TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Bank Boston

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso: BankBoston

  1. De acordo com os estudos de Burns Stalker (1961) e Woodward (1965), uma das questões importantes para a Administração é decidir sobre o equilíbrio entre estratégia, estrutura, tecnologia, envolvimento e necessidades das pessoas. Diante disso, argumente como o BankBoston lidou com esses elementos e por que conseguiu sucesso.

O motivo maior do sucesso do BankBoston se deve, principalmente, ao seu processo de inovação adaptável e flexível e ao mesmo tempo rápido e eficiente e, sua sábia decisão de ter forço em um público-alvo específico fez com que seus serviços tivessem uma taxa de satisfação altíssima, sendo personalizadas para um público bem específico. Também podemos citar seu planejamento impecável e tecnologias modernas.

  1. No caso do BankBoston, qual o papel da inovação entre organização e o mercado?

A inovação levou a diferenciação do BankBoston do resto do mercado, que consequentemente traria mais possíveis clientes. O papel da inovação para as empresas é fazer com que essas se destaquem dentro do mercado.

  1. Pesquise a situação do BankBoston no movimento atual e faça uma avaliação de sua relação com o ambiente.

No Brasil, o BankBoston foi comprado pelo Itaú em 2006. Podemos avaliar esta compra como conseqüência de uma perda considerável de mercado do BankBoston e uma oportunidade promissora do Banco Itaú. O BankBoston procurava atender a classe A da população brasileira, entretanto, não foi suficiente para continuar competindo no mercado. Para o Itu, a compra foi uma estratégia essencial, pois foi fundamental na busca de outros segmentos de mercado, já que os clientes do BankBoston eram todos de alto poder aquisitivo.

Analisando o ambiente, pode-se afirmar que o BankBoston não se adaptou as mudanças sociais e econômicas e acabou tendo que ser vendido para continuar suas atividades no Brasil, ao contrário do Banco Itaú, que conseguiu captar as mudanças no ambiente externo e que com a compra aumentou seu patrimônio e começou a alcançar o mercado internacional

  1. As empresas 3M  e Dupont são citadas como empresas inovadoras. Sobre essas empresas, responda:
  1. Quais são os aspectos apresentados no texto que indicam que as empresas assumem a forma da metáfora orgânica?

Os aspectos da 3M e da Dupont, evidenciados no texto, são seus processos de inovação. As duas empresas buscam estar em constante mudança para manter suas respectivas reputações no mercado. A 3M procura manter sua sólida reputação como organização obcecada pela qualidade e comprometimento com o bem-estar de seu pessoal. A 3M determinou que todo funcionário é um gerador de ideias em potencial, disponibilizando 15% do horário de trabalho para dedicação em diversos projetos. A Dupont mantem um departamento de P&D fortemente estruturado capaz de transformar uma ideia em um produto comercializável, ressaltando que ambas empresas possuem programas para manter seus funcionários informados.

  1. Pesquise na internet (site da empresa) que outras características que a caracterizam dentro da metáfora orgânica.

Podemos perceber que no site de ambas empresas temos palavras-chave como: "inovação", assim como temas da atualidade. Essas empresas são essencialmente adaptáveis ao meio em que estão inseridas, ambas trabalham com foco nas inovações e nos temas atuais, ou seja, sofrem uma forte influência do meio onde estão inseridas. Ambas empresas tem base tecnológica e, se víssemos do ponto de vista mecanicista, estariam fadadas ao fracasso (pois operam em ambientes em constante mudança). Mas uma das palavras chaves da metáfora orgânica é a "sobrevivência", e uma adaptação rápida ao meio proporciona a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com