TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7
  1. O que é Marketing?

Significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar. É o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos.

  1. Diferencie Necessidades, Desejos e Demanda.

Necessidades - são as coisas necessárias para sua sobrevivência. São necessidades básicas que não são criadas pela sociedade ou empresas.

Desejos - Referem-se a bens e serviços específicos que satisfazem necessidades adicionais que vão além da necessidade de sobrevivência.

Demanda - São desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos se tornam demandas quando apoiados pelo poder de compra.

  1. Diferencie Valor, Custo, Satisfação.

Valor é a estimativa do consumidor em relação à capacidade global do produto em satisfazer a suas necessidades. Cada produto envolve um custo específico, desta forma as escolhas são feitas em função dos produtos que produzem maior valor por dinheiro despendido. Alguns teóricos do comportamento do consumidor vão além das limitadas pressuposições econômicas de como consumidores fazem julgamentos de valor e fazem escolha de produto.

As empresas precisam entender os fatores que determinam o valor e a satisfação para o cliente. O valor entregue ao cliente é a diferença, para ele, entre o valor total e o custo total.  Os clientes normalmente escolherão a oferta que maximiza o valor entregue.

A satisfação do cliente consiste na sensação de prazer ou de decepção resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Os clientes estarão satisfeitos quando suas expectativas forem atendidas e estarão encantados quando suas expectativas forem superadas. Clientes satisfeitos permanecem fiéis por mais tempo, compram mais, são menos sensíveis a preços e fazem propaganda boca-a-boca positiva sobre a empresa.

  1. O que é Marketing de Relacionamento?

Marketing de Relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes-chaves – consumidores, fornecedores, distribuidores (os chamados stakeholders), para reter sua preferência e negócios a longo prazo.

  1. Defina Mercado e seus principais tipos.

É um local onde vendedores e compradores se reuniam para trocar seus produtos. É um grupo de compradores e vendedores que transacionam em torno de um produto.

  • mercados de necessidades (dietéticos);
  • mercados de produtos (calçados);
  • mercados demográficos (3ª idade);
  • mercados geográficos (Goiano)

  1. Quais os principais tipos de Marketing?

Produto, Serviço, Pessoa, Lugar, Causa e Instituições/Associações.

  1. Qual o papel do Marketing para as empresas e para a economia global?

Marketing afeta o crescimento, Estimula a pesquisa, Novas ideias, Resultando em novos bens e serviços, Marketing proporciona aos consumidores a escolha entre muitos produtos. Quando esses produtos trazem a satisfação, podem resultar em mais empregos, rendas maiores e padrão de vida mais elevado. Uma sociedade precisa de algum tipo de sistema de marketing para organizar e satisfazer as necessidades variadas de todos os seus cidadãos.

  1. Explique o Marketing com orientação para produto.

A Orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.

Qualidade + Desempenho

  1. Explique o Marketing com orientação para vendas.

A Orientação de Vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidades suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.

Inércia ou resistência dos consumidores que devem ser persuadidos.

  1. Explique o Marketing com orientação holística.

Será a qualidade dada a algo que considera a totalidade.

• O marketing holístico reconhece que tudo é importante.

• Na orientação de marketing holístico, não há um cliente no centro, como na orientação de marketing. Para o marketing holístico, tudo é importante e orbita em torno de sua coordenação.

  1. Explique os 4P’s do Marketing.

São decisões integradas usando as quatro ferramentas do marketing ao ponto de vista da empresa:

4 Ps

Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui se deve decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido. Aceito no mercado, tem qualidade.

Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. O produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrada uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc., quanto mais barato na prateleira melhor para vender.

Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias, local bem localizado, acessível (comodidade).

Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades, atrai uma boa clientela (propaganda/publicidade) Comunicação.

  1. Explique os 4C’s do Marketing.

São decisões integradas usando as quatro ferramentas do marketing ao ponto de vista do cliente/consumidor:

4 Cs

        Cliente - Pessoa cujos desejos e necessidades seu produto precisa satisfazer. É o mais importante dos elementos, afinal, se não houver cliente não haverá consumo, vendas etc.  (solução para o problema do consumidor).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com