TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Nespresso

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES:

1) Faça uma análise sobre a estratégia competitiva adotada pela Nespresso e como ela trabalha a percepção de valor do seu consumidor em relação ao seu produto.

A estratégia competitiva utilizada pela Nespresso é a diferenciação, na qual a empresa trabalha para criar um valor no produto que faça com que ele seja considerado único no mercado. Para que essa diferenciação ocorra, a empresa utiliza diversos métodos, trabalhando a segmentação, o branding e o atendimento ao cliente.

A percepção de valor trabalhada na segmentação está presente na forma como a empresa se comunica, ela cria uma imagem de sofisticação e exclusividade, utilizando a imagem do George Clooney como garoto propaganda da loja, que transmite aos possíveis clientes uma mensagem de superioridade da marca em relação aos seus concorrentes.

O branding da Nespresso é muito bem trabalhado, a empresa consegue agregar valor à marca sob diversas perspectivas, a começar pelos seus canais de compra, os produtos são vendidos somente em lojas próprias, gerando nos consumidores uma sensação de exclusividade. As lojas da Nespresso são projetadas para criar uma sensação de aconchego aos clientes, com aromas de café, espaços para degustação e demonstração de funcionamento dos seus produtos. A estratégia de criação de um ambiente agradável agrega valor à marca, fazendo com que a experiência em comprar o produto seja tão importante quanto o produto de fato, pois a Nespresso não vende só o café, mas a sensação de prazer, de sofisticação e de exclusividade.

O último aspecto trabalhado pela empresa para gerar uma percepção de valor é o bom atendimento, os funcionários da empresa agem de acordo com o posicionamento dela, elegantes, educados e bem informados sobre as características e funcionalidades de cada produto, sanando quaisquer dúvidas durante o processo de compra.

Todos esses fatores são essenciais para que a Nespresso consiga uma maior diferenciação no mercado e para que os consumidores estejam dispostos a pagar mais pelos seus produtos.

2) Considerando a estratégia competitiva da Nespresso e o perfil do seu consumidor, qual a política de preços (maior, menor ou em paridade com a concorrência) mais adequada para a empresa? Explique.

A política de preços mais adequada para a Nespresso é o preço maior que a concorrência. Através dos atrativos citados na questão anterior, a empresa cria um valor para a marca, gerando um diferencial competitivo que permite margens de lucro mais altas. Além disso, através do bom processo de segmentação, a Nespresso consegue cativar uma população disposta a pagar mais caro pelos produtos.

3) Em qual dos objetivos de preço a Nespresso pode se encaixar? Explique.

Acredito que a Nespresso se encaixe no objetivo de liderança na qualidade de produto, a empresa consegue vender seus produtos por um preço maior que seus concorrentes, mas um preço acessível, que consegue competir com o mercado e ao mesmo tempo demonstrar o posicionamento da empresa, indicando a qualidade do produto e experiência agregada a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com