TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Produtos e Marcas

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de aprendizagem: Gestão de Produtos e Marcas

Curso:Tecnologia em Marcas

Professor: Karla Coelho Grilo

Nome do alunoAna Paula Fernandes de Camargo:

Data: 15/08/2014

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Problematização:

No ano de 2005, a Dove, marca da Unilever ligada a produtos de higiene e beleza, iniciou um movimento de libertação feminina aos padrões de beleza vigentes, veiculando no Brasil uma campanha publicitária que incentivava a diversidade.

A chamada da campanha era O SOL NASCEU PARA TODAS. Nova linha DOVE verão. Trata bem todas as mulheres.

Nada de novo até aí se não fosse à escolha do publico alvo. O perfil das mulheres escolhidas para encenarem o comercial, fugiu do padrão, principalmente para produtos de beleza. As mulheres escolhidas eram altas, baixas, magras, gordas, cabelo liso, cabelo crespo, com sardas, com dobrinhas, celulite, pouco seio, muito seio, mulheres reais, diversas, desiguais. Mas todas se sentindo belas, saudáveis e felizes.

[pic 4]

Fonte: www.unilever.com.br/...das.../dove/dove_anuncioimpresso_2005_3.asp acesso em 14 mai.14.

Essa campanha parte de uma estratégia mundial, trabalhou, no Brasil, a linha Dove Verão, época que os corpos são mais exibidos. A campanha mostrou uma tendência que vem crescendo: vender um produto ligando-o ao conceito (e atitude) “...de respeito e valorização do bem-estar e da vida de seu consumidor, a empresa passa a assumir, por meio de sua marca, uma presença muito mais eficaz na vida das pessoas. Brincando com as palavras, cumpriu efetivamente o seu papel de marcar presença. Valorizá-las como elas são, e não apenas a partir de imagens padronizadas por uma estética imaginária e inatingível, é valorizar suas vidas e valorizá-las integralmente como pessoas”. (CENTRAL DE CASES ESPM, 2014)

Se você quiser conhecer mais e melhor este case visite: http://www2.espm.br/sites/default/files/dove.pdf acesso em 17 jun. 2014.

Questão 1 (1,5 pontos)

Quando pensamos na diferenciação desta linha de produtos para atender as necessidades do cliente podemos dizer que o gerente de produto da Dove agregou valor aos produtos de que forma? Justifique sua resposta.

R: Como o produto tem seu uso destinado para uso no verão, e, lançado na mesma época, digamos sazonal, este foi um conjunto de ações que agregou valor á Campanha. Comunicação, produção da embalagem, estação do ano e, principalmente a publicidade que envolveu uma beleza não padronizada valorizando a particularidade individual de cada mulher.

Valorizou o tipo físico de cada mulher, sem estabelecer aqueles padrões, os quais a sociedade rotula,         envolvendo todo tipo de mulher seja ela, gorda, magra, morena, ruiva ou loira, baixa ou alta. .Elas foram valorizadas pela beleza particular de cada uma, sendo como cada  pessoa que realmente ela é ,e ,  não rotulada por aquele padrão exigido pela sociedade.Modelos estes que estamos acostumados á ver normalmente nos comerciais de produtos de beleza e higiene .Simplesmente , realizada com sua própria beleza , seu bem estar no  dia a dia.Como diz o slogan “Porque o sol nasceu para todas.”

Assim Dove ousou apostando em uma publicidade totalmente diferente. A campanha foi realizada e obtido seu sucesso.

 

Questão 2 (1,5 pontos)

Ao mudar o posicionamento da marca Dove, o Gerente de produto deve ter se utilizado da ferramenta para analisar o portfólio de produtos, isto é, a matriz Produto-Mercado. Segundo esta matriz qual foi a(s) ação(ões) que a Dove promoveu neste momento? Argumente sua escolha.

R:Nesse caso o gerente de produtos Dove usou a seguinte matriz (ações):

Sua estratégia de penetração de mercado: Usando produtos já existentes, um setor que a  empresa já atua, aumentando a participação no mercado, lançou mão de promoções e, investiu em comercial diferenciado, com intuito de ser mais agressivo e alavancar as vendas. E como valorizou um estereótipo não valorizado por outras marcas, também foi valorizado.

Estratégia de desenvolvimento de produto:Foi bastante pretencioso usou a marca reconhecida por todos , mas valorizou também o conceito da marca Dove em relação á seus concorrentes, não esquecendo do público .Público este ,que ainda não tinha sido focado em outras Campanhas.

Questão 3 (1,5 pontos)

Para criar uma percepção diferente entre a sua oferta e a da concorrência, a Dove ofereceu algo até então inusitado, um novo posicionamento para conquistar o mesmo nicho de mercado. Segundo Semenik e Bamossy qual foi a categoria de diferenciação utilizada pela empresa? Explique sua opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (365.3 Kb)   docx (274.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com