TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Pesquisa de Marketing

Curso: Pesquisa de Marketing

Professor: Luíz Alberto Cordioli

Nome do aluno: Fabiano Carlos da Silva

Data: 10/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Considerando os conceitos discutidos na Unidade de Aprendizagem de Pesquisa de Marketing, realize uma pesquisa, preferencialmente nos sites de institutos de pesquisa – como IBGE, IBOPE, DATAFOLHA etc. - sobre um tipo de pesquisa de marketing realizado.

Depois de escolhida a pesquisa que será objeto de análise para realizar esta atividade, descreva os aspectos práticos e teóricos referentes às etapas do planejamento de pesquisa, como:

  1. Objeto/problema de pesquisa;

O objeto de pesquisa é o uso da internet no Brasil.

  1. Tipo de pesquisa (quanto ao nível e quanto ao método de abordagem);

Quanto ao nível a pesquisa é descritiva, pois descreve as características de grupos, obtendo o perfil dos consumidores da internet no Brasil, apontando faixa etária, sexo, classe social e nível educacional. Quanto ao método de abordagem a pesquisa é quantitativa.

  1. Método(s) de coleta de dados;

O método de coleta de dados se dá através de Pesquisa de Levantamento, utilizando entrevista pessoal estruturada, onde se apresenta questões previamente elaboradas, ou seja, o pesquisador define um roteiro prévio de perguntas, que consiste em um questionário.

  1. Informações sobre amostragem, e considerações referentes aos resultados apresentados, e finalmente;

O site não diz quantas pessoas participaram da pesquisa, apenas diz que foi realizada entre julho e dezembro de 2014 com a população acima de 16 anos. Os dados demonstraram que a maioria dos internautas brasileiros são mulheres e que 53% da população acessou a internet, pelo menos uma vez, no último mês.

A maioria dos usuários da internet se concentra na classe C, com 52%, e a classe B possui uma representação de 34% dos internautas. Isso pode decorrer do fato da maioria da população brasileira se concentrar entre a classe B e C.

[pic 4]

Os brasileiros com idade entre 35 e 54 anos são os que mais acessam a internet. Por outro lado, a população acima de 55 anos representa apenas 7% dos internautas brasileiros.

A região mais conectada do país é o Sudeste, que concentra 49% dos que acessam a internet. O Nordeste possui 22% dos internautas do Brasil, seguido das regiões Sul (14%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%).

A pesquisa que os usuários de internet que estudaram até o ensino fundamental são minoria na rede (20%), mas maioria no país (45%). Já os que completaram ensino superior, apesar de serem a minoria, representam a maioria no acesso à internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (343.3 Kb)   docx (81.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com