TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sobre a Empresa Zara

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

ENSINO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO - ESAMC

ANA LAURA BRUNHEROTO BET

GABRIELA ERIZA REIS

LARISSA FRANCINE PANDORI BETTIM

LAUREN CAROLINE MANOEL

MIRELLA LEITE MARTINS

PRÉVIA - ESTUDO DE CASO ZARA

SOROCABA

2020

Como vamos vencer esse negócio?

Proporcionando uma experiência de compra cada vez melhor, para que o cliente que compre uma vez na Zara não consiga ir em outras lojas do segmento. Ser referência no conceito “fast fashion”. O look que o cliente ver na passarela, chegará à sua casa em duas semanas. O ponto de venda - as lojas - estarão sempre nos melhores locais da cidade.

CADEIA DE VALOR:

  • Infraestrutura:

As lojas são modernas, espaçosas e bem iluminadas. Roupas, femininas, masculinas e infantis, que acompanham a tendência da moda mundial por um preço acessível. Um ambiente onde o cliente se sente à vontade, sem ser importunado por vendedores insistentes.O campus é composto por uma sede corporativa para toda a empresa, bem como a sede da ZARA e ZARA Home, duas das oito marcas da Inditex. Há  também fábricas e um centro de distribuição onde as roupas são carregadas em caminhões para serem enviadas ao redor do mundo. As fábricas estão diretamente em frente aos escritórios corporativos.

  • Recursos Humanos:

Hoje em dia, a ZARA possui 200 funcionários só em seu time de criação, para conseguir responder imediatamente a cada tendência que surge na moda. Estes profissionais cruzam informações com as demandas de cada gerente de loja e com os conselhos dos comerciantes.

Os salários dos trabalhadores europeus são mais elevados do que os dos seus homólogos do mundo em desenvolvimento, mas o tempo de resposta é milagroso.

  • Tecnologia:

Enquanto as outras lojas levam em torno de cinco meses para colocar uma nova coleção em exposição, a ZARA transforma a última tendência em roupas prontas em apenas quinze dias – e a um preço bem acessível, se comparado às lojas do mesmo patamar de conceito fashion.

Os custos de mão-de-obra mais altos da Inditex são compensados por uma maior flexibilidade e uma velocidade de rotação mais rápida.

  • Aquisição:

 A empresa é proprietária de sua cadeia de suprimentos e compete em sua velocidade para o mercado, literalmente incorporando a ideia de "fast fashion".

 A produção da ZARA é majoritariamente interna e ela garante que suas próprias fábricas reservem 85% de sua capacidade para ajustes na temporada. A produção interna permite que a organização seja flexível na quantidade, frequência e variedade de novos produtos a serem lançados.

Em 2008, a ZARA tinha 27 lojas na China. Em 2013 eram mais de 350.

  • Logística interna:

O quartel-general do império ocupa uma área construída de 600.000 metros quadrados. São 16 fábricas ligadas ao centro logístico por dois túneis e 210 quilômetros de trilhos, por onde transitam as roupas acabadas para serem distribuídas. A  produção é de cerca de 3 milhões de peças de roupas por semana. A empresa é proprietária de sua cadeia de suprimentos e compete em sua velocidade para o mercado, literalmente incorporando a ideia de "fast fashion".


        A ZARA mantém uma quantidade significativa de sua produção interna e garante que suas próprias fábricas reservem 85% de sua capacidade para ajustes na temporada. A produção interna permite que a organização seja flexível na quantidade, frequência e variedade de novos produtos a serem lançados.

Graças a um fantástico esquema de logística, as peças fabricadas na Espanha chegam a uma loja em qualquer lugar do mundo em até 48 horas depois do pedido. As encomendas viajam já etiquetadas, dentro de araras. Quando chegam às lojas, é só descarregar e começar a vender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com