TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Leroy Merlin

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.187 Palavras (25 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO GESTÃO EMPRESARIAL, TURMA 2

Dayane Cardoso

Patrícia Santos

Roberta Costa

        ESTUDO DE CAMPO        

LEROY MERLIN

GOIÂNIA

(Julho) /2017

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO GESTÃO EMPRESARIAL, TURMA 2

Dayane Cardoso

Patrícia Santos

Roberta Costa

ESTUDO DE CAMPO

LEROY MERLIN

Estudo de Caso apresentado à Faculdade Estácio de Sá, no curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial (Integral), 1º semestre, sob a orientação do Prof.(Especialista) (Sandro Rodrigues de Oliveira), responsável pela disciplina (Marketing); do Prof. Richardson Marques Ferreira, responsável pelo curso.

GOIÂNIA

(Julho) /2017

AGRADECIMENTOS

A Deus por nos dar a vida e saúde e força.

Aos nossos pais por sempre nos apoiar.

A Analista de RH Cristiane que nos passou informações valiosas para a execução deste estudo de caso.

Ao professor Sandro Rodrigues de Oliveira pelo ensinamento e orientação deste trabalho.

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO        5

II. DESENVOLVIMENTO        7

II.1. Definição do Negócio        7

II.1.1. Ramo de atuação        8

II.1.2. Denominação Social        10

II.1.3. Nome Fantasia        10

II.1.4. Linha de produtos/serviços        10

II.1.5. Justificativa        11

II.1.6. Valores e Políticas da Empresa        12

II.1.7. Missão do Negócio        13

II.1.8. Objetivo Geral do Negócio        13

II.2. Plano de Implementação        14

II.2.1. Análise Ambiental        14

II.2.2. Análise, segundo a Matriz BCG, da empresa        17

II.2.3. Análise ambiental, segundo o modelo Porter, da Organização        19

II.2.4. Tipo de Estratégia empresarial        21

II.2.5. Objetivos Departamentais        22

II.2.5.1. Objetivos de Marketing        22

II.3. Estrutura Organizacional        24

II.3.1. Desenho Organizacional / Departamental        24

II.3.2. Funções e Atribuições de cada área.        24

II.3.3. Vantagens e Desvantagens do Tipo de Departamentalização Utilizado        26

III. CONCLUSÃO        27

IV. BIBLIOGRAFIA        28

        


I. INTRODUÇÃO

        Este trabalho retrata o estudo de caso sobre a empresa no ramo de construção civil a Leroy Merlin de Goiânia. Considerada multiespecialista do lar, especializada em Construção, Acabamento e principalmente Bricolagem, é líder pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil. Este estudo tem o intuito de mostrar como funciona todo o processo organizacional, suas técnicas de marketing, relacionamento com o cliente e suas opiniões, a preocupação da empresa para com o meio ambiente, seus principais produtos e também aqueles que não têm muito fluxo de saída. Além disso, será mostrado também o reconhecimento mundial da empresa devido aos vários prêmios conquistados durante todos os anos, por diversos motivos, sendo um deles a melhor empresa para se trabalhar.

        É uma empresa que vem sempre trazendo inovações em todos os setores. Oferecem ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus clientes, sempre preocupada coma a qualidade de seus produtos e com os serviços prestados. Porém a uma grande deficiência no quesito divulgação de seus produtos, atrapalhando na venda de alguns produtos, pois nem todos sabem que são oferecidos. Alem do mais alguns fatores podem prejudicar sua lucratividade, sendo eles preços não muito acessíveis, falha em alguns processos organizacionais, a concorrência e também a crise econômica que pode influenciar nos seus resultados. Seria muito interessante a implementação de um projeto de mídia com foco em cada região do País analisando cada necessidade e buscando estratégias para melhor divulgar seus produtos.

        Os estudos de casos são importantes para analisar as condições organizacionais, seus processos, produtos, opiniões de clientes, se estão satisfeitos com os serviços oferecidos, resultados obtidos pela gestão estratégica. Pretende-se com esse estudo descrever toda a História da empresa, qual é o seu ramo de atuação, bem como seus valores, políticas e missão, produtos oferecidos, identificar seus problemas e falhas e soluciona-los.  

        Na primeira fase do projeto foi realizada uma entrevista com a analista de RH da empresa, que se dispôs a nos relatar todos os processos da empresa, descrição de todos os departamentos e cargos, como é realizada a estratégia de Marketing que é um dos principais pontos abordados nesse estudo. Também foram consultados vários recursos online, site da empresa que é bastante rico de informações. Com base nas informações repassadas, foi identificada a importância de ter um departamento de marketing em cada unidade da empresa, pois cada região tem um ambiente diferente, o que torna a divulgação da empresa e seus produtos.  

II. DESENVOLVIMENTO

II.1. Definição do Negócio

        É uma rede de lojas especializada em materiais de construção, acabamento, decoraçãojardinagem e bricolagem, fundada na França em 1923 por Adolphe Leroy e Rose Merlin com o nome de Au Stock Americain. Antes disso quando terminou a 1ª Guerra Mundial a família Leroy começou de forma ambulante vendendo produtos excedentes do exército americano. Em 1960 nasce a marca Leroy Merlin, porém somente em 1966 foi inaugurada a primeira grande loja com 200 colaboradores, antes disso as lojas eram bem menores. A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1997. A primeira loja da rede no país foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital. Em 2007, a Groupe Leroy Merlin muda de nome para GROUPE ADEO. E em 2014, para ADEO. A rede atua em outros 12 países incluindo a França que são:  EspanhaPortugalPolôniaItáliaBrasilRússiaChinaGréciaRomêniaUcrâniaChipre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (313.5 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com