TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.

Por:   •  11/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

1. RESUMO

O filme se inicia em no início do século XX, ano que em que há epidemias (Febre Amarela, Cólera, Malária, Tuberculose, Varíola e Pestes), no Rio de Janeiro, São Paulo e em várias cidades brasileiras, a classe rica tinha acesso aos médicos, já a população pobre só tinha acesso ao atendimento através de benzedeiras e hospitais de caridade que eram mantidos pela Igreja.

Em 1904, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde, onde criou Instituto Fitoterápico de Manguinhos para produção de vacinas, os doentes de doenças contagiosas serão separados em quarentena e vacinação obrigatória, que gerou revolta da população, dando início a chamara Revolta da Vacina. Devido a várias greves de trabalhadores foi criado em 1923, Caixas de Aposentadoria e Pensões instituídas (CAPS), que seriam financiadas pelas empresas, trabalhadores e pela União onde teriam assistência medica e o direito a aposentadoria.

Em 1930, o Presidente da República, Getúlio Vargas, por meio de Decreto anuncia a implantação, unificação e centralização do sistema de saúde através do Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), a nível nacional e centralizado pelo governo, diferente da CAPS, que eram organizado pelas empresas. Nos anos seguintes as IAPs, foram alteradas por profissões como: marinha, comerciários, bancários e outras profissões.

Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.Legislação e Políticas Públicas em Saúde. Resumo do Filme: Polícias da Saúde do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com