TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Marketing

Por:   •  28/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO AO MARKETING 

a) Escolha do produto:

O produto se trata de uma coleção de camisetas com estampas de grandes obras de artes que tem como proposta atingir a população em como um todo, mesmo fora de museus e galerias. Abordando pintores como  Leonardo Da Vinci com sua obra "Mona Lisa" e  Edvard Munch com sua obra "O Grito" entre outras. Para atingir uma massa maior de pessoas, escolhemos a marca Hering, uma das maiores marcas brasileiras e com grande aceitação no mercado.

b) Análise de Macroambiente:

O ambiente demográfico analisado em relação ao produto é favorável, pois ele será lançado inicialmente em grandes metrópoles onde o público alvo (jovens entre 14 e 23 anos) está em constante crescimento populacional e de acessibilidade à informação sobre o conteúdo do produto.

O ambiente econômico pode interferir tanto positivamente quanto negativamente, já que apesar de ser um produto com um custo não muito alto, com a crise econômica do país a população pode não achar uma boa idéia gastar com moda.

No ambiente natural focaremos de acordo com as crenças e valores secundários, já que a arte usada nas camisetas não é de um gosto muito popular, pode nos favorecer com a aceitação do produto, ou na pior das hipóteses, nos prejudicar.

As maiores ameaças encontradas no ambiente natural foram hídrica, com a questão da seca, tão abordada ultimamente e a plantação de algodão, principal matéria prima do produto que, apesar de o Brasil se encontrar entre os cinco maiores produtores mundiais, pode haver algum tipo de crise, tanto no preço quanto na demanda do produto.

No ambiente tecnológico deve-se pensar nas grandes máquinas, desde as que funcionam na colheita de algodão, até as mais modernas que produzem a estampa. Esse mercado está sempre se renovando, precisamos estar atualizados, para que nosso produto seja produzido com a melhor qualidade, sem falhas desde o começo, na produção da camisa, até a impressão da estampa, com elevada tecnologia.

No ambiente político-legal, deve-se observar a lei de Violação ao Direito Autoral, já que trabalharemos com obras de arte de pintores reconhecidos mundialmente.

Análise do Microambiente

1- Análise de mercado

O tamanho do mercado foi analisado e apresenta um ponto forte para o produto, pois se trata de um mercado relativamente amplo, pois uma vez que existe uma proposta inovadora de estampas é possível dizer que o interesse pelo publico em comprar seja maior. O mercado analisado tem características que apresentam pontos fortes ao produto, pois tem como fornecedor a marca Hering e tem como produto mais vendido a nossa camiseta com estampas de grandes obras de arte.

Foi analisado também a situação do mercado e assim apresentado alguns pontos fracos no produto, pois se trata de um mercado maduro e o publico pode esta ficando saturado com a ideia. Entretanto é possível dizer que existe um ponto forte nesse aspecto, pois com a inovação nas estampas pode se tornar um diferencial na hora do consumidor comprar o produto.

Os canais de distribuição, conforme a analise, é mostrada de uma forma que pode vim a ser um ponto positivo para o produto, pois ela pode ser distribuída de varias formas, sendo ela em varejo, com distribuição intensiva, disponibilizando o produto onde o consumidor deseja encontrar e colocam o produto no maior numero possível de pontos de venda. Assim pode ser feita a analise dos métodos de comunicação, que se trata de um ponto fraco, pois com um mercado maduro na venda de camisetas estampadas pode ser difícil começar uma divulgação efetiva, entretanto é possível dizer que existe um ponto forte que seria a divulgação nas redes sociais que pode ser muito efetiva, pois impacta um publico muito maior assim como em revistas e outdoors.

A analise dos aspectos financeiros feito pode ser considerada um ponto forte, pois as estatísticas mostram um retorno rápido dos investimentos, feitos através da divulgação mas também pode apresentar pontos fracos que é o grande investimento feito para iniciar a marca.

Os aspectos legais também podem ser caracterizados como pontos fortes pois existe uma regularidade perante as leis, tanto no descarte de material não usado quanto no uso de tratamento químico nas camisetas.

E por fim o produto, por ser inovador, esta explorando um novo mercado com clientes diferenciados, o que inicialmente pode vim a ser um ponto fraco, por atingir um publico que conheça as obras de artes estampadas, mas logo vira a ser um ponto forte pois ira se popularizar assim atingindo um publico maior.

2- Análise dos concorrentes

O concorrente analisado é a marca on-line “Camisetaria”, onde realiza venda de camisetas com estampas diferenciadas, sendo elas de games, filmes e series. Com isso os concorrentes em questão seguem estratégias similares as do nosso produto, uma vez que procura atingir um publico maior com divulgação em redes sociais e fazendo as vendas pelo site, com estampas diferenciadas, assim como as do nosso produto, pode se tornar um ponto fraco na divulgação do nosso produto. Mas os pontos fortes existem também, pois o nosso produto apresenta uma proposta inovadora de estampas e pode atrair um publico diferenciado e muitas vezes até o mesmo publico que compra com a concorrente.

Sendo assim um concorrente de forma, pode vim a se tornar um concorrente cauteloso que demora a reagir a investidas da nossa marca, uma vez que se trata de um mercado vasto e maduro, o que pode se tornar um ponto forte pois pode facilitar a nossa marca a crescer de forma rápida.

3- Análise do produto

A marca entra no mercado de forma impactante, pois vem com um novo e inovador conceito de estampas, assim fazendo com que o consumidor venha a ter mais interesse pela marca. Assim é possível dizer que o produto possui a vantagem na sua qualidade, pois possui um distribuidor que garante a qualidade das camisetas (Hering), por um preço acessível. Mas podem existir desvantagens no produto, uma vez que pode não satisfazer uma parte do publico consumidor e que é esperado um conhecimento do consumidor em questão.

Com isso a marca possui um portfólio, inicialmente limitado, pois possui apenas estampas com pinturas mais famosas, entretanto em um futuro próximo será adicionada mais tipos de estampas e obras novas.

c) Analise S.W.O.T.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com