de Informação

Trabalho 1 – Indústria Química

6 DE MAIO DE 2013

Sumário

1. Introdução 2

2. Descrição do Problema e Análise do Mercado 3

3. Visão do produto 6

3.1. O Sistema de Processamento de Transações 6

3.2. O Sistema de Informações Gerenciais 8

4. Referências Bibliográficas 10

1. Introdução

Este documento visa realizar o estudo de caso de uma Indústria Química do ramo Farmacêutico afim de aumentar a produtividade e otimizar o processo de negócios da indústria em questão.

Para isso é necessário analisar o processo de negócios utilizado pela empresa e identificar os problemas a serem resolvidos, propondo soluções para essa otimização. Essa análise ficará por conta do item 2 do documento.

A partir da análise dos problemas da empresa, será proposto no item 3 um conjunto de Sistemas de Informação integrados com características que solucionem os problemas identificados anteriormente.

2. Descrição do Problema e Análise do Mercado

O mercado farmacêutico se caracteriza por uma forte dinâmica centrada basicamente, em pesquisa e desenvolvimento, produção industrial, comercialização com altos investimentos e estratégia de competição focada na diferenciação de produtos. O Brasil representa o 8º maior mercado do mundo em faturamento, representando apenas 2% da fatia do mercado mundial, que tem como líder os EUA, com 50% do volume de negócios. O setor nacional é quase que totalmente dependente de importações e utiliza a proteção de patentes como uma forma de segurança de retorno dos investimentos praticados.

No caso a seguir, o enfoque está no setor de comercialização de produtos, em como ele pode ser beneficiado com a implantação de um Sistema de Informação adequado, afim de otimizar o processo de negócios e fornecer possíveis relatórios que os gerentes necessitam.

A empresa-alvo desse estudo de caso é uma Indústria Química do ramo Farmacêutico, que possui milhares de clientes espalhados pelo país e recebe milhares de pedidos por mês.

Dentre os clientes da empresa, temos farmácias, hospitais particulares e secretarias de saúde de diversos munícipios. Tais clientes demandam uma grande quantidade de produtos em um único pedido e muitas vezes não podem esperar muito tempo para ter os produtos em mãos, além de terem a necessidade de acompanhar facilmente o andamento de seus pedidos.

A empresa utiliza um sistema de banco de dados em disco rígido para guardar as informações dos clientes, dos produtos em estoque e dos pedidos em curso.

Os pedidos são realizados através da Internet e são acompanhados através de senhas e autenticações. Entre o recebimento dos pedidos pelo site até a expedição dos produtos, existe um cruzamento de informações entre os setores de produção e vendas da empresa. Utiliza-se dois sistemas: um apenas para receber os pedidos online e outro para fazer a conferência e atualização do estoque e expedição dos pedidos.

Além desse cruzamento de informações entre os dois sistemas, o fato de ter os pedidos impressos e enviados para o depósito da empresa faz com que o processo seja menos eficiente e demore mais tempo que o necessário, tendo a possibilidade de deixar os clientes insatisfeitos.

O processo de negócios relacionado às vendas de produtos da Indústria pode ser resumido conforme a Iimagem 2.1.

Imagem 2.1 - Processo de Negócios.

Esse processo dificulta a chegada das informações aos gerentes, uma vez que essa troca de informações entre os dois setores da empresa é demorada e sujeita a falhas, devido ao fato de as informações serem gravadas em disco rígido e o sistema não apresentar uma forma de redundância (back-up) das informações.

Para otimizar o processo de negócios da empresa, devemos chegar a um Sistema de Informação que elimine esse cruzamento de informações e que facilite para os clientes o acompanhamento dos pedidos (através do próprio site) e diminua a espera pelos produtos. Além disso, as informações desde o recebimento do pedido, conferência do estoque e expedição dos produtos devem se tornar mais eficientes e agéis, para possibilitar aos gerentes tomar decisões rápidas em relação à produção.

3. Visão do produto

Para atender às necessidades da empresa em relação a agilidade e facilidade do acesso às informações, seriam implantados dois sistemas, que trocam informações entre si, para aumentar a produtividade da Indústria.

Um dos Sistemas seria do tipo SPT (Sistema de Processamento de Transações) que cuidaria da parte de gerenciamento do processo de negócios da empresa, desde o recebimentos de pedidos dos clientes, ainda através da internet, até a expedição dos pedidos.

O segundo Sistema seria do tipo SIG (Sistema de Informações Gerenciais), responsável por pegar os dados gerados pelo SPT (todos os pedidos, vendas, etc) e transformá-los em informações úteis aos gerentes, para que esses possam tomar decisões em relação à produção.

Uma descrição detalhada dos dois Sistemas será apresentada a seguir.

3.1. O Sistema de Processamento de Transações

Esse Sistema será o responsável por todo o processo de negócios da empresa, desde a realização de um pedido por um cliente, até a expedição dos produtos para os clientes. Será composto pela integração de um sistema online integrado ao site da empresa para a realização de pedidos e um sistema de gerenciamento de estoques.

O novo sistema visa eliminar algumas ações intermediárias realizadas anteriormente para agilizar o processo de entrega dos produtos. Para isso, será eliminada a necessidade de se imprimir o pedido para enviá-lo ao deposito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com