TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  23.207 Palavras (93 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 93

TEORIA DA COMUNICAÇÃO

PROF. RONIZE ALINE


1 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DA COMUNICAÇÃO

1.1 O que é teoria?

Reflexão mental sobre a realidade e se faz ligada à prática, portanto, formula problemas para o conhecimento e exige soluções. Quando analisamos a origem da palavra, na época de Aristóteles (384-322 a. C.), teorizar (acerca de alguma coisa) corresponde a retirar algo de sua realidade imediata, abstraindo-o, e proceder a um exercício de raciocínio logicamente orientado.

THEORIA = ação de contemplar, admirar algo com o pensamento. Pela Theoria, o ser humano se aproxima de THEUS (Deus). Outros significados: contemplação atenta; admiração pelo pensamento; reflexão; forma de representação que se pretende situada acima da realidade sensível. A TEORIA SEMPRE ESTÁ ATRELADA À PRÁTICA E VICE E VERSA. TEORIA + PRÁTICA = PRÁXIS

Constituída por um sistema, ordenado de enunciados ou ideias que resumem os fatos observados, unidos ao processo histórico concreto e que permite antecipar ou predizer seu desenvolvimento. Fenômenos da Comunicação são estudados valendo-se de outras áreas do conhecimento como a Antropologia, Sociologia, Psicologia, Linguística, Teoria Política.

1.2 Conceitos de comunicação e informação

A palavra comunicação é derivada do termo em latim communicare que significa tornar comum ou associar, partilhar, trocar opiniões. Assim, como define Vilalba (2006, p.5-6) comunicação é a “ação social de tornar comum”.  O sentido é essencial para tornar ou não essa ação comum, ou seja, informando ou desinformando. Segundo o autor, o sentido é

uma resposta mental a um estímulo percebido pelo corpo e que, na mente, torna-se informação. Por sua vez, essa informação, aplicada de maneira eficaz, transforma-se em conhecimento. Tudo isso acontece por meio do processo de comunicação, em que o sentido é formado, apresentado e negociado.

Comunicação significa todos os processos de transação, de troca, entre os indivíduos, a interação do indivíduo com a natureza, do indivíduo com as instituições sociais e ainda o relacionamento que o indivíduo estabelece consigo mesmo. Pela comunicação, o sujeito se faz pessoa, indo do singular ao plural. Existem vários sentidos e usos do termo e existem inúmeras acepções. Abrangem domínios extremamente diversificados que compreendem atos discursivos como silêncios, gestos e comportamentos, olhares e posturas, ações e omissões.

[pic 1]

A comunicação não é um processo mecânico, mas é a expressão de todo um complexo histórico e sociocultural.

        O sentido da comunicação implica em romper isolamentos e a ideia de realizar algo em comum. O estabelecimento de relações acaba provocando o compartilhar de consciências que buscam uma ação em comum, intercâmbio de ideias ou até a discussão entre diferentes pontos de vista sobre um determinado objeto.  Agora, classificar uma comunicação de informação exige outra análise porque se pode comunicar sem informar. Martino (2007, p. 17) define que informação é

uma comunicação que pode ser ativada a qualquer momento, desde que outra consciência (ou aquela mesma que codificou a mensagem) venha resgatar, quer dizer ler, ouvir, assistir... enfim decodificar ou interpretar aqueles traços materiais de forma a reconstituir a mensagem. Em outras palavras, a informação é o rastro que uma consciência deixa sobre um suporte material de modo que outra consciência pode resgatar, recuperar, então simular, o estado em que se encontrava a primeira consciência. O termo informação se refere à parte propriamente material, ou melhor, se refere à organização dos traços materiais por uma consciência, enquanto que o termo comunicação exprime a totalidade do processo que coloca em relação duas (ou mais) consciências. Em seu sentido etimológico, “informar” significa dar forma a.

        A partir dessa afirmação pode-se dizer que a comunicação pode existir, mas a informação ocorre quando quem recebe a mensagem consegue absorver o sentido. Uma página de um livro é informação para um ser humano, mas não para um cão. Por outro lado, a mesma página de um livro também pode ser totalmente sem sentido para um analfabeto, pois ele não consegue absorver o conteúdo da mensagem. As nuances entre informação e comunicação são delicadas, pois o que pode ser valioso para uns, é completamente sem importância ou sentido para todos.

1.3 Comunicação e ciência

O que é ciência? No seu sentido mais amplo, ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento (ou prática) sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.

Os parâmetros que definem a comunicação como um campo da ciência são os seguintes:

  • Qual o objeto de estudo de Comunicação?  
  • Quais métodos e técnicas são utilizados?
  • Quais pressupostos teóricos possui?

Podemos identificar, em linhas gerais, pelo menos dois objetos de estudo da comunicação. São eles:

1) Meios de comunicação ou mídia: refere-se ao estudo da comunicação realizada ou mediada pelos meios tradicionais e pelas novas tecnologias, considerando a repercussão desses meios, os impactos decorrentes de seu surgimento e desenvolvimento, por exemplo.

2) Processo comunicativo: implica em analisar os processos de produção e circulação de informações, considerando as dimensões psicobiológicas, social, e do mundo físico, inclusive os processos produção e interpretação de sentidos, relativos ao simbólico e a linguagem.

O CAMPO DA COMUNICAÇÃO É INTERDISCIPLINAR!

Os primeiros estudos acerca da comunicação foram realizados por estudiosos de diferentes áreas como cientistas políticos, sociólogos, psicólogos etc. Sendo assim, as práticas comunicativas transformaram em objeto de estudo de diferentes ciências.

Sua natureza interdisciplinar possibilita a análise do fenômeno da comunicação por diferentes campos do conhecimento sob diferentes perspectivas.

1.4 Paradigmas, teorias e modelos

        O paradigma é uma noção central de toda a reflexão que tome a Comunicação com objeto. O termo, na filosofia grega antiga, significava o ato ou o fato de “fazer-se aparecer” ou “        representar-se de maneira exemplar”. Paradigmas podem ser definidos como “quadros de referência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (154.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 92 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com