TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 4 atps

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4- GESTÃO DE PROMOÇÃO

Promoção de vendas

Segundo churchil e Peter, promoção de vendas, é a pressão de marketing exercida na mídia e fora dela  por um periodo  determinado e limitado, visando o consumidor. Para estimular experiências com determinado produto, melhorar a disponibilidade de um produto, bem como aumentar sua demanda.

Exemplos de diferentes tipos de promoção de vendas que a empresa pode utilizar:

*Amostra Grátis

Muitas empresas oferecem amostras grátis de produtos. As amostras são oferecidas para que os consumidores experimentem os produtos, e se gostarem, lembrem deles, e passem a comprar posteriormente.

Este tipo de promoção tende a ser cara para sua elaboração, geralmente são utilizadas em produtos novos.

Sua distribuição geralmente envolve a utilização de meios de merchandising, como um display, para atrair a atenção dos consumidores.

*Cupom de Desconto

Estratégia muito utilizada nos mercados Europeus e Americanos, é o uso de cupons de descontos. Estes cupons estão presentes em encartes de jornal, ou em embalagens de produtos, (para serem recortados) e até mesmo nas prateleiras de supermercados, ao lado do produto.

Tem o objetivo de procurar fazer com que o cliente troque de Marca, oferecendo um descinto de oportunidade.

*Brindes

Outra técnica, é oferecer alguma mercadoria grátis, ou a um preço mais baixo na hora da compra do produto. Isso é conhecido como Brinde, e tem o objetivo de atrair novos clientes, para produtos já existentes, criar pretígio e oferecer mais valor aos clientes.

*Concursos

Concursos são diferentes dos brindes, pois para ganhar um prêmio, os clientes devem realizar alguma tarefa, normalmente relacionada de alguma forma, á empresa ou ao produto.

No Brasil existe uma intensa legislação para controlar os concursos, para garantir que eles sejam honestos, e de que todas as informações tenham sido totalmente distribuídas,

*Propaganda

Item que está dentro do composto da promoção e ambas tem papel fundamental na criação de valor ao cliente. A propaganda e muito importante, para uma empresa que queira ter sucesso no mercado, porque sua função é informar os clientes sobre seus produtos.

Segundo Kotler (1998, p.554 ), “a propaganda é uma das ferramentas mais comuns que as empresas usam para dirigir comunicações persuasivas aos compradores e públicos-alvos”.

Por isso, a propaganda além de informar sobre os produtos, oferece informações sobre a empresa e pode atingir um grande número de clientes ao mesmo tempo.

Ajuda o consumidor a criar ou aumentar sua percepção dos produtos, ou dos pontos fortes da empresa.

.

*Publicidade

Já este meio, utiliza os mesmos formatos da propaganda, porém sua principal diferença, é que no caso da publicidade, não há o emprego de recursos financeiros.

É dada a mesma atenção ao planejamento de propaganda e da Publicidade. Segundo Churchil (2000), os tipos mais comuns de publicidade, incluem reportagens e os anúncios de utilidade publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com