TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Patagonia

Por:   •  21/3/2017  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 4

João Gabriel Tarsitano Massá

Resumo – Caso Patagonia

A história da Patagonia começa com Yvon Chouinard, seu fundador, um ambientalista nato que começou a praticar esportes ao ar livres desde pequeno, fazendo com que o amor e cuidado com o meio ambiente que ele convivia crescesse de maneira natural.

Ao praticar escalada Yvon percebeu que os pistões utilizados na época de sua juventude eram extremamente danosos ao ambiente e por isso começou a fabricar alguns por conta própria, incialmente para consumo pessoal e de seus amigos. Uma atitude que levou à um negócio chamado Chouinard Equipment, já que a sua preocupação ambiental e a qualidade do material utilizado na fabricação rapidamente foram reconhecidos no mercado.

Diferentemente das empresas casuais, a principal preocupação deste empreendimento era a sustentabilidade, preocupação essa que podia ser notada em atitudes, como a descontinuação de toda uma linha de produtos que representava cerce de 70% de suas vendas devido à insatisfação do empreendedor com o dano continuo, embora menor, causado nas rochas, assim como em resultados, já que a utilização de materiais de primeira qualidade para garantir a satisfação do cliente e os benefícios ao meio ambiente elevavam consideravelmente o custo de produção, tornando os lucros escassos.

Ao invés de realizar algumas modificações centrais na empresa Yvon decidiu alcançar o lucro ao aumentar as suas vendas através da oferta de mais produtos, fazendo com que a empresa ingressasse no setor de vestuários voltados para a prática de alpinismo.

Foi neste aumento de produtos que a empresa adotou o nome Patagonia, porém seus ideais centrais continuavam inabaláveis e foi nesta persistência de valores que manteve a busca por materiais cada vez mais duráveis e ecologicamente conscientes, fazendo com que a sua linha de produtos sempre estivesse nos mais altos padrões qualidade e tecnologia, características que levaram ao acréscimo de suas vendas, após períodos de lucro amargo.

Ao longo dos anos outras mudanças tiveram impacto sobre a lucratividade da empresa, como a mudança de algodão normal para orgânico, porém com o avanço contínuo de sua cartela de produtos a empresa conseguiu cada vez mais atingir a estabilidade financeira desejada. Porém, nenhuma dessas mudanças havia impactado tanto o público em geral quanto a campanha “Não compre esta jaqueta”, que ocorreu durante a Black Friday para alertar a todos a necessidade do consumo consciente, repelindo as compras impulsivas desnecessárias e eliminando quaisquer dúvidas sobre o posicionamento sustentável da marca.

Hoje, tanto dentro quanto fora da sua sede a Patagonia inspira sustentabilidade, seja através dos incentivos aos seus funcionários (como instalações para que eles utilizem bicicletas como meio de transporte), políticas internas (como o descarte conscientes e utilização de painéis solares), ou através de parecerias que fazem a diferença (como a doação de 1% de sua receita para grupos de proteção do meio ambiente).

Análise Crítica

A VamoQVamo é uma empresa no ramo de eventos especializada na concepção, organização, produção e pós-produção de projetos de endo e exomarketing.

A concorrência neste setor é acirrada e embora a empresa possua características diferenciadas, como possuir uma equipe própria para a produção inteira de um evento, desde sua concepção até a construção cenográfica, existem outras empresas que também possuem estas qualidades ou possuem parcerias significativas com terceiros, o que torna o processo decisório do cliente muito complicado.

Outros fatores que afetam o processo decisório na hora da contratação são a criatividade do projeto em si e claro o custo, porém estes podem ser facilmente negociados, fazendo com que às vezes uma empresa que apresente um projeto mais caro possa ganhar uma concorrência após negociar com o cliente, sendo extremamente comum esta renegociação quando o cliente tem uma certa fidelidade com uma determinada agência de eventos, normalmente enraizada por parcerias em trabalhos anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com