TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DO PRODUTO: Conceitos teóricos e práticos

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

MARKETING DO PRODUTO

Conceitos teóricos e práticos

                

Pesquisa apresentada à disciplina de Marketing do Produto, como atividade bimestral.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2017

“Faça um cliente, não uma venda.”

(Katherine Barchetti)

SUMÁRIO

1 CONCORRÊNCIA: DIRETA E INDIRETA        4

2 PREÇO        5

3 A IMPORTÂNCIA DA BOA DEFINIÇÃO DO PREÇO        6

4 FORMAÇÃO DO PREÇO        7

5 A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA        8

6 DISTRIBUIÇÃO        9

7 LOGÍSTICA        10

REFERÊNCIAS        11

1 CONCORRÊNCIA: DIRETA E INDIRETA

Conforme Las Casas (2011), a capacidade de superar as demais empresas do mercado, farão com que elas tenham vantagens mais competitivas, atraindo mais consumidores. Então é fundamental que sejam feitas análises constantes dos principais competidores da empresa.

A análise de concorrência é vital para uma empresa. Onde deverá saber enfrentar as ações e estratégias dos concorrentes para que não haja perda de receita, faturamento e lucros, e assim perder a participação no mercado chegando a uma falência. “A concorrência inclui todas as ofertas e substitutos rivais, atuais ou potenciais, que um comprador pode considerar” (KOTLER, 2013).

De acordo com o Sebrae (2015), As principais concorrências são:

  • Direta: é quando existe produtos iguais no mercado que competem com o mesmo objetivo no mesmo segmento de mercado.
  • Indireta: são empreendimentos que trabalham com serviços ou produtos similares a outro empreendedor.

Tratando-se de uma inovação no mercado, o Abraço da Seringueira, produto a ser oferecido pela empresa OBS, é um produto que não possui concorrência, pois não foram investidos pesquisas ou desenvolvimento de dispositivos que impeçam a contaminação da água que escorre no canal da sangria.

2 PREÇO

Preço é o valor monetário cobrado por um produto ou serviço, é composto por seus custos como despesas, impostos e margem de lucro. É influenciado pelo comportamento do consumidor que busca melhores alternativas do mercado; "Lei de oferta e procura" (CHURCHILL e PETER, 2010).

Na proporção da matéria-prima são vistos vários fatores nos quais são importantes para avaliar a demanda, tais como: valor, durabilidade do material, entrega e reposição.

Ao ser realizado a pesquisa de mercado para o produto O Abraço da Seringueira, depois de questionar proprietários, administradores e seringueiros, chegou-se ao consenso de um preço mínimo pago por produtos na área rural, com durabilidade para este produto no entorno de 2 a 3 anos. O preço definido também é influenciado pelas análises de despesas de fabricação, matéria-prima, entrega, funcionários, fornecedores e mão de obra externa.

3 A IMPORTÂNCIA DA BOA DEFINIÇÃO DO PREÇO

Para uma empresa de sucesso, é importante a boa formação dos preços, definindo corretamente os valores dos produtos que acarretam no crescimento do negócio. A má formação prejudicará, sendo preciso compensar de alguma forma o valor indevido, que provavelmente atrapalhará seu lucro.

Preços bem baixos prejudicam uma empresa, sendo necessário compensar os gastos, e provavelmente deverá tirar os valores dos lucros obtidos. Altos preços afastam os clientes, tornando-os interessados pelo produto ou abrindo espaço para que procurem os concorrentes.

Para a escolha de um produto, o preço é um fator decisivo na realização da compra, na qual para beneficiamento da empresa e do cliente, o preço deve estar em um ponto de equilíbrio.

Para uma boa base de preço, é preciso analisar as despesas que uma empresa terá para a fabricação do produto. Este número reduzido, proporciona no momento da fabricação uma maior variável possível para escolha do preço, optando pela porcentagem de lucro. Estar atento aos preços oferecidos pela concorrência, não havendo disparidades, também um fator importante na definição de preço.

4 FORMAÇÃO DO PREÇO

Ao falar sobre formação de preços, faz-se necessário o entendimento de alguns termos nos quais o conceito é sustentado, sendo eles:

  • Custo: “é todo e qualquer gasto para se colocar o produto na prateleira” (MORANTE e JORGE, 2009);
  • Gastos: “é todo pagamento efetivamente realizado ou compromissado” (MORANTE e JORGE, 2009). Referente a aquisição de compra de um bem ou serviço, e despesa que se refere aos gastos internos e administrativos ligados direta e indiretamente com o produto.

Objetivando a maximização do lucro, a precificação ou formação de preço, deve contemplar em sua estrutura, principalmente quatro aspectos listados abaixo e apresentado na figura:[pic 1]

  • Preço e custo;
  • Preço e composto de marketing;
  • Preço e concorrência;
  • Preço e clientes.

Com a utilização dos conceitos e aspectos já comentados, e as características especificas de cada produto e de seus clientes, torna-se possível a precificação do produto ou serviço.

O produto O Abraço da Seringueira, além destes aspectos gerais apresentados, foi principalmente visado o retorno financeiro, considerando o valor investido e o fato de permitir que seja possível gerar renda para quem utiliza o produto, em períodos antes improdutivos.

5 A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

O conceito de logística vem se modificando e se atualizando, na qual se permite localizar estruturas físicas, como exemplos de centros de distribuições, depósitos, fabricas, gestão dos estoques (materiais e dos suprimentos), o planejamento, atividades de distribuição, além da programação e controle da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (222.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com