TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA – FPB

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – P4

DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS AVANÇADA

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

JOÃO PESSOA

2015

                                       BARBARA BEZERRA BARRETO

FERNANDA MORAIS DOS SANTOS

                                       RAFAELLA ROCHA DE SANTANA

                                    UNIVERSIDADE CORPORATIVA

[pic 1]

JOÃO PESSOA

2015

INTRODUÇÃO

A universidade corporativa é uma instituição de ensino técnico e superior custeada por empresas e voltada para o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades dos colaboradores, clientes e fornecedores da organização. A necessidade de constante desenvolvimento do ser humano dentro da empresa, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação, com o objetivo de acompanhar as mudanças de mercado fez surgir à criação de suas próprias universidades, buscando metas e resultados estratégicos para o desenvolvimento da organização. Em suma não são universidades convencionais e sim custeadas por empresas apenas para colaboradores ligados a ela, seu ensino é voltado para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades deles para com a organização.

As organizações começaram a perceber que o capital humano deve ser constantemente desenvolvido e deve aprender a cada dia, para que assim acompanhem as mudanças de mercado e tragam resultados mensuráveis a organização; tendo isso em mente elas identificaram que não poderiam mais depender apenas das Instituições de Ensino Superior para qualificar seus colaboradores, decidindo partir para criação de suas próprias universidades, sendo o objetivo delas obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem dos colaboradores, e assim ligando de maneira mais regular os programas de aprendizagem às metas e resultados estratégicos da organização.

A universidade corporativa tem como objetivos preparar os colaboradores para trabalhar com novas técnicas, atualizar práticas de trabalhos ou criar projetos que possam ser implantados dentro da organização e construir uma força de trabalhadores educados e bem preparados que proporcione à empresa uma vantagem competitiva. O colaborador além de conhecimento técnico terá a pratica voltado para o desempenho de suas funções e o conhecimento adquirido está alinhado com á missão da organização, aos objetivos e às estratégias de seus negócios. É uma maneira de formar, agregar e estabelecer a base de conhecimentos da organização, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação organizacional.

Missão, objetivos e princípios da Universidade Corporativa:

A universidade corporativa possui os objetivos de prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio; Desenvolver programas que incorporem a cidadania, contexto e competências; Estimular gerentes e líderes a se envolver, tomando-se também responsáveis pelo processo; Utilizar a universidade corporativa para obter vantagem competitiva e entrar em novos mercados.

De forma geral, as experiências das universidades corporativas têm enfatizado a ideia de que o capital intelectual será o fator de diferenciação das empresas no próximo milênio, despertar nos talentos humanos e vocação para o aprendizado, incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento, motivar e reter os melhores talentos contribuindo para o aumento da felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.

Tipos de Universidades corporativas:

1 – Somente treinamento: deste aspecto há as universidades que são simplesmente departamentos de treinamento. Existem para oferecer treinamento para o seus empregados.

2 - Treinamento mais desenvolvimento gerencial ou executivo: prevê cursos de desenvolvimento para gerentes e executivos, além de treinamentos. Enquanto treinamento toca as habilidades que são necessárias para uma tarefa específica, desenvolvimento refere-se a educação que visa modificar aspectos no comportamento dos executivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com