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MARKETING O CAFÉ DA MANHÃ IDEAL

Por:   •  17/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  202 Visualizações

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ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING

DISCIPLINA: Pesquisa I

PROFESSORA: Liliane Rohde

TURMA: ADMM5A

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                 O CAFÉ DA MANHÃ IDEAL

ALUNOS

        

Porto Alegre, 02 de julho de 2010.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Total de entrevistados por sexo        11

Figura 2 - Total de entrevistados por idade        11

Figura 3 - Atividades recreativas dos entrevistados        12

Figura 4 - Hobbies dos entrevistados        12

Figura 5 - Estilo de música preferida pelos entrevistados        13

Figura 6 - Freqüência de compra de celulares        13

Figura 7 - Freqüência de compra de musicplayers        14

Figura 8 - Freqüência de compra de video-game        14

Figura 9 - Freqüência de compra de computadores/notebooks        14

Figura 10 - Preferência de data para compra de eletrônicos        15

Figura 11 - Preferência de local para compra de eletrônicos        15

Figura 12 - Para quem os entrevistados compram eletrônicos        16

Figura 13 - Atributos mais importantes na compra de eletrônicos        16

Figura 14 – Marcas mais lembradas de celular        17

Figura 15 - Marcas mais lembradas de musicplayers        17

Figura 16 - Marcas mais lembradas de video-game        18

Figura 17 - Marcas mais lembradas de computador/ notebook        18

Figura 18 - Fatores influenciadores na decisão de compra de eletrônicos        19

Figura 19 - Principal meio de informação para os entrevistados        19

Figura 20 - Influência do grupo de referencia no processo de decisão de compra dos entrevistados        20


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. SITUAÇÃO PROBLEMA        5

3. OBJETIVOS        7

3.1 OBJETIVO PRINCIPAL        7

3.2 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS        7

4. ESTRATÉGICA METODOLÓGICA        8

4.1 TIPO DE PESQUISA        8

4.2 VERTENTE DA PESQUISA        8

4.3 MÉTODOS DA PESQUISA        9

4.3.1 Unidade de estudo        9

4.3.2 Técnicas de coleta de dados        9

4.3.3 Técnica de análise de dados        10

5. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS        11

6. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES        21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22

ANEXOS        23

ANEXO A – QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO NO GOOGLE DOCS        23

1. INTRODUÇÃO

A adolescência é marcada pela necessidade de estar com os amigos. Em todo tempo eles buscam no semelhante seu estilo de vida. No momento da avaliação de compra, o adolescente é influenciado pelo outro. Com a facilidade de comunicação, proporcionada pela “Internet”, por exemplo, eles conseguem efetuar uma análise levando em consideração valores grupais, fruto de uma interação constante.

Tendo em vista estes acontecimentos, as empresas necessitam aprofundar as informações para identificar e definir oportunidades e ameaças de mercado, monitorando e aperfeiçoando o entendimento do processo de Marketing. E para obter todos esses dados e informações é importante aplicar uma pesquisa de Marketing. Sendo assim o trabalho que se segue busca analisar como os jovens entre 13 e 19 anos realizam a compra de eletrônicos, bem como o que os influenciam para tal.

A estrutura do trabalho é determinada por 6 capítulos, sendo no segundo capítulo será apresentada a situação problema, bem como informações relevantes em relação ao estudo. No terceiro capítulo estão dispostos os objetivos primários e secundários da realização da pesquisa. No quarto capítulo será exposta a estratégia metodológica (tipo de pesquisa, vertente de pesquisa, métodos da pesquisa, unidade de estudo, técnica de coleta e técnica de análise). No quinto capítulo serão apresentados os resultados provenientes da pesquisa realizada e no capítulo seguinte serão expostas as considerações e recomendações pertinentes em relação aos resultados da pesquisa.

2. SITUAÇÃO PROBLEMA

Os consumidores teenagers representam hoje no Brasil mais de 35 milhões, ou seja, aproximadamente 19% da população Brasileira. Eles movimentam mais de R$ 50 bilhões de reais por ano no país. Com esses números nota-se a importância em estudar o comportamento desses consumidores que atualmente são a primeira geração que nasceu na era da informática, o que resultou em mudanças sócio-culturais e que aliadas ao avanço da indústria, da tecnologia, das informações e conseqüentemente da economia deram rumos bem diferentes aos costumes esse púbico.

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