TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Stoyteling

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso:

STORYTELLING

NETFLIX

REFERÊNCIA: SHIH, Willy; KAUFMAN, Stephen e SPINOLA, David. Netflix, caso LACC #610-P02. Harvard Business School. 27 de Abril.

O caso destaca a história da Netflix, uma locadora de vídeos online, mostrando os obstáculos enfrentados e as inovações ao longo do crescimento das redes. Read Hasting decidiu conceber a Netflix após localizar no seu armário uma copia alugada já vencida de Apolo 13, e pagar uma taxa extra pelo atraso. Indignado com a situação o já empreendedor bem sucedido decidia criar uma empresa que fornecia locação de filmes online com entregas via serviços postais. Ate 2006 o site da Netflix, era utilizado para escolher o DVD, no site tinha um motor de busca que permitia aos clientes procurar por titulo, autor, diretor e gênero.

Os feedback dos clientes mostrou uma grande insatisfação, pois oferecia um preço parecido com os concorrentes e com uma demora maior na entrega, pois os concorrentes, locadoras físicas ofereciam os DVDS na hora, os clientes escolhiam e já levavam para casa. Assim Hasting resolveu fazer algumas mudanças para atrair mais clientes, assim criou o meio pré-pago onde oferecia um valor mais acessível onde os clientes pagariam por mês e teriam até quatro filmes para receber por mês, mais a frente à empresa ajustou o sistema, oferecendo locação ilimitada por mês, os clientes locariam três filmes e poderiam troca-los quantas vezes quisessem no mês.

As mudanças contribuíram para o aumento no numero de fãs. A Netflix apostava no merchandising tradicional, no canal de busca destacava cinco filmes diferentes, escolhidos de formas instantâneas. Mais tarde, após perceber que a tática não estava dando certo, resolveram inovar novamente, para tentar atrair os clientes e não oferecerem os filmes que já tinham assistido, os clientes passaram a fazer uma pequena pesquisa ao iniciar suas contas, onde destacavam os gêneros favoritos. A página de recomendação passou a oferecer filmes específicos para cada cliente, correspondendo ás preferências de cada um, sem repetir filmes já locados.

Mesmo com as mudanças e aumento no numero de clientes, a Netflix deixava a desejar com a demora nas entregas, sendo assim rapidamente foi preciso abrir mais centros de distribuição em todo o país, fazendo assim o número de assinantes aumentarem. O tempo de entrega passou a ser primordial para conquista de assinantes.

O crescimento fez a Netflix ser vista como uma empresa de grande importância para o mercado de filmes, ela permitia que os filmes poucos conhecidos ficassem mais populares, chegando a ter filmes que foi mais acessado pela Netflix do que nas bilheterias do cinema. Em 2006 ela passou a utilizar marketing de facto, onde começou a adquirir direitos de distribuição para filmes independentes. Passou a permitir que os assinantes cancelassem as assinaturas de casa, com a mesma facilidade que iniciavam. Para Hastings isso permitia que eles retornassem como se nunca tivessem saído.

Todas as evoluções da Netflix permitiram que os concorrentes se sentissem ameaçados, ate a Blockbuster era líder no mercado de locação de vídeos a varejo, em 2006 a empresa tinha 5.194 pontos nos EUA. Inicialmente ela acreditava que o formato adquirido pela Netflix não daria sucesso, porém em 2004 ela iniciou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com