TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso DeBetti

Por:   •  16/12/2020  •  Artigo  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso: DeBETTI DRY AGED: MATURADO PARA EXPANDIR?

O presente relatório busca aplicar os conhecimentos agregados em aula fazendo uma breve análise do estudo de caso sobre o recente sucesso da casa de carnes DeBETTI, relacionado às estratégias de marketing aplicadas pela empresa.

São as chaves da estratégia de sucesso: objetivos claros e bem idealizados, conhecimento e perspicácia do ambiente em que atua, compreensão dos recursos e competências disponíveis. Rogério Betti, com essas três chaves em mãos, revolucionou os negócios da família e com certeza está fazendo sucesso e tem tudo para crescer ainda mais com sua estratégia adotada.

Conhecedor do ramo e apaixonado pelo negócio que decidiu abrir, Rogério já estava um passo a frente quando iniciou um movimento que mudou a percepção de muitas pessoas sobre o que é qualidade em se tratando de carne, um dos principais alimentos da mesa do brasileiro. O empresário estruturou com habilidade missão, visão e valores, e conciliou isso a um time perfeito, quando o estilo de consumo das pessoas vem mudando e prezando muito mais a qualidade do que a quantidade daquilo que se consome.

Ele mesmo cita o ramo de bebidas, outro setor em que é possível observar esse comportamento diante da diferenciação de qualidade do produto ofertado no mercado. Até pouco tempo atrás, as marcas mais populares e mais vendidas de cerveja ofuscavam totalmente os produtos diferenciados nas prateleiras do mercado. Cervejas artesanais, maltadas, ou apenas aquela marca mais cara, nem mesmo eram dispostas nas mesmas gôndolas, o que reforçava a ideia de que não eram bebidas típicas do consumo brasileiro.

De alguma forma essa ideia mudou, uma nova geração de consumidores, que prezam mais pelo sabor e qualidade, preferem pagar mais caro e consumir menor quantidade, e hoje isso vai além da cerveja e carne.

Hoje, o consumidor tem um perfil muito mais pessoal de consumo. As pessoas, cada vez mais envolvidas com um mundo de opções tecnológicas e artificiais, buscam resgatar esse contato mais pessoal e humano nas mínimas coisas, como no seu consumo por exemplo. Então, quando a pessoa se identifica com os valores apresentados por aquela empresa que ela descobriu agora no mercado, ela vira “fã”, como denomina Rogério. Essa foi a principal diferença que ele soube explorar no mercado, apresentar seu produto aos seus clientes não como um produto apenas, mas como uma paixão. Assim, pessoas que veem a carne como uma paixão, se tornam clientes potenciais que são muito mais fáceis de fidelizar.

Uma prova disso é seu restaurante, Quintal, que poderia ser só mais uma churrascaria na cidade, mas devido ao valor que Rogério já agregou a marca, o local se tornou um diferencial no ramo, as pessoas que vão ao Quintal, estão lá para além de comer, eles querem apreciar a carne.

O posicionamento da marca “carnes especiais, para momentos especiais” está totalmente alinhado à atualidade de mercado. E é um ótimo posicionamento a se defender, visto que preza pela qualidade acima da quantidade, e apresenta ao consumidor uma condição de consumo mais consciente, seletivo e personalizado.

Enfim, conforme conceitos apresentados em aula, é possível identificar os resultados positivos que um planejamento bem estruturado de estratégias de marketing pode agregar ao negócio.

                \[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com