TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING - A COCA-COLA

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

André Luiz Teixeira do Carmo

Trabalho da disciplina Marketing,

                                                      Tutor: Prof. Edmilson Jerônimo de Oliveira

Rio de Janeiro-RJ

2017

Estudo de Caso:

MARKETING

A Coca-Cola no Facebook

REFERÊNCIA:

DEIGHTON. John e KORNFELD, Leora. A Coca-Cola no Facebook. EUA. Harvard Business School, 2011.

Certamente que Dusty Song e Michael Jerdzejewski no ano de 2008, em Los Angeles, não sabiam o que lhe aguardavam, o que parecia apenas mais uma fanpage viralizou e conseguiram atingir em 3 meses 1,2 milhões de seguidores.

Rapidamente chegaram os problemas pois os mesmos  utilizando a marca, a logo, sem permissão da empresa, mas não imaginavam a repercussão que teria, muito maior que outras paginas similares no Facebook, pois aparentemente sensibilizaram os adoradores da marca, o que levou os executivos do Facebook entrarem em contato com os executivos da Coca-Cola.

A velocidade da informação e desenvolvimento tecnológico são cada vez maiores no mundo em que vivemos. Este caso da funpage Coca Cola demonstrou o poder crescente em uma velocidade gigante da mídia digital, sem precedentes na história da humanidade,

A Coca-Cola percebeu com essa experiência que a mídia tradicional, na qual eles sempre foram destaque, já não era mais suficiente para desenvolver uma identidade de marca na cabeça dos consumidores em todo o mundo.

A Coca-Cola seguiu um caminho diferente, inicialmente tiveram uma resistência em utilizar as mídias sociais, mas ao ver o sucesso da página criada pelos amigos, mencionados no inicio desse texto, e instigados pelos executivos do Facebook, resolveram convidar os criadores da página a visitarem a da companhia sede, para entenderem a identidade da marca e após uma longa discussão e análise de possibilidades, fizerem uma parceria no Facebook, para que os criadores continuassem com a página deles, uma vez que foi criada por fãs para fãs, reforçando a comunicação com os consumidores e comunidades locais ao redor do mundo. Mantiveram o foco na marca, e na aproximação com os consumidores e não se utilizaram de promoções, colocando os fãs da marca em primeiro lugar. Eles se tornaram a segunda marca mais popular no Facebook em 2009.

Muito antes do advento das redes sociais que mais utilizamos hoje como Facebook, Twitter, um evento demonstrou o poderio da mídia digital. Em junho em 2006 um vídeo feito por Stephen Voltz e Fritz Grobe, compartilhado em um site e entre amigos mostrando um experimento usando balas Mentos e Coca-Cola, chamado “O Chafariz de Bellagio”, em alusão a um Chafariz em Las Vegas, rapidamente se popularizou na internet, em questão de horas se espalhou, sendo assistido por milhares de pessoas, e em poucos dias os criadores foram convidados a participar de vários programas de televisão nos EUA, se tornando ainda mais populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com