TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Marketing

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAMENTOS DE MARKETING

Professora Inês

SIMIA

[pic 1]

GRUPO

Cleito, Gabriel França, Karen e Rodrigo Dutra

1 - Sumário Executivo

Nosso negócio refere-se ao Símia existente há 10 anos, inicialmente em um dos prédios mais importantes no centro da cidade do Rio de Janeiro e hoje além deste prédio, estamos presentes em mais duas grandes capitais, São Paulo, Florianópolis e ainda há um prédio localizado no Vale do Silício. A empresa é voltada ao ramo tecnológico, especificamente a confecção de aparelhos celular.

Este ramo é bem concorrido com o aumento de celulares que são feitos a cada ano, sempre trazendo novidades.

Realizamos pesquisas constantemente, afim de saber as necessidades do público para estar sempre um passo à frente de nossos concorrentes para que possamos sobressair sobre os demais.

Visamos sempre estar inovando e atentando para os diversos públicos, sendo assim não só os adolescentes, mas também adultos e idosos. Queremos fazer com que nossa marca seja uma marca conhecida por não haver discriminação sobre as classes sociais e também a faixa etária. Partimos sobre a premissa, onde entregamos um aparelho que atenda as exigências e que seja acessível a todos os públicos, principalmente na questão de preço.

2 – Análise do Ambiente

Fatores econômicos: A partir de uma pesquisa com os principais consumidores, e em jornais, foi verificado que as pessoas estão otimistas em relação a gastos com status e bem estar, e que esse número deve aumentar nos próximos quinze anos. Foi criada uma empresa em cada continente, em um país representante para que as taxas continuem baixas mesmo em épocas de oscilação da inflação e das economias. Os consumidores estão cada vez mais interessados em saber quanto vale o investimento, o que se diz em serviços e produto que atenda a todas as suas expectativas de desempenho e novidade no mercado.

Fatores sócio-culturais: Os aparelhos de hoje em dia tem como intuito comunicar, e independente da sua etnia, religião ou até mesmo da escolaridade. A empresa criou um produto com a intenção de que seja acessível a todas as pessoas. Esse produto possui a oportunidade de ser customizado sem taxas extras, para pessoas com deficiência (cegos, surdos), independente do valor financeiro de cada público há versões sem muita distância de qualidade e desempenho. Foram feitas pesquisas de concorrentes, clientes e órgãos do governo. A partir disso, o produto atende a todas as preferências ou desejos dos clientes, tendo como motivação a idéia de surpreender além do que foi pedido pelo cliente. Além do aparelho móvel, atendemos aos acessórios importantes para o aparelho, isso foi adquirido após parcerias com outras empresas.

Fatores políticos, legais e tecnológicos: Foi observado que as condições legais e políticas interferem em apenas alguns atos. As condições tecnológicas influenciam em casos onde há plágio de algo patenteado por outra empresa.

Concorrência: Crescimento da concorrência. Agressividade nas promoções utilizadas. Essas informações foram obtidas a partir de observação nas oscilações dos faturamentos.

Fatores internos: A empresa possui uma comunicação com as clientes bastante atualizadas, havendo opções de reclamações ou sugestões nos próprios sites.

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

3 – Definição do público-alvo

Geográficos(países, regiões, cidades, bairros)– Pessoas em todo e qualquer lugar do mundo.

Demográficos(sexo, idade, renda, educação)– Pessoas a partir dos 8 anos de idade, não tendo diferença entre classes pois haverão dispositivos em diversos preços.

Psicográficos (Estilo de vida, atitudes) – Visará além da comunicação, o entretenimento e também a organização das tarefas como por exemplo, no trabalho.

Comportamentais(Ocasiões de compras, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso) – Os benefícios procurados são o bem-estar e o lazer, a comunicação de modo geral, partindo da premissa do avanço das redes sociais na atualidade, além de ter notícias na palma da mão. Pessoas que gostam de ler jornais, gostam de jogos, etc.

4 – Definição do posicionamento de mercado: Como o cliente vê o seu negócio.

Nos preocupamos como os clientes irão enxergar nossa empresa e nossos produtos, por isso realizamos diversas pesquisas em cima disso e tentamos ser o mais transparente possível com cada um de nossos clientes fazendo com que tenham fidelidade com a marca e produto adquirido.

INFORMAÇÕES

APPLE

MOTOROLA

SAMSUNG

ATUAÇÃO

Mundialmente

Mundialmente

Mundialmente

PÚBLICO-ALVO

50% Adolescentes;

20% Crianças;

20% Adultos;

10% Idosos.

40% Adolescentes;

30% Adultos;

15% Crianças;

15% Idosos.

50% Adolescentes;

20% Crianças;

20% Adultos;

10% Idosos.

PONTOS FORTES

Empresa mundialmente conhecida, atuando no mercado há mais de 20 anos, inovadora em seus produtos e qualidade.

Mudialmente conhecida, no mercado há varios anos, preços acessiveis.

Mundialmente conhecida, no mercado há mais de 20 anos, inovadora, de qualidade, Assistência técnica de ponta.

PONTOS FRACOS

Preço, produtos lançados recentemente com problemas de resistência e durabilidade.

Perdeu espaço pras grandes empresas por não ser inovadora tanto em design como tecnlogia, resistência e durablidade

Alguns produtos poderiam ser de material mais resistente.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS

Campanhas publicitarias, anuncios em revistas, internet.

Campanhas publicitarias, anuncios em revistas, internet, televisão, jornais.

Campanhas publicitarias, anuncios em revistas, internet, televisão, jornais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com