TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interface de Marketing e Logística

Por:   •  29/6/2019  •  Dissertação  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

A  Interface de Marketing e de Logística

O Marketing é descrito como a gestão dos “4Ps”-produto,preço,promoção e praça.Pode-se dar ênfase nos 3 primeiros,descrito pelo velho clichê,”o produto certo,no lugar certo,na hora certa.

Essa visão está mudando rapidamente porque o poder do atendimento ao cliente como meio potencial de diferenciação é cada vez mais reconhecido.

O poder da marca diminui e os clientes estão mais dispostos a aceitar substitutos.

E 2 fatores contribuem para a crescente importância do atendimento ao cliente como uma arma competitiva;

  • Aumento contínuo das expectativas do cliente (+ exigentes,sofisticados),em compras industriais,os compradores esperam níveis de atendimento mais elevado por parte dos vendedores ,especialmente empresas que adotam o sistema just-in-time.
  • Transição lenta,para mercados do tipo commodities,por isso entende-se que ,o poder da “marca” está diminuindo a medida que as tecnologias dos produtos concorrentes convergem,tornando diferenças de produtos difíceis de se perceber.

A base para se tornar um fornecedor preferencial,é o atendimento ao cliente.

Entregando valor ao Cliente

O sucesso ou fracasso de qualquer empresa será determinado pelo nível de valor que ela oferece para o cliente em seu mercado escolhido .

Valor do cliente = Qualidade x Serviço

Custo x Tempo

  • Qualidade: a funcionalidade,o desempenho e as especificações  técnicas da oferta
  • Serviço: a disponibilidade,o apoio e o empenho fornecido ao cliente
  • Custo: os custos de transação do cliente,incluindo preços e custos de ciclo de vida
  • Tempo: o tempo necessário para se atender as necessidades dos clientes,por exemplo,lead times(período de tempo entre o inicio e o fim de uma atividade)

Exemplo: A CATERPILLAR, ocupa posição de liderança global na fabricação de máquinas e motores a diesel para indústrias de construção e mineração.Devido a suas constantes inovações e responsividade aos clientes.(garante fornecer disponibilidade de 48 horas de peças,não importa quão remoto seja o local).

Atendimento ao Cliente

   É  fornecer “utilidade de tempo e lugar” na transferência de bens e serviços entre o comprador e o vendedor.Não há valor no produto ou serviço ate que esteja nas mãos do cliente ou consumidor

   Tornar o produto ou serviço disponível é,em essência,toda a função de distribuição da empresa,disponibilidade depende de vários fatores que, incluem:a freqüência e a confiabilidade da entrega,os níveis de estoque,o tempo de ciclo do pedido...

  Um grande estudo realizado de Atendimento ao Cliente,sugeriu que ele pode ser analisado sobre 3 aspectos:

  • 1- Elementos Pré-transacionais: estão relacionados a políticas ou programas corporativos (declarações escrita da política de serviços,adequação da estrutura e organizacional e flexibilidade do sistema).
  • 2-Elementos Transacionais: são aquelas variáveis de atendimento ao cliente diretamente envolvida na execução da função de de distribuição física (confiabilidade do produto e de entrega).
  • 3-Elementos Pós-transacionais: geralmente são de suporte do produto durante o uso (garantia,peças e serviços de manutenção,procedimentos relativos a reclamações de clientes e reposição do produto).

   O Impacto do “sem estoque”: identifica-se um significativo custo de não atendimento a clientes por fabricantes e varejistas quando ocorre um desfalque de estoque na prateleira,pois:

  • compraram marcas diferentes
  • compraram em outros lugares
  • e decisões são tomadas nos pontos de vendas (ao ver o produto,marca na prateleira).

Atendimento ao Cliente e Retenção do Cliente

   As organizações que competem apenas em características de produto estão em grande desvantagem em relação às empresas que ampliam o produto básico com serviços de valor agregado.

   Theodore Levitt (pensador de marketing) disse que, “as pessoas não compram produtos,elas compram benefícios”,ou seja,a totalidade da oferta é o que fornece valor ao cliente.

   É preciso mais do que a “marca” para se diferenciar o produto,o marketing está preocupado em “obter e manter clientes”,mas na prática os esforços estão voltados para obter clientes em vez de manter.

   Clientes satisfeitos influenciam a outros,o que leva a chance de novos negócios serem gerados por meio dessas fontes.

   Está surgindo novo foco em marketing  e logística na criação de “relações”com os clientes(deve-se buscar a criação de um tal nível de satisfação dos clientes,que eles não sintam que é necessário até mesmo considerar ofertas ou fornecedores alternativos)

Cadeia de suprimento orientadas para o Mercado

   Nova perspectiva vê o consumidor não no final da cadeia de suprimentos,mas no início dela,em vez de projetar cadeias da “fábrica para fora”,o desafio é projetá-las do “cliente para trás”

   O gerenciamento da cadeia de demanda é diferente da de suprimentos,exige virar a cadeia de suprimentos de cabeça para baixo,e considerar o usuário final como ponto de partida da organização,e não no seu final

Exemplo:

A ZARA (fabricante e varejista mundial de roupas bem sucedida),desenvolveu processos de cadeia de suprimentos que lhe permite captar idéias e tendências no mercado de roupas e traduzi-las em produtos em lead times surpreendentemente curtos.

Identificando necessidade de atendimento ao Cliente

   Não há dois clientes exatamente iguais em sua necessidade de serviço,mas muitas vezes será o caso dos clientes estarem em grupos ou segmentos que se caracterizam por uma grande semelhança de necessidade de atendimento

   É necessário desenvolver um conjunto de critérios de atendimento que seja significativo para os clientes,3 etapas são sugeridas:

  • 1- Identificar os principais componentes de atendimento ao cliente, na visão deles mesmos
  • 2- Estabelecer a importância relativa de componentes de atendimento aos clientes
  • 3- Identificar grupos de clientes de acordo com a similaridade de preferência de atendimento

O desafio para a gestão logística é criar soluções de cadeia de suprimentos adequadas para atender as necessidades desses variados segmentos de valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com