TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa de Posicionamento Adidas

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  1.975 Visualizações

Página 1 de 2

A construção do mapa de posicionamento tem como objetivo visualizar a posição comparativa de uma determinada marca ante seus concorrentes, em relação a atributos que são considerados importantes para a compra por um grupo de consumidores. Porém, a forma como a marca é categorizada é fortemente influenciada pela percepção dos consumidores, criada a partir de estímulos que a marca busca induzir em seus consumidores para chegarem a um conjunto específico de categorias de percepção desejada.

A percepção é um processo pelo qual o consumidor seleciona, organiza e interpreta os estímulos e informações transmitidas pela marca, como, atributos e benefícios de seus produtos. As percepções servem de filtro para o complexo conjunto de informações, comunicações e características dos produtos. Dessa forma, colocamos a marca em uma determinada posição que corresponde àquelas características, facilitando o entendimento do conceito da marca, que engloba o nome dela, símbolo, endorsers e identificação dos principais concorrentes, uma vez que a categoria possui um quadro de referência.

Com base nisso, fizemos uma pesquisa quantitativa com 25 entrevistados para verificar se os consumidores percebem os atributos considerados importantes pela Adidas, Nike e Puma. Listamos os seguintes atributos para montar o mapa de posicionamento: Imagem de Marca, Atualização em Moda, Preço e Prestígio.

Conforme observamos abaixo:

[pic 1]

Pudemos analisar que apesar dos ótimos resultados dos consumidores ainda é preciso, por parte da Adidas e Nike, utilizar estratégias para buscar uma diferenciação maior, visto que na pesquisa obtiveram a mesma percepção quando falamos de imagem de marca. Já em relação a Atualização em moda verificamos que ambos possuem a mesma percepção o que acaba sendo ruim para a Adidas já que há um grande investimento da parte dela no universo da moda. O aspecto preço não é percebido como um fator de decisão de compra, visto que as três marcas possuem uma percepção de preço semelhante. Já em relação ao atributo prestígio, é o que possui maior peso e divergência para os consumidores, pois é o valor atribuído à marca, ou seja, envolve a predileção, Influência, Admiração, Fascinação,.. do consumidor com a marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com